quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Testemunhas-de-Jeová "Evangélicos" ?


Os Testemunhas de Jeová São Evangélicos?


NÃO!


A história dos Testemunhas de Jeová prova que eles são hereges.

No final do século 19, um homem chamado Charles Taze Russel iniciou a Sociedade Torre de Vigia cometendo vários escândalos, se divorciando da sua esposa que até colocou-o na justiça. Apesar dessas tristes seqüências de escândalos, maus testemunhos e ensinos claramente anti-bíblicos, muitos ingênuos deram crédito a essas pessoas. Isso se refletiu nos ensinos dos Testemunhas de Jeová:

 Os crentes genuínos, entretanto, crêem que as Sagradas Escrituras são o Velho e o Novo Testamento, a Palavra de Deus verbalmente inspirada, a autoridade final para a nossa fé e vida, sem erros, infalível e inspirada por Deus ( 2Tim. 3:16, 17; 2Pe. 1:20,21 Mat. 5:18)

NENHUMA OUTRA FONTE
tem a autoridade da Palavra de Deus, pois a Sua revelação já cessou COMPLETAMENTE. Em Judas 1:3 lemos que a fé foi dada aos santos. Isso significa que a inspiração já foi dada DE UMA VEZ POR TODAS, e não há mais NADA a ser adicionado! Quando esses falsos profetas iniciaram os seus "ministérios" com novas revelações, estavam, na verdade, caindo na desgraça predita em Gál 1:8: Seja ANÁTEMA!

As doutrinas dos Testemunhas de Jeová provam que ela é uma heresia .


Vejamos apenas alguns ensinos heréticos dos T.J.

"Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina" (Ef. 2:20 ACF).

Os Testemunhas de Jeová ensinam outro evangelho (pervertido) e não aquele da Bíblia.


O evangelho dos Testemunhas de Jeová são as OBRAS.

A Bíblia diz:

"Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; (vs. 3) ...que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, (vs. 4) E que foi sepultado e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras" (1Cor. 15:1-4 ACF).

"Assim como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema." (Gál. 1:9 ACF)

Os Testemunhas de Jeová ensinam que existem profetas modernos e revelações divinas atualizadas.


Os Testemunhas de Jeová produzem uma quantidade enorme de escritos que tem o mesmo valor que as Escrituras e são como revelações avançadas.

A Bíblia diz: "Havendo Deus, antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo."( Heb 1:1-2 ACF).

Encontramos em Deut. 18:20-22 o modo Bíblico para testar um profeta. Note que A PENA PARA UM FALSO PROFETA ERA A MORTE!

Os Testemunhas de Jeová ensinam que a salvação depende das obras ...


A Bíblia ensina que a salvação é através de Jesus Cristo SOMENTE:
"E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos" (Atos 4:10-12 ACF).

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; Não vem das obras, para que ninguém se glorie" (Ef. 2:8-9 ACF)

Os Testemunhas de Jeová ensinam que o perdido é aniquilado!

Se não existe uma condenação eterna, Jesus é Salvador de quê? De uma aniquilação? Nada disso! Veja por si próprio o que a Bíblia ensina claramente!

"E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo," (Heb. 9:27 ACF).

"E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta, e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre." (Apoc. 20:10 ACF)

Em Mat 25:41-46 , a Bíblia ensina claramente que o castigo do perdido é PARA SEMPRE. Se o céu é para sempre, também o é a perdição.


Os Testemunhas de Jeová ensinam que Jesus Cristo não é Deus!

Essa é a mais perversa heresia cometida pelos Testemunhas de Jeová! O caracteriza um crente é justamente a crença em Jesus Cristo como Deus. A Bíblia é muito clara sobre a divindade do Salvador!

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." (João 1:1 ACF)
"E o verbo se fez carne, e habitou entre nós..." (João 1:14 ACF).

"E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo..." (Ef. 3:9 ACF)

"E sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne..." (1Tim. 3:16 ACF)

"Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num...." (1João 5:7-8 ACF)

O ensino que nega a divindade de Jesus Cristo é o GNOSTICISMO, heresia rejeitada categoricamente pelas igrejas cristãs e ressuscitada pelos hereges UNITARIANOS, pais dos Testemunhas de Jeová.



CONCLUSÃO -

Os Testemunhas de Jeová, pela sua história vergonhosa e pelos seus ensinos heréticos se enquadram como uma falsa religião. Apesar de muitos serem pessoas honestas educadas e bons cidadãos, isso não tem nada a ver com os seus ensinos em matéria de fé, que são claramente contra a Palavra de Deus.

Os Testemunhas de Jeová ensinam que em 1890 todas as igrejas haviam se corrompido...menos, é claro, os russelitas.


Jesus Cristo disse: "...sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela..." (Mat. 16:18 ACF).

"Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo" (1Cor. 3:11 ACF).

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Os Vendedores de Satanás

"TESTEMUNHAS DE JEOVÁ OU VENDEDORES DE SATANÁS"


"A lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra jamais verão a alva," Isaías 8:20.


Escrevi esta mensagem, porque onde quer que esteja, e seja quem for, você cedo ou tarde será subtilmente atraído por pessoas que depois de muito perguntarem ou tiverem levantado interesse suficiente em você, anunciarão que são "Testemunhas de .Jeová". Mas não são. Elas são Vendedores da Serpente. Embaixadores do Diabo. Talvez você diga: "Mas senhor isto não é jeito de falar sobre as convicções religiosas de alguém". E eu respondo: "Minha primeira obrigação não é a bondade, e sim a verdade". Paulo disse com respeito aos falsos mestres: "Eu queria que fossem cortados," condenados à morte, Gálatas 5: 8-12. O Senhor Jesus também falou a respeito dos falsos mestres: "O fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós" Ele os chamou hipócritas, guias cegos e insensatos, Mateus. 23: 14-23.

As espadas destas cruzadas do erro estão pingando com o sangue dos ignorantes e descuidados. Você, seus filhos, e os filhos do seu vizinho são os alvos deles. Temos o direito de ignorá-los, dizendo: "Cada homem tem sua religião própria?" É claro que não! Eles são mais perigosos e fazem menos discriminação do que o cientista louco, que envenena a fonte d?água de uma cidade com uma bactéria mortal, mas que não se pode detectar. Por isso tratarei só de algumas de suas heresias básicas, mas mortais, e tentarei dar-lhe algumas instruções bíblicas, para que saiba como reagir, quando aparecerem. Sendo vítimas de seus próprios ardis destrutivos, darei maior espaço a verdade da Bíblia, do que a heresia das "Testemunhas de .Jeová", para que se possível, possa ajudar a iluminar a mente de qualquer "Testemunha de Jeová" que leia este folheto, porque desejo que elas também se salvem.

UMA APROXIMAÇÃO SATÂNICA.

Quando Satanás veio falar com Eva no jardim, ele fingiu que queria esclarecê-la quanto a uma oportunidade de ser tão sábia quanto Deus e ser também como Ele, Gênesis 3: 4-5. Mas o que Satanás queria realmente era difamar de Deus, Gênesis 3:5, e trazer a morte à raça humana, Gênesis 4:8 e todo o capítulo 5. Quando qualquer embaixador religioso hesita em se identificar, como Satanás fez no jardim, ou tenta dissimular o assunto que realmente deseja discutir, sua aproximação é satânica e sua religião por certo também o será.

AS "TESTEMUNHAS DE JEOVÁ" NEGAM A DIVINDADE DE CRISTO

Quero dizer com isto que elas negam que Jesus Cristo foi Deus Jeová, manifestado na carne. Elas dizem que Jesus foi um ser criado. Referem-se a Ele em João 1:1 em sua tradução ridiculamente desonesta e não erudita da Bíblia, "A Tradução do Novo Mundo", como "um deus". Note o "d" minúsculo.

O que a Bíblia diz a este respeito? Ela diz que Jesus, o Verbo encarnado, era Deus, João 1:1-3 e João 1:14. Em Apocalipse 1:7-8 e Apocalipse 22:13, Jesus é mostrado como possuidor do atributo da auto-existência eterna, e Isaías 4:14, 44:6 e 48:12 claramente ensinam que um atributo o qual pertence exclusivamente a Deus Jeová. Em Filipenses 2:9-11, a adoração que Paulo disse pertencer a Jesus Cristo era a mesma que Isaías 45:22-25 disse pertencer exclusivamente a Jeová. Muitos atos que Jeová do Velho Testamento declarou que faria, Cristo fez e declarou que Seus atos eram o cumprimento daquelas profecias. Compare Isaías 44:22-23, que declara Jeová como o redentor com Efésios 1:7, que declara que Jesus Cristo é o Redentor. Compare Isaías 54:17 que declara Jeová como nossa justiça com 1 Coríntios 1:30 o qual diz que Jesus Cristo é nossa justiça. Compare Isaías 43:11 que ensina que só Jeová é o Salvador do homem, com Tito 2:13 que diz tão claramente que Jesus Cristo é este Salvador. Colossenses 2:9-10 declara que "nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade" e que "estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade". As Testemunhas de Jeová negam isto. amigo, esta negação os torna não só "Cristãos extraviados" mas vendedores da serpente, embaixadores de Satanás, inimigos de Cristo e do Seu trabalho consumado na cruz.

AS "TESTEMUNHAS DE JEOVÁ" NEGAM A DOUTRINA DO INFERNO

Elas dizem que o inferno é a sepultura, e que os maus não vão literalmente para um fogo eterno onde sofrerão eternamente. Devo admitir que não posso culpá-los por desejarem que isto seja assim. Fiz o mesmo, quando era perdido. As Escrituras porém são o critério para a verdade e não a preferência humana. E o que a Bíblia ensina? Ela ensina que os maus irão para o inferno e todas as nações que se esquecem de Deus, Salmo 9:17. Se o inferno fosse só a sepultura como as "Testemunhas de Jeová" ensinam, como podia se fazer uma diferença entre os maus e os justos? Por que os justos também vão para a sepultura. As "Testemunhas de Jeová" enganam, com muita conversa ignorante sobre tradução, mostrando que o inferno traduzido de tais palavras como Seol no Velho Testamento e Hades, Tártarus e Gehenna no Novo Testamento. Muitos estudiosos da Bíblia sabem que isto é verdade. Lembre-se porém que Satanás nunca mente sem enrolar a mentira numa verdade. As "Testemunhas de .Jeová" dizem porém que estas palavras significam sepultura ou algum fogo temporário, mas nunca um castigo eterno. Este é o "destaque" do Diabo. É perto da verdade para que o incauto possa cair nela e ainda é 100% falsa.

Nem uma só vez é qualquer uma destas palavras traduzida como inferno, quando se refere a um sepulcro, um buraco no chão ou qualquer lugar de descanso do corpo físico, mas só quando se refere ao estado da morte. Havia sepulturas para os corpos na Bíblia, mas nem uma vez referidas pela palavra hebraica Seol ou a grega Hades. Por isso toda esta conversa "erudita" sobre tradução é só uma tela enfumaçada do Diabo, para desviar a atenção da doutrina bíblica do castigo eterno.

As "Testemunhas de Jeová" descrevem o inferno como alguma coisa da qual ninguém precisa ter medo. Mas tanto o inferno como o lago do fogo são exibidos nas Escrituras como algo ser temido grandemente. Apocalipse 20:14-15. É referido como tormento eterno. Apocalipse 14:11, Lucas 16:24 e Marcos 9:43-48. As "Testemunhas de Jeová" ou explicam isto sempre, ou o ignoram ou dizem que é uma destruição física muito rápida do mau. Mas nunca tentam ensinar qualquer verdade destas passagens, simplesmente as ignoram abandonando-as. Vamos ver o que Cristo ensinou sobre o inferno em Marcos 9:43-48.

As "Testemunhas de Jeová" obscurecem esta passagem apontando a palavra grega original, que é traduzida inferno aqui.

Isto não adianta nada. Chame a palavra trevo em vez de inferno se desejar, e ainda verá o que Jesus Cristo estava ensinando sobre o lugar desta passagem. Por favor, abra sua Bíblia em Marcos 9:43-48, e leia estes versículos com cuidado. (1) O inferno é o oposto da vida eterna, porque Jesus se refere constantemente a ele como a alternativa para a vida. É preciso que você veja que Jesus está falando sobre a vida eterna, pois se dirige a pessoas que têm vida temporária e diz-lhes que entrem na vida. (2) É fogo. Mais uma vez deve lembrar-lhe que mesmo que as "Testemunhas de Jeová" traduzam esta palavra trevo em vez de inferno, Cristo ainda nos assegura do intento de Seu ensinamento, dizendo constantemente que este lugar sobre o qual está falando é fogo. Só nestes cinco versículos Jesus se refere ao inferno com a palavra fogo seis vezes. (3) Este fogo é eterno. Ele lembrava às pessoas constantemente que este fogo não se apaga. Não há um jeito aqui na terra pelo qual você possa dar (e eu enfatizo) qualquer credibilidade à interpretação desta passagem feita pelas "Testemunhas de Jeová", sem acusar o Senhor de ter enganado propositadamente as pessoas em Seu ensinamento.

É claro que nada agradaria mais a Satanás do que persuadir o mundo a "comer, beber e divertir-se, porque amanhã morremos e não há castigo após disto". Ele tem enviado seus vendedores por todo o mundo e sua "cantada" é tão convincente à mente natural "que só a palavra de Deus corretamente manejada pode silenciar suas bocas vis".

AS "TESTEMUNHAS DE JEOVÁ" NEGAM A RESSURREIÇÃO CORPORAL DE JESUS CRISTO

Em nenhum lugar Satanás ataca tão vitalmente o Evangelho, quanto nesta mentira pela fé em Sua morte, sepultamento e ressurreição corporal, que é absolutamente vital para a salvação da alma. 1 Coríntios 15:14.

Se você perguntar .as "Testemunhas de Jeová", se elas crêem na ressurreição de Cristo, dirão que sim e provavelmente tentarão mudar de assunto. Se contudo você disser ressurreição corporal elas a negarão. Elas tentam estabelecer sua negação infernal com o mal uso de tais versículos como 1 Coríntios 15:50: "A carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus". Este versículo ensina, de fato, exatamente o oposto da interpretação delas. Onde quer que a Bíblia fale sobre a ressurreição de Cristo está sem exceção se referindo à Sua ressurreição corporal. (l) A palavra ressurgir significa levantar dos mortos. Quem é tão estúpido ou profano para dizer que o espírito de Jesus morreu e que assim Sua ressurreição podia ser possivelmente espiritual? O espírito de Jesus não morreu. Ele foi entregue nas mãos de Deus. Lucas 23:46. Jesus, em espírito, foi para o paraíso. Lucas 23:43. Sua ressurreição não podia ter sido espiritual, a menos que Sua morte fosse espiritual. (2) Onde quer que a ressurreição seja citada, o corpo de Jesus é o assunto. Em Mateus. 28 e Lucas 24, todos concordarão que o assunto é a ressurreição. Em Lucas 24:2 foi a ausência do corpo que deu a primeira idéia da realidade da ressurreição de Cristo. Em Lucas 24:4-5 os anjos disseram que o que as pessoas estavam procurando não estava ali, mas tinha ressuscitado. Eles estavam procurando o espírito de Jesus? Não! Procuravam obviamente Seu corpo. Em Lucas 24:16, os discípulos na estrada de Emaús tinham seus olhos "como que fechados" para que não reconhecessem Jesus. Era um corpo ou um espírito que seus olhos podiam ter visto e reconhecido? (3) O próprio Jesus disse que Sua ressurreição seria corporal, Lucas 24:39. Ele disse a Seus discípulos amedrontados "um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. E mostrou-lhes suas mãos e pés. Carne, mãos, pés e ossos são partes de um corpo ou de um espírito? Não só isto, mas Jesus pegou a comida e comeu na presença deles, para provar que não era "um espírito" e sim um corpo físico e palpável. Lucas 24:39. Deus não é autor de confusão.

A doutrina da ressurreição das "Testemunhas de Jeová" é exatamente igual a de Satanás. É de fato sua "cantada". Pergunte a uma delas o que aconteceu ao corpo de Jesus e veja como a resposta será quase igual à mentira que os soldados romanos foram pagos para dizer em Mateus 28:12-16.

Carne e sangue, 1 Coríntios 12:50, é um coletivo usado para se referir ao corpo natural, depravado e pecador. Nenhum estudioso da Bíblia crê que este corpo herdará o reino de Deus. A Bíblia ensina que esse novo corpo será de carne e osso, ressurrecto ou trasladado, vivificado e sustentado não por sangue, mas pelo Espírito de Deus.

OUTRAS DOUTRINAS QUE AS "TESTEMUNHAS DE JEOVÁ" NEGAM

Poderíamos facilmente continuar e estabelecer com igual certeza que as "Testemunhas de Jeová" promovem doutrinas igualmente satânicas e não de acordo com as Escrituras, no que se refere à volta de Cristo, à Trindade, ao Espírito Santo, à criação, ao sangue expiatório, à natureza do sangue humano, à Escritura, ao Céu, ao patriotismo, à salvação, etc., etc., etc. De fato com seus volumes e massas de panfletos tratam, ou como eu diria maltratam menos do que 7% da Bíblia inteira. Tente encontrar um versículo pelo versículo expositório de qualquer livro da Bíblia, escrita pelas "Testemunhas de .Jeová". Você não o encontrará.

O que você deve fazer quando aparecerem em sua porta?

2 João, versículos 7-11, tem a resposta para esta pergunta. João diz que aqueles que não confessam que Jesus Cristo veio em carne, são Anti-Cristos e que você não deve admiti-los em sua casa nem saudá-los quando sairem. Apesar das "Testemunhas de Jeová" não negarem diretamente que Jesus Cristo veio em carne, negam Sua divindade, e com isto Sua verdadeira identidade, e ainda Seu trabalho como" O Cristo". Portanto: não as deixe entrar em sua casa. Não converse com elas nem por um minuto. Não receba a literatura delas, pois seria melhor segurar uma cascavel entre os dentes. Insista na identidade completa de todos os embaixadores religiosos. Quando descobrir que são "Testemunhos de Jeová", ou de outro culto como este, simplesmente feche sua porta. Elas são vendedores de Satanás, e você não tem mais o que falar com elas do que Eva, quando conversou com a serpente no Jardim do Éden.
 
Blog patrickapologista2.blogspot.com

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Os Casos Greber e Thompson

 
Johannes Greber, ex-padre e espírita foi, por décadas, um padre católico até que, por volta dos 48 anos de idade, teve uma experiência mística que o impeliu na direção do espiritismo. Seu depoimento acha-se registrado em A Sentinela de 1/10/1956, p. 187, parágrafos 10 e 11:
Repare o leitor a riqueza de detalhes com que a Sociedade Torre de Vigia descreve a trajetória de Greber, deixando bem claro qual a fonte de 'inspiração' dele em sua tradução do Novo Testamento. Conforme vemos no cabeçalho desse artigo, C. T. Russell - em uma edição de 1879 de sua revista Zion´s Watch Tower - disse, "uma verdade apresentada por Satanás é tão verdadeira quanto uma verdade declarada por Deus... Aceite a verdade onde quer que a encontre...". Trata-se de uma concepção de 'verdade' bastante incomum para um cristão. Até porque as Escrituras contêm relatos sobre Satanás falando ocasionalmente a verdade, porém sempre distorcendo-a com propósitos nefastos. Por exemplo, Lucas 4: 10 mostra o diabo citando de forma verdadeira o Salmo 91: 12, de modo a desencaminhar Jesus Cristo. Talvez os sucessores de Russell tenham se inspirado na filosofia de seu mestre de uma forma inesperada.
Cerca de seis anos após ter seus dados biográficos publicados em A Sentinela, J. Greber voltaria a freqüentar a literatura das Testemunha de Jeová, dessa vez, não pejorativamente, mas como uma autoridade em grego - evocada para dar apoio à forma da Sociedade Torre de Vigia traduzir o texto bíblico de João 1:1 em sua versão das escrituras, a Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas (TNM), lançada na década de 50. Alvo de severas críticas por parte de muitos peritos em línguas mortas, seus editores puseram-se em busca de apoio para ela em tantas versões quanto possível, algumas vezes com o prejuízo da respeitabilidade das fontes escolhidas, no que diz respeito à sua erudição. A edição de 15/9/1962 de A Sentinela, p. 554 (em inglês), cita Greber como se ele fora um perito respeitável. Também nesse ano, a publicação A Palavra - Quem é Ela de acordo com João, p. 5, confirmaria este mesmo ponto de vista. Vejamos, agora, o que diz a publicação Certificai-vos de Todas as Coisas..., lançada em português em 1970 (1965, em inglês), p. 487:
No texto acima, a obra de Greber - The New Translation and Explanation - é citada como apoio para a TNM na controversa passagem do evangelho de João. Obviamente, a organização o citou por ele ser anti-trinitarista - uma postura em comum com as Testemunhas de Jeová - desconsiderando a fonte da qual Greber obtinha sua interpretação das escrituras. Esta não foi a última vez que a organização recorreu a ele. No livro Ajuda ao Entendimento da Bíblia, lançado em português em1983 (1971, em inglês), p. 1245, lemos:
"Uma tradução feita pelo ex-sacerdote católico romano, Johannes Greber (ed. 1937) traduz a segunda ocorrência da palavra 'deus' na sentença como 'um deus'."
A obra Ajuda... nada mais é do que a sucessora da publicação Certificai-vos..., agora na forma de um extensivo dicionário bíblico, como seu lançamento noticiado na mídia. Era de se esperar que seus editores tivessem revisado detidamente a publicação anterior, de modo a incluir novas referências e a checar as antigas. Em outras palavras, a obra mais recente propunha-se a ser, em todos os sentidos, o aprimoramento da primeira. Seria uma oportunidade para os editores redimirem-se de qualquer equívoco. Mas não foi assim - a referência a uma obra reconhecidamente 'psicografada', o Novo Testamento de Greber, permanecia em voga, remetendo-nos aos tempos em que a revista A Idade de Ouro - sob a supervisão de Clayton Woodworth - recomendava a leitura de Anjos e Mulheres. Entretanto a história ainda não havia terminado...
Em uma seção Perguntas dos Leitores de A Sentinela de 1/10/1983, p. 31, vemos uma interessante explicação:
"Por que, nos últimos anos, A Sentinela não tem feito uso da tradução feita pelo ex-sacerdote católico, Johannes Greber?
A justificativa acima poderia ser plausível, caso a própria organização não tivesse - como vimos - publicado, em 1956, o conteúdo do prefáácio da edição de 1937, onde Greber deixava claro que sua obra era 'psicografada'. Além disso, o primeiro uso da tradução dele distava apenas seis anos desde a primeira referência a ela, com as publicações de 1962, 1965 e 1971, tendo vigorado por cerca de duas décadas. Agora a organização menciona o prefácio da edição de 1980, como se jamais tivesse tido conhecimento daquela de 1937. Mas isso não foi tudo...
Em 20 de dezembro de 1980, a Sociedade Torre de Vigia enviou uma correspondência em papel timbrado, endereçada à Fundação Memorial Johannes Greber, confirmando o recebimento do Novo Testamento - edição de 1980 - e do livro Comunicação com o Mundo Espiritual de Deus, mencionado no artigo de 1956. Estranhamente, a mesma organização enviou a uma irmã de nome Helen McAllister - a qual havia solicitado o endereço da fundação acima mencionada - outra correspondência, datada de 21 de setembro de 1981, na qual afirma dispor apenas do endereço antigo, disponível na edição de 1937. Em 27 de setembro de 1982, outro leitor, Kurt Goedelman, enviou uma carta à organização expondo o caráter público e notório dos trabalhos mediúnicos de Greber, desde a década de 30, e confrontando a organização com o fato de ela fazer uso do Novo Testamento dele desde os anos 60. Nenhuma resposta chegou às suas mãos...
Recapitulemos os fatos até aqui:
Em 1956, a Sociedade Torre de Vigia lança uma matéria informando que o Novo Testamento de Greber - edição de 1937 - era uma obra 'psicografada', pois o autor era um médium espírita declarado.
Apenas seis anos mais tarde, em 1962, menciona sob luz favorável a obra dele - em A Sentinela e em um folheto - pois harmoniza-se com a tradução de João 1: 1 feita pelas Testemunhas de Jeová.
Em 1965, evoca novamente a mesma obra na publicação Certificai-vos... como apoio para a Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas .
Em 1971, mantém a referência à tradução de Greber na publicação revisada e melhorada, Ajuda ao Entendimento da Bíblia.
Em 1980, faz um pedido da última edição do Novo Testamento de Greber e de seu livro Comunicação com o Mundo Espiritual, confirmando seu recebimento em carta timbrada.
Em 1981, responde a uma leitora afirmando que não possui a edição mais recente, mas apenas a antiga - de 1937 - na qual consta o endereço antigo.
Em 1983, afirma em Perguntas dos Leitores que parou de utilizar a tradução de Greber após tomar conhecimento que a obra era 'psicografada', na edição de 1980 - a mesma que negou possuir na correspondência a Helen McAllister.
À base dos eventos acima descritos, podemos estabelecer as seguintes hipóteses:
Os redatores da Sociedade Torre de Vigia não são rigorosos na verificação das credenciais das fontes citadas, antes de usá-las em apoio de suas doutrinas. Isto põe em cheque a credibilidade de suas citações.
Os redatores sabem da origem objetável das citações, mas, mesmo assim, as publicam para dar crédito às suas doutrinas. Isto põe em cheque sua honestidade.
Os redatores faltam para com a verdade quando ela é danosa à reputação da organização. Isto seria parte da assim chamada "Estratégia Teocrática de Guerra" - mencionada em A Sentinela de 1/5/1957, p. 285 (em inglês) - um artifício que visa a confundir os 'opositores', ocultando-lhes a verdade.
Cremos que qualquer uma das três hipóteses acima depõe seriamente quanto à imagem moral daquela que sustenta ser "a única genuína organização cristã na atualidade". É claro, restaria ainda uma última hipótese, embora pouco provável - tudo não passaria de um engano, isto é, algum redator colocou por equívoco o nome de Johannes Greber na lista de referências sem consultar o artigo de 1956 - portanto, sem se assegurar de suas credenciais antes de publicar seu nome - e outros só copiaram a citação, repetindo o erro. Se isso for verdade, então cai por terra a tese - sustentada até hoje pela organização - de que tudo o que é publicado pela Sociedade Torre de Vigia é orientado pelo Espírito Santo e fornecido como 'alimento espiritual' puro e no 'tempo apropriado'. Insistir com essa teoria após tantas trapalhadas só resultaria em escárnio sobre o Espírito Santo, já que, sob 'orientação' dele, não se poderia chegar a erros crassos.
Em face das contínuas citações de Johannes Greber por parte da Sociedade Torre de Vigia, no tocante à tradução de João 1:1, achamos conveniente verificar se havia mais pontos em comum entre as doutrinas dele e aquelas divulgadas na era Rutherford, quando tanto Greber quanto o segundo presidente da Sociedade Torre de Vigia estavam em plena atividade. A doutrina de Greber acha-se registrada em seu livro Comunicação com o Mundo Espiritual (1932) e as de Rutherford , na literatura que ele publicou de 1917 a 1942. Os resultados são surpreendentes:
a) Ambos diziam receber instruções do mundo espiritual - Greber, dos 'espíritos bons' e Rutherford, dos 'anjos'.
b) Ambos ensinavam que Deus tem um corpo e, portanto, não é onipresente (A Idade de Ouro de 16/1/1924, p. 253).
c) Ambos ensinavam que Deus não é onisciente, delegando a criaturas celestiais a incumbência de observar e registrar ações e características humanas (Consolação de 23/3/1938, p. 4).
d) Ambos rejeitavam totalmente a doutrina da trindade (Riquezas, 1936, pp. 185, 188).
e) Ambos ensinavam que Cristo foi a primeira criação de Deus (A Harpa de Deus, 1921, p. 98).
f) Ambos ensinavam que os anjos Miguel e Lúcifer eram irmãos (A Sentinela de 1/3/1932, p. 76).
g) Ambos ensinavam que há salvação para demônios (A Idade de Ouro de 9/5/1923, p. 508 e 30/3/1932, p. 390).
h) Ambos ensinavam que Cristo não ressuscitou em seu corpo carnal, mas materializou-se e apareceu àqueles que o seguiam (A Harpa de Deus, 1921, pp. 166-168).
i) Ambos rejeitavam completamente a doutrina do inferno de fogo (Criação, 1927, p. 273).
j) Ambos defendiam a tese de que houve uma adulteração do texto de Mateus 27: 52,53 (A Idade de Ouro de 17/4/1929, p. 478)
k) Ambos ensinavam que as verdades de Cristo foram obscurecidas e seriam restauradas no devido tempo (A Idade de Ouro de 21/8/1929, pp. 761, 762).
Tantas similaridades entre os ensinos de Rutherford - os quais ele dizia provirem dos 'anjos' - e os ensinos de Greber - os quaiis ele dizia provirem de 'espíritos bons' - levaram alguns investigadores da história da Sociedade Torre de Vigia a estabelecer a tese de que ambos - e não apenas Greber - eram médiuns, afinal de contas, diversos de seus ensinos básicos eram idênticos e oriundos - de acordo com as declarações deles próprios - do plano espiritual. Estariam recebendo 'instruções' da mesma fonte?
O livro Anjos e Mulheres (1924) e o Novo Testamento de Johannes Greber (1937) não são as únicas obras 'psicografadas' que foram endossadas pelas Testemunhas de Jeová. Em uma publicação menos conhecida, a Tradução Interlinear do Reino (1985), pp. 1139 e 1140, outra 'autoridade' em grego é mencionada como fonte de apoio para a tradução de João 1:1. Trata-se de John S. Thompson. Uma consulta à obra dele, The Monotessaron, or The Gospel History, According to the Four Evangelists (1829), revela que toda sua inspiração provinha do mundo espiritual. Mais um incidente com o ocultismo...
Até que ponto a Sociedade Torre de Vigia tinha consciência da mediunidade deste segundo autor, pode-se apenas conjeturar. Todavia, fica bem evidente que, na sôfrega busca por apoio à sua forma bastante peculiar de traduzir certos textos bíblicos, a organização 'atropelou' as credenciais de suas fontes de apoio e acabou por 'atolar' várias vezes no 'pântano' do ocultismo, ao qual, paradoxalmente, se diz contrária em todos os sentidos. É como se o 'fantasma' de um passado distante teimasse em retornar...
[Resposta] ...como indicado no prefácio da edição de 1980 de 'O Novo Testamento' de Johannes Greber, este tradutor confiou no 'Mundo Espiritual de Deus' para... traduzir passagens difíceis... 'A Sentinela' julgou impróprio fazer uso de uma tradução que tem tal vínculo estreito com o espiritismo."

"Diz Johannes Greber no prólogo da sua tradução do Novo Testamento, direitos autorais de 1937: 'Eu mesmo fui sacerdote católico, e até os quarenta e oito anos de idade nem mesmo tinha crido na possibilidade da comunicação com o mundo dos espíritos de Deus. Veio, porém, o dia em que dei voluntariamente o primeiro passo para tal comunicação, e tive a experiência de coisas que me abalaram até as profundezas de minha alma... Minhas experiências estão relatadas num livro... A Comunicação com o Mundo Espiritual: Suas Leis e Finalidades'... No prefácio do seu livro... Greber disse: 'O mais destacado livro espírita é a Bíblia.' Sob essa impressão, Greber esforça-se para fazer que sua tradução do Novo Testamento soe bem espírita... É bem claro que os espíritos nos quais o ex-padre Greber crê lhe ajudaram na sua tradução."

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

STV Ataca Intelectuais

O Ataque aos Intelectuais

M. James Penton

Junto com tais atitudes negativas em relação à 'juventude rebelde', modos populares de se vestir e de se apresentar, as Testemunhas de Jeová também adoptaram uma opinião desfavorável sobre todos aqueles dentre as suas fileiras que tivessem tendência para simpatizar com pontos de vista mais liberais em assuntos culturais e espirituais. Por vezes elas também se tornaram anti-intelectuais, de forma franca e chocante. Num artigo escrito por um missionário da Torre de Vigia em Hong Kong, a Awake! [Despertai!] de 8 de Setembro de 1968 disse:
Pode dizer-se que aqueles que pertencem às classes profissionais são bons exemplos dos frutos da 'educação superior'. Eles formam uma espécie de aristocracia do saber. Frequentemente são orgulhosos, alheios às necessidades das pessoas menos afortunadas, têm as suas próprias opiniões, são competitivos, independentes, e sem consideração pelos outros. Eles têm a ímpia teoria da evolução profundamente assimilada. Na opinião deles, as pessoas educadas, treinadas nas universidades e colleges, são a única esperança do progresso.
Por exemplo, quem substituiu o bom ensino moral da Bíblia pelas suas filosofias humanas? Não foram os clérigos profissionais? E quem são aqueles que hoje insistem em proceder a seu modo e menosprezam abertamente a autoridade da Palavra de Deus no assunto da santidade do sangue? Não são os médicos profissionais? Políticos, advogados, educadores, a maioria deles sem qualquer fé real na existência de Deus, não são eles o produto final da 'educação superior'?
Nesse mesmo artigo, outras pessoas com educação superior -- clérigos, professores, estudantes universitários -- foram culpados pelas 'demonstrações de violência, protestos e outras actividades sem controlo legal'. A revista Awake! [Despertai!] declarou: 'Certamente são aqueles homens com todas as vantagens da sua "educação superior" que inescrupulosamente usam os seus talentos para fazer avançar os seus planos de enriquecimento rápido à custa do homem da rua!'
Naturalmente, com tal 'alimento espiritual' vindo do 'escravo fiel e discreto', os estudantes universitários estavam sob uma tremenda pressão social para desistirem dos seus estudos, e pessoas jovens que se formavam na escola secundária eram igualmente confrontadas com uma grande pressão para não ingressarem em instituições de ensino superior. Ainda assim alguns fizeram-no e podiam apontar para o facto de a sociedade não ter estabelecido uma proibição absoluta sobre a universidade ou os estudos superiores. Contudo, quando a sociedade começou a apertar o seu controlo sobre a comunidade das Testemunhas, depois do falhanço de 1975, ela começou a fazer uma campanha silenciosa, talvez não intencional, contra muitas pessoas dentre as suas próprias fileiras que tinham educação superior. Estudantes universitários eram severamente criticados por tentarem construir carreiras 'neste velho mundo moribundo', e pessoas profissionais muitas vezes viram-se numa situação de desfavor perante superintendentes de circuito e de distrito.
Parte disto resultou de medo das ideias e actividades de indivíduos de mentalidade mais liberal, que tinham alguma proeminência na comunidade das Testemunhas devido à sua educação e ocupações seculares. Apesar das atitudes hostis, ou ambivalentes, na melhor das hipóteses, da sociedade em relação à educação superior, muitas Testemunhas comuns respeitavam os poucos médicos, advogados, dentistas, professores, farmacêuticos e cientistas que existiam nas suas congregações. Afinal, estas pessoas muitas vezes davam prestígio à religião e podia contar-se com elas para ajudar Testemunhas com menos instrução em vários problemas pessoais. Mas como muitas vezes eles eram os que criticavam mais abertamente o conservadorismo religioso que era prevalecente entre as Testemunhas de Jeová em todo o lado, eram frequentemente os alvos de severo criticismo pessoal vindo de anciãos intolerantes e de superintendentes de circuito. Além disso, eram por vezes vítimas do anti-intelectualismo e da inveja pessoal de alguns funcionários proeminentes da Torre de Vigia.
O ponto a que isto chegou é revelado no facto de mesmo apologistas da sociedade e das Testemunhas de Jeová terem sido atacados pelos seus esforços. Durante anos a sociedade tinha tomado uma atitude muito negativa em relação a praticamente todas as pessoas que queriam estudar as Testemunhas em profundidade. Quando, em 1943, Herbert Stroup procurou a assistência de N. H. Knorr para conseguir que Testemunhas individuais preenchessem questionários que ele tinha preparado para um estudo sociológico do movimento, Knorr respondeu: '[a] Sociedade não tem o tempo, nem tomará o tempo necessário para ajudá-lo na sua publicação acerca das Testemunhas de Jeová.'  Conforme observado anteriormente, William Cumberland teve o mesmo tipo de experiência na década de 1950. Com o passar dos anos, os líderes da Torre de Vigia começaram a ver algum valor em citar as obras de peritos, desde que estes tivessem coisas positivas a dizer sobre as Testemunhas.  Ainda assim, eles continuaram muito desconfiados de estudantes do movimento. Mesmo a Testemunha Marley Cole, que tinha publicado uma história 'aprovada', Jehovah's Witnesses: The New World Society [Testemunhas de Jeová: A Sociedade do Novo Mundo], sob apertada supervisão da Torre de Vigia,  tornou-se um tanto impopular junto de alguns funcionários da sociedade quando publicou independentemente um segundo livro (muito melhor) sobre as Testemunhas, intitulado Triumphant Kingdom [Reino Triunfante].  Contudo, Cole não ficou sob a censura severa que outros escritores Testemunhas experimentaram no fim da década de 1970 e princípios da década de 1980.
Por exemplo, quando Victor Blackwell escreveu O'er the Ramparts They Watched [Sobre os Muros Eles Observavam] um relato de casos em tribunal envolvendo Testemunhas nos Estados Unidos, ele tornou-se muito popular entre muitos dos seus irmãos. Mas o mesmo não aconteceu em relação ao corpo governante. Embora Blackwell defendesse já há muito tempo Testemunhas em tribunal praticamente de graça, ensinasse em Gileade e tivesse escrito para a Sociedade, foi acusado de tentar 'exaltar a si mesmo'. Brooklyn desencorajou Testemunhas de assistirem a reuniões públicas nas quais ele era convidado para falar; ele foi removido como ancião e chegou quase a ser desassociado.
Blackwell recebeu um tratamento melhor que uma Testemunha sueca, Ditlieb Felderer. Felderer fez extensas pesquisas e elaborou um manuscrito com uma história das Testemunhas de Jeová que, em particular, lançava uma luz muito boa sobre o Pastor Russell. Porém, quando ele a apresentou a Brooklyn, foi tratado com o que achou ser uma descortesia extrema e afastou-se. Mais tarde foi desassociado.
Tudo isto se enquadra na política da sociedade de desencorajar Testemunhas individuais de publicarem qualquer coisa relacionada com a sua fé. A atitude declarada da maioria dos altos funcionários da Torre de Vigia e do corpo governante em particular era que se algo precisava de ser publicado, a sociedade faria isso. Testemunhas que trabalhavam independentemente estavam assim em grave perigo de serem acusadas de 'tentar exaltar a si mesmas', tentar 'correr adiante da organização de Deus', ou tentar 'ganhar dinheiro' à custa dos irmãos. Assim, apesar de serem uma comunidade religiosa tão grande, as Testemunhas de Jeová produziram muito poucas pessoas para falar independentemente em seu favor durante a década de 1960 e início da década de 1970. Depois de 1976 tornou-se praticamente impossível escrever como investigador e Testemunha de Jeová sem correr o risco de ser 'disciplinado' pela Sociedade Torre de Vigia ou algum dos seus agentes.
Embora a política da Sociedade de desencorajar pesquisa e publicação independente tenha sem dúvida sido causada por uma atitude de arrogância espiritual, havia outros factores envolvidos. Ao longo dos anos os líderes da Torre de Vigia tinham criado uma história idealizada do movimento dos Estudantes da Bíblia/Testemunhas através da distorção e supressão de muitos factos históricos embaraçosos. Embora o Pastor Russell acreditasse que 1914 marcaria o fim do mundo então existente, hoje a Sociedade Torre de Vigia faz parecer que ele predisse que esse ano seria o início dos 'últimos dias'. Durante o fim da década de 1920 e início da década de 1930, a sociedade deixou de publicar estatísticas sobre a assistência ao memorial, sem dúvida porque essas estatísticas teriam demonstrado a quantidade de pessoas que nesse tempo estavam a abandonar o movimento. Jehovah's Witnesses in the Divine Purpose [As Testemunhas de Jeová no Propósito Divino] e o livro de Alexander H. Macmillan intitulado Faith on the March [Fé em Marcha] apresentaram história falsificada, em particular no que respeita ao cisma da Torre de Vigia de 1917. Tal como tinha feito durante décadas, a sociedade continuou a esconder os seus fracassos proféticos passados como se nunca tivessem existido. Por isso, as Testemunhas de Jeová comuns estavam quase totalmente na ignorância destes factos e a sociedade não tinha qualquer desejo de os esclarecer. Assim, a sociedade fez o que pôde para proibir a pesquisa independente feita por Testemunhas. Ainda assim, durante a década de 1970 vários profissionais, académicos e estudiosos autodidactas das Testemunhas começaram a investigar a história, as doutrinas e as práticas das Testemunhas, com consequências altamente negativas para a estrutura de poder da Torre de Vigia.
Em primeiro lugar, no início da década de 1970, Chris Christenson, de Vancouver, Colúmbia Britânica, começou a questionar a autoridade do corpo governante quanto às práticas de desassociação das Testemunhas. Consequentemente, Christenson, que tinha contribuído com matéria de pesquisa para o estudo alegórico e tipológico de Ezequiel feito pela sociedade no livro 'As Nações Terão de Saber que Eu Sou Jeová' -- Como?, envolveu-se numa campanha para reformar as Testemunhas de Jeová a partir de dentro. Durante um certo período de tempo, ele censurou abertamente o corpo governante por causa de muitas das suas práticas, escreveu um ensaio muito extenso acerca da desassociação e, junto com várias Testemunhas anónimas, pôs em circulação milhares de cópias de um documento conhecido como 'The Pronouncements' ['Os Pronunciamentos'], que questionava muitos ensinos das Testemunhas. Como seria de esperar, estas actividades levaram à sua desassociação em 1972,  mas as actividades dele tiveram um impacto pequeno embora significativo tanto no Canadá como nos Estados Unidos.
Na parte do meio-oeste dos Estados Unidos, o Dr. Randy Wysong, um veterinário, instrutor num college e estudioso criacionista, suscitou sinceramente junto de co-anciãos uma série de perguntas baseadas nos 'Pronunciamentos' e foi vítima de uma campanha de rumores entre os seus companheiros Testemunhas. Posteriormente Wysong foi removido do cargo de ancião e, quando apelou para Brooklyn, a sociedade recusou-se a responder às cartas dele. Algum tempo depois, ele e a sua família renunciaram à religião das Testemunhas de Jeová com grande ressentimento.
Noutro caso, Carl Olof Jonsson, uma Testemunha sueca bem instruída, ficou preocupado com a exactidão da 'cronologia bíblica' da sociedade, que é usada para 'provar' que os Tempos dos Gentios cobrem um período de 2.520 anos desde 607 AC até AD 1914. Em resultado disso, Jonsson iniciou um estudo cuidadoso sobre a cronologia do Médio-Oriente da antiguidade, remontando ao oitavo século AC e descobriu que a afirmação da sociedade segundo a qual Jerusalém caiu perante Nabucodonosor da Babilónia em 607 AC é histórica, arqueológica e astronomicamente indefensável. Depois ele preparou cuidadosamente um documento dactilografado sobre as suas descobertas, em inglês, intitulado 'The Gentile Times Reconsidered' ['Os Tempos dos Gentios Reconsiderados'] e, em 1977, submeteu-o lealmente a Brooklyn para análise e comentário.
A princípio a sociedade indicou que examinaria e avaliaria o documento de Jonsson. Mas pouco tempo depois a sociedade começou uma campanha de insinuações contra ele, que teve eco na Sentinela. Em resultado disso, ele sentiu-se compelido a renunciar ao cargo de ancião e em Julho de 1982 foi desassociado como sendo desleal à sociedade. A história dele foi contada na imprensa sueca.
É claro que Jonsson foi encarado pela sociedade como sendo muito perigoso. Se o manuscrito dele se tornasse conhecido em larga escala entre as Testemunhas de Jeová, não apenas a cronologia da Torre de Vigia teria de ser abandonada ou pelo menos sofrer uma grande revisão mas, igualmente importante, a própria base da autoridade do corpo governante como superintendente espiritual colectivo das Testemunhas de Jeová seria destruída.
Este facto depressa se tornou óbvio. Embora Jonsson se tivesse aproximado da sociedade enquanto investigador em vez de reformista, ele tinha posto em circulação algumas cópias de 'The Gentile Times Reconsidered' ['Os Tempos dos Gentios Reconsiderados'] junto de certos amigos intelectuais, Testemunhas. Infelizmente para a Sociedade Torre de Vigia, algumas destas cópias foram fotocopiadas e enviadas para lugares tão longínquos como a América do Sul, Austrália e Canadá. E nestes dois últimos lugares as descobertas de Jonsson tiveram consequências. Na Austrália, por exemplo, várias Testemunhas que estavam a questionar a cronologia da sociedade ficaram fortalecidas nas suas dúvidas ao lerem 'The Gentile Times Reconsidered' ['Os Tempos dos Gentios Reconsiderados']. Mais tarde, algumas delas saíram das Testemunhas de Jeová para se tornarem Adventistas do Sétimo Dia.  No Canadá, os resultados não foram tão rápidos, mas o documento de Jonsson também foi um factor significativo em surtos de dissidência por todo o país no início da década de 1980.
É pois evidente que a sociedade tinha motivos de sobra para recear as actividades de investigadores Testemunhas. Os líderes das Testemunhas estavam a ser postos ao corrente do facto de muitos dos seus ensinos fundamentais não poderem suportar um rigoroso escrutínio histórico e científico. No entanto, no seu zelo de suprimir praticamente todos os questionamentos entre os fiéis das Testemunhas, a sociedade sem dúvida foi demasiado longe. Ao tentarem parar os questionamentos e estudos independentes, os líderes das Testemunhas muitas vezes alienavam homens e mulheres hábeis a tal ponto que em alguns casos eles deixaram o movimento e começaram a opor-se-lhe abertamente ou começaram a desenvolver às ocultas actividades contra a autoridade da sociedade a partir de dentro da comunidade das Testemunhas. Porém, os líderes da sociedade pareciam desconhecer completamente a gravidade da situação e, no seu desejo de pôr termo a qualquer tipo de franqueza na expressão de opiniões ou independência mental, começaram a reprimir alguns dos seus apoiantes profissionais mais leais. Até mesmo W. Glen How, que fora nomeado conselheiro da Rainha devido ao seu notável registo de defesa das Testemunhas nos tribunais canadianos, foi em certo momento removido do cargo de ancião. Ele admitiu que se não se tivesse mudado de uma congregação para outra, teria sido desassociado 'absolutamente sem qualquer razão que justificasse isso'.
Naturalmente, esta supressão dos intelectuais tendia a reduzir o número de académicos e profissionais altamente treinados entre as Testemunhas de Jeová e, ao mesmo tempo, tornou mais difícil às Testemunhas converter novos membros entre as pessoas mais instruídas. Comentando esta situação, Havor Montague observa:
Muito poucas pessoas inteligentes ou com instrução se juntam às Testemunhas, e as poucas que se envolvem com as Testemunhas não ficam na organização. É difícil uma pessoa activa, inteligente e conhecedora dos factos continuar como Testemunha -- não porque as suas crenças sejam infundadas, mas porque a hierarquia da Torre de Vigia tem tendência a querer controlar a estrutura de crença dos seus membros mesmo em áreas insignificantes. Mesmo uma Testemunha que tente ser um apologista da sociedade não é tolerado. A hierarquia autoritária da Torre de Vigia proíbe a publicação de obras religiosas entre os membros e até desencoraja a maioria das investigações e discussões teológicas. As Testemunhas de Jeová são constantemente encorajadas a não 'correrem adiante da Sociedade', como se isso fosse possível segundo os próprios ensinos da Sociedade. Muitas Testemunhas, através da sua pesquisa bíblica independente, anteciparam mudanças importantes que a Sociedade mais tarde introduziu. Até esse tempo, aqueles que tiveram a audácia de mencionar os resultados da sua própria pesquisa têm sido muitas vezes severamente reprimidos, mesmo que a Sociedade possa mais tarde confirmar os resultados da sua pesquisa.
Uma Testemunha proeminente também declarou: 'Uma das coisas que me incomoda mais na Sociedade é a atitude incrivelmente arrogante dos que estão em Betel -- recusam-se a ouvir, recusam-se a raciocinar ou a dar crédito ao facto de os membros individuais terem uma mente [...] De facto, praticamente todas as pessoas que conheço e que são razoavelmente bem instruídas saíram das Testemunhas, apesar de existirem alguns membros brilhantes que, em certa altura, pertenciam ao movimento.'

domingo, 26 de dezembro de 2010

Mito do "Escravo Fiel e Discreto".


Mito do "Escravo Fiel e Discreto"

B. J. Kotwall

Estes versículos da parábola de Jesus são usados pela Sociedade Torre de Vigia com mais freqüência do que quaisquer outros, para manter um controle apertado sobre as Testemunhas de Jeová:
"Quem é realmente o escravo fiel e discreto a quem o seu amo designou sobre os seus domésticos, para dar-lhes o seu alimento no tempo apropriado? Feliz aquele escravo, se o seu amo, ao chegar, o achar fazendo assim! Deveras, eu vos digo: Ele o designará sobre todos os seus bens." (Mateus 24:45-47)
É nossa intenção mostrar neste artigo que a Sociedade Torre de Vigia tem usado estes versículos da parábola para extrair deles um sentido profético incorreto e completamente injustificado. (A Sentinela, 1.º de setembro de 1981, p. 24; The Watchtower, 15 de julho de 1960, p. 462; Aproximou-se o Reino de Deus de Mil Anos, 1975, p. 350)

O "Escravo" era todo o corpo de Cristo

Até 1895, a Sociedade Torre de Vigia ensinou que o "Escravo" era todo o corpo de Cristo. (Zion's Watch Tower, novembro de 1881, p. 291; janeiro de 1890, p. 1171; 1.º de abril de 1895, p. 1797).

Charles Taze Russell era o "Escravo"!

Mas em breve, em 1896, eles mudaram de idéias e um indivíduo, Charles T. Russell, foi escolhido como "Escravo". Acontecia que Russell também era quem mandava na Sociedade Torre de Vigia.
Comentadores bíblicos, fora da Sociedade Torre de Vigia, entendem esta passagem como uma parábola, que Jesus deu para encorajar cada um dos seus seguidores individuais a ser um servo fiel e sábio, em vez de um escravo mau. Jesus não estava dando aqui uma profecia como a Sociedade Torre de Vigia defende. Em apoio disso, Jesus continuou, dizendo nos versículos seguintes:
 "Mas, se é que aquele escravo mau disser no seu coração: 'Meu amo demora',  e principiar a espancar os seus co-escravos, e a comer e beber com os beberrões inveterados, o amo daquele escravo virá num dia em que não espera e numa hora que não sabe,  e o punirá com a maior severidade e lhe determinará a sua parte com os hipócritas. Ali é onde haverá o [seu] choro e o ranger de [seus] dentes." (Mateus 24:48-51)
Porém, Russell converteu esta admoestação numa designação pessoal dele próprio como o "Escravo Fiel e Sábio" - o porta-voz de Deus para a Humanidade! Entre 1896 e 1927, a Sociedade Torre de Vigia ensinou que Russell era aquele Servo (ou Escravo). (Zion's Watch Tower, 1.º de março de 1896, p. 1946; Studies in the Scriptures, vol. 1, edições de 1924-1927, p. 7; vol. 4, p. 613; vol. 7, p. 3, 5, 418, 422; The Watch Tower, 1.º de março de 1917, p. 6049; Harp of God, 1921, p. 229).

De repente, Russell não era mais o "Escravo"!

Rutherford, o segundo presidente da Sociedade Torre de Vigia, mudou essa crença em 1927 e afirmou que a designação do escravo aplicava-se, não a um indivíduo - Russell - mas sim à organização Sociedade Torre de Vigia. Foi também publicitado falsamente que Russell nunca afirmara ser esse "Escravo" (The Watch Tower, 15 de fevereiro de 1927, p. 56; Aproximou-se o Reino de Deus de Mil Anos, 1975, p. 346). No entanto, como os críticos expuseram esta mentira da Sociedade Torre de Vigia, eles fizeram uma admissão parcial no seu último livro de história, Testemunhas de Jeová -- Proclamadores do Reino de Deus (1993), dizendo: "O conceito que ela [a esposa de Russell] expressara sobre a identidade do 'servo fiel' chegou a ser sustentado de modo geral pelos Estudantes da Bíblia por uns 30 anos." (p. 143). O livro na mesma página também lança as culpas sobre a esposa de Russell, Maria, por ter ensinado que Russell era aquele "Servo". Os escritores do livro Proclamadores estão a fingir que desconhecem a Watch Tower de 1.º de março de 1917, p. 6049, que diz muito claramente que "a Watch Tower [Torre de Vigia] proclama sem hesitações o irmão Russell como 'aquele servo fiel e sábio'".

E agora? O "Escravo" tem mais de 1800 anos de idade!

A Sociedade Torre de Vigia também ensina, sem qualquer apoio, que o "Escravo" representa a congregação cristã desde o seu começo em 33 A.D. até agora:
"As Testemunhas de Jeová crêem que esta parábola se refere à única congregação verdadeira dos seguidores ungidos de Jesus Cristo. A partir de Pentecostes de 33 E.C. e continuando durante os 19 séculos desde então, esta congregação semelhante a um escravo tem alimentado espiritualmente os seus membros, fazendo isso com fidelidade e discrição." (A Sentinela, 1.º de setembro de 1981, p. 24)
E ainda:
"Desde Pentecostes de 33 A.D., até esta hora presente, esta ("alimentação") tem sido realizada amorosa e cuidadosamente. Sim, e estes "domésticos" têm sido alimentados com comida espiritual progressiva que os mantém a par com a "luz clara que clareia mais e mais até o dia estar firmemente estabelecido."" (The Watch Tower, 15 de julho de 1960, p. 435)
Portanto, a bem nutrida congregação cristã ("Escravo"), como afirma a Sociedade Torre de Vigia, tinha mais de 1800 anos de idade quando Russell apareceu em cena em meados da década de 1870. Esta afirmação é um completo disparate (bota disparate nisso!), sem qualquer prova ou justificação. Porque, se era mesmo verdade que havia um "Escravo" operando durante mais de 1800 anos, não teria havido necessidade de Russell "reviver as grandes verdades ensinadas por Jesus e pelos apóstolos" (Jehovah's Witnesses in the Divine Purpose, 1959, p. 17). A Sociedade Torre de Vigia não consegue dizer onde estava essa congregação com 1800 anos de idade! Russell certamente não procurou essa congregação inexistente, nem essa mítica congregação procurou Russell! De fato, Russell nunca se voltou para qualquer organização terrestre. Ele agiu independentemente e por conta própria. Russell e os seus associados eram na realidade contra as organizações terrestres. Russell afirmou que:
"Nós não pertencemos a NENHUMA organização terrestre [...] Todos os santos que vivem agora, ou que viveram durante esta era, pertenceram à ORGANIZAÇÃO DA NOSSA IGREJA; tais são todos UMA Igreja, e não existe NENHUMA OUTRA reconhecida pelo Senhor. Por essa razão, qualquer organização terrestre que interfira de algum modo com esta união de santos é contrária aos ensinos das Escrituras e oposta à vontade do Senhor". (Zion's Watch Tower, fevereiro de 1884, p. 2)

O "Escravo", coitado,  estava espiritualmente impuro!

Consideremos agora a afirmação da Sociedade Torre de Vigia, de que Cristo voltou invisivelmente em 1914 e em 1919 fez um julgamento no templo que resultou na seleção da Sociedade Torre de Vigia em detrimento de todas as outras igrejas! Jesus realizou isto apesar do fato de saber que a Sociedade Torre de Vigia estava espiritualmente impura nesse mesmo tempo!
"As Escrituras descrevem-nos como tendo vestes impuras devido à sua longa associação com a apostasia cristã [...]  Eles tinham muitas práticas, características e crenças similares às seitas da cristandade semelhantes a joio." (The Watchtower, 15 de julho de 1960, pp. 435-436)

O "Escravo" serviu alimento contaminado!

Outro critério para a seleção da Sociedade Torre de Vigia foi este: "A questão era servir alimento, a espécie correta de alimento no tempo apropriado. Tinha de ser sobre isso que o retornado amo precisava fazer uma decisão." (Aproximou-se o Reino de Deus de Mil Anos, 1975, p. 350)
Mas observamos que "a espécie correta de alimento" servido pela Sociedade Torre de Vigia nesse tempo consistia, entre outras coisas, nisto.
  • O ensino de que o tempo do fim tinha começado em 1799.
  • Cristo voltou de forma invisível em 1874.
  • O mundo será destruído em 1914.
  • As pirâmides são Testemunhas de Deus - uma "Bíblia" em pedra.
  • Rutherford tinha começado a pregar nos seus discursos que o mundo acabaria em 1925. Mais tarde, em 1925, ele publicou um livro sobre o mesmo assunto.
  • Foi publicado em 1917 o livro The Finished Mystery (O Mistério Consumado). O livro continha a matéria mais disparatada que a Sociedade Torre de Vigia alguma vez publicou num único livro.
Pedem-nos que acreditemos que apesar destas aberrações da Sociedade Torre de Vigia nesse tempo, Jesus decidiu escolher a Sociedade Torre de Vigia acima de todas as outras seitas! E é claro que a designação foi confirmada por Jesus e transmitida à Sociedade Torre de Vigia - tudo invisível também! Quanto à necessidade de a Sociedade Torre de Vigia estar servindo alimento que era claramente superior às outras seitas cristãs [para poder ser escolhida por Jesus], vejam-se as próprias admissões da Sociedade Torre de Vigia, citadas acima, na The Watchtower, 15 de julho de 1960, pp. 435-436 e Aproximou-se o Reino de Deus de Mil Anos, 1975, p. 350.

Mais de 99% dos "Escravos" não fornecem qualquer alimento!

Outro ponto importante é que o "escravo fiel e discreto" supostamente é constituído por todo o restante dos 144.000, que atualmente são 8.661 (coitada do resto da humanidade!), segundo a última contagem efetuada pela Sociedade Torre de Vigia [A Sentinela, 1.º de janeiro de 2001]. Estes "ungidos" do restante estão espalhados por todo o mundo. É suposto que este "escravo" composto de 8.661 pessoas ungidas partilhe na distribuição de alimento conforme diz a parábola, e como corpo coletivo eles foram TODOS designados sobre os domésticos do amo. (Unidos na Adoração do Único Deus Verdadeiro, 1983, p. 119; Aproximou-se o Reino de Deus de Mil Anos, 1975, pp. 342-343; A Sentinela, 1.º de setembro de 1981, p. 24). É uma charada completa dizer que estes 8.661 "ungidos" do restante, que estão distribuídos à volta do mundo, fazem qualquer tipo de preparação e distribuição do alimento espiritual apresentado às Testemunhas de Jeová pela Sociedade Torre de Vigia. Raymond Franz, ex-membro do Corpo Governante da Sociedade Torre de Vigia, no seu livro In Search of Christian Freedom (Em Busca de Liberdade Cristã, 1991) refere-se a este assunto, dizendo:
"Essa é provavelmente a ficção mais óbvia que podemos encontrar em todo o conjunto de explicações sobre as Escrituras publicadas pela organização. O fato é que nem sequer 1% do número de 'ungidos' tem a mínima parte em determinar o que as Testemunhas de Jeová recebem sob a forma de material bíblico ou na elaboração de políticas ou na direção das atividades dessas pessoas [...]  A esmagadora maioria dos artigos publicados na revista A Sentinela foram escritos por pessoas que não pertencem à 'classe ungida'." (p. 154)

Cronologicamente, o "Escravo" não existe!

Outro ponto importante é que a data 1914 para a chegada de Jesus é baseada numa cronologia da Sociedade Torre de Vigia que é inquestionavelmente falsa. A data 607 A.C. para a destruição de Jerusalém, que eles usam como base para os seus cálculos, tem contra si uma quantidade de evidência muito forte e simplesmente não tem qualquer apoio fora da Sociedade Torre de Vigia. O fato de o conceito da identificação do "Escravo" se basear em cálculos cronológicos falsos obviamente demonstra que o "Escravo" não tem "existência" justificada. Carl Olof Jonsson, no seu livro The Gentile Times Reconsidered (Os Tempos dos Gentios Reconsiderados, 1998), recorrendo a argumentos irrefutáveis e muito sólidos, demonstra que é falsa a posição da Sociedade Torre de Vigia quanto à data 1914 e quanto ao mito subsequente do "Escravo".
Em conclusão, gostaríamos de declarar que a história do "escravo fiel e discreto" é uma fábula falsificada feita por homens. Este "Escravo" merece o completo desprezo e rejeição de todas as pessoas racionais.

Consideramos várias razões que provam que "o escravo fiel e discreto" é um produto da imaginação da Sociedade Torre de Vigia. Eis um resumo destas razões.
  • A Sociedade Torre de Vigia nem sequer tem certeza sobre o que deseja publicar sobre a entidade do "Escravo". Até 1896, a Sociedade Torre de Vigia especulou que o "Escravo" era uma organização (o inteiro corpo de Cristo). Entre 1896 e 1927 (11 anos depois da morte de Russell) a Sociedade Torre de Vigia defendeu que o "Escravo" era um indivíduo" - Russell.  Depois de 1927 a Sociedade Torre de Vigia novamente conjeturou que o "Escravo" era uma organização.
  • A Sociedade Torre de Vigia considerava que o "Escravo" teve uma existência durante cerca de 1800 anos, desde Pentecostes. Não foi apresentada qualquer justificação ou prova para isso - apenas se afirmou tal coisa. Isto foi, mais uma vez, uma especulação crassa.
  • Apesar do fato de o "Escravo" estar espiritualmente impuro e estar servindo alimento "contaminado", espera-se que acreditemos que Jesus selecionou a Sociedade Torre de Vigia como "Escravo" dentre todas as outras seitas cristãs. Cristo alegadamente fez isso apesar do fato de a Sociedade Torre de Vigia estar ainda espiritualmente impura e servindo "alimento" contaminado no exato momento em que estava sendo feita a sua designação por Jesus! Tudo isto foi admitido pela Sociedade Torre de Vigia nas suas próprias publicações, conforme foi mostrado acima.
  • O "Escravo", que supostamente é composto por todo o restante dos 144.000, atualmente totaliza 8.661 pessoas "ungidas", e é suposto que todas colaborem em providenciar "alimento" às Testemunhas de Jeová em todo o mundo. Porém, na realidade, estas pessoas são apenas figuras decorativas e nunca são consultadas em nenhuma das decisões ou anúncios feitos pela Sociedade Torre de Vigia. Todo o conceito do modo como funciona o restante é um fingimento ridículo e manifestamente falso.
  • Uma cronologia defunta e completamente falsa estabeleceu 1914 como a data da "volta" de Jesus. Como já se provou que essa cronologia é falsa, pode-se afirmar que Jesus não voltou em 1914 e consequentemente não podia ter selecionado a Sociedade Torre de Vigia como o "Escravo" em 1919!

Jesus é o Arcanjo Miguel ?


Texto: O Irmão Brasileiro

Recentemente ando recebendo muitos e-mails de Testemunhas e Ex-Testemunhas. Todas elas querem tirar algumas dúvidas, talvez até por curiosidade de saber qual é a minha nova fé. Foi muito interessante um e-mail que recebi de um querido irmão xxxx que "provava" que Jesus é o Arcanjo Miguel. O trabalho dele foi realmente muito bom. Ele compilou argumentos que nem nas publicações da STV estão colocados daquela forma. Mas, como a teoria que Jesus é Miguel não tem base bíblica, foi edificante fazer uma pesquisa para mostrar à aquele irmão a "verdade". E como foi animador saber que mesmo antes de ele receber a minha resposta ele já não mais acreditava que Jesus era Miguel. Ele orou a Deus pedindo do seu Espírito Santo e leu diretamente na palavra de Deus e tirou suas conclusões lógicas: Jesus não é Miguel. Vou aqui apresentar o e-mail que recebi adicionados dos meus comentários (que estarão em azul) sobre ele. Nos veremos então os argumentos mais comuns que suportam esta doutrina e como os cristãos a podem refutar. Aconselho você a ler atentamente o documento até o final, pois é lá no fim que a coisa vai "esquentando". Outro detalhe muito importante é: acompanhe os textos citados, de preferência em mais de uma tradução, sabendo que a tradução da STV é muito tendenciosa, visto que, traduz alguns textos nitidamente preconcebidos.
Vamos começar pela definição de Arcanjo dada pela STV (adicionado de algum ponto de vista do irmão xxxx):
ARCANJO – Prefixo "arc" significando "principal" ou "mais importante". Portanto, ‘Arcanjo’ significa ‘Principal dos Anjos’ ou ‘Mais Importante dos Anjos’ A palavra arcanjo ocorre apenas duas vezes nas Escrituras, em 1 Tes. 4:16 e Judas 9. É interessante que ela nunca ocorre no plural na Bíblia, denotando haver apenas um anjo principal ou arcanjo. (Compare com 2 Tess. 1:7; Mateus 24:30-31; 25:31 e Apoc. 12:7). Podemos notar que em Apocalipse 12:9 menciona "batalhavam o dragão e os seus anjos". De modo que o Diabo não só se constitui em deus de imitação (2 Coríntios 4:4), mas também procura tornar-se arcanjo, embora a Bíblia nunca lhe dê este título.
Concordo com o significado da palavra. Outro fato indiscutível é que ela só ocorre duas vezes nas escrituras. Mas no ponto quanto a satanás querer ser arcanjo eu tenho que discordar. Satanás nunca quis ser arcanjo. Certamente ele era um anjo destacado – talvez até mesmo um arcanjo. No livro de Ezequiel Cap. 28:13-19, nos dá uma descrição de satanás, como ele era glorioso e acabou se "ensoberbecendo-se". Nesta passagem a bíblia o chama de "querubim". Ora, querubim é uma hierarquia mais elevada entre os anjos. Podemos dizer então que ele chefiava alguns anjos. E se tomarmos por base a definição ARCANJO (chefe dos anjos), vemos que satanás certamente chefiava alguns anjos, daí a teoria de ser ele um arcanjo. Portanto, a pretensão dele é ainda maior do que ser um "chefe dos anjos", ele quer ser Deus! Lembre-se dos esforços que ele faz para ser adorado (Gen 3:1-7), como ele testa e tenta os servos de Deus a fim de desvia-los (Jó capítulos 1 e 2), e como ele se auto-considera o Deus e governante deste mundo. Ora, até certa vez quis que Jesus lhe fizesse um ato de adoração (Mat 4:8-11)! Veja a pretensão dele; ele não quer ser um arcanjo, ele que ser Deus.
Miguel – Ocorre apenas cinco vezes nas Escrituras. Significa ‘Quem é semelhante a Deus?’ É uma pergunta, pois, não existe ninguém semelhante a Deus. (Compare com Isaías 46:5 que reza: "A quem me assemelhareis, e com quem me igualareis, e me comparareis, para que sejamos semelhantes?")
OK, mas quem é que estava falando alí ? Não era o próprio Jeová ? Veja que ele fala em versículos anteriores "...além de quem não há outro Deus; Deus justo e salvador, não havendo outro além de mim ?", "...virai-vos a mim e sede salvos...pois eu sou Deus, e não há outro", "que diante de mim se dobrará todo joelho", "Eu sou o mesmo", "Eu mesmo continuarei a sustentar", culminando nesta frase "A quem me assemelhareis ?". Veja quem estava falando. Segundo as escrituras, quem falava era YHWH (Yahweh ou Jeová se vc preferir assim – posteriormente vou fazer uns paralelos sobre estas palavras).
Voce pode notar que todas as vezes que a Biblia mostra Miguel, ela o cita como o único anjo que tem superioridade sobre Satanas.
Podemos ver isto em:
Daniel 10:13
Judas 1:9
Apocalipse 12:7
Comentarei os três textos citados logo abaixo.
O mais interessane é o de Daniel 10:13
"Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia."
Interessante esse texto mencionado. O leitor já tomou tempo de olhar ele na tradução do Novo Mundo ? Notou que nesta versão citada, a expressão "UM DOS primeiros príncipes" é bem interessante ?", mas a NWT (Tradução do Novo Mundo) é ainda mais interessante: "UM DOS MAIS DESTACADOS DOS PRINCIPES". A expressão "UM DOS" lhe diz alguma coisa ? Acho que indica claramente que existem mais príncipes destacados (arcanjos), não acha ?
Outro detalhe, um anjo só pode estar num lugar por vez, ele não é onipresente. Miguel teve que ir ajudar o anjo para que eles prevalecessem contra os "reis da pérsia" (note – plural), indicando que não era apenas satanás que estava ali, mas talvez um grande número de demônios.
E o que dizer de Jesus ?
Jesus é...
...Aquele que em tudo preenche todas as coisas (Efésios 1:23 - TNM)
...Aquele que ascendeu muito acima de todos os céus, para que desse plenitude a todas as coisas (Efésios 4:10 – TNM).
Além disso, Cristo... ...Sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder (Hebreus 1:3 - TNM)
...Sustentando o universo pelo seu comando poderoso (Hebreus 1:3 – Bíblia de Jerusalém)
Quanto aos outros textos:
JUDAS 1:9
Leia o contexto, aliás, leia Judas completo (é um livro tão pequeno). Perceba que em passagens anteriores Judas se refere a Jesus como "nosso único Dono e Senhor" (Judas 4), e refere-se a si próprio como "escravo de Jesus" (Judas 1). Um tratamento bem especial não acha ? E porque Judas dá um tratamento mais "frio" (por favor, entenda onde quero chegar) ao arcanjo, simplesmente dizendo "Miguel, o Arcanjo". Você não acha que se o arcanjo em questão fosse Jesus, Judas não teria dito "Mas, quando nosso Senhor, quando era arcanjo, teve uma controvérsia..." , ou quem sabe ainda "Mas, quando Miguel, nosso Senhor, teve uma controvérsia". Você não acha que seria prudente da parte de Judas mudar o tratamento para uma mesma pessoa ? Ou mudar o sujeito ? Pense nisso...
REVELAÇÃO (APOCALIPSE) 12:7
Mais uma vez, cerca de apenas 2 textos antes de citar Miguel, as escrituras falam de Jesus e o cita como "o filho" e de repente, fala deste "filho" se assentar no trono de Deus. Numa mudança radical já começa a falar da batalha nos céus, onde Miguel e os seus anjos batalham contra o dragão. Agora pense bem: Digamos que Miguel fosse o nome de Jesus no Velho Testamento. Porque citar o nome antigo no novo ? Não seria também prudente da parte de João (o escritor de Revelação) continuar usando a expressão "filho", que ele acabara de usar 2 textos antes ? Ou quem sabe até mesmo usar diretamente, Jesus ?
Vemos aqui que um anjo que não é identificado por nome foi enviado a Daniel mas ele se confrontou com o ‘o príncipe do reino da Pérsia’, ou seja, Satanás, e em vários textos ele é identificado como reinando sobre os reis ou governantes da terra. Apocalipse identifica Satanás como estando por trás dos governantes da Terra. Ele mesmo, Satanás, disse a Jesus "E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo. E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero." (Lucas 4:5-6) Jesus não negou que o Reino do Mundo pertence a Satanás pois Jesus mesmo disse: "Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo." (João 12:31) e (João 14:30) "Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim (ou poder sobre mim);"
Chegamos a um ponto bem interessante, e embora este documento não tenha como objetivo refutar este ponto de vista da STV de que o mundo pertence a satanás, vamos falar um pouco a respeito disto. Será que as coisas realmente pertencem a satanás ? Vamos entender porque satanás é o "dono" deste mundo. 2 Pedro 2:19 diz que "porque de quem um homem é vencido, do mesmo é feito escravo". Em João 8:34 Jesus diz "Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado" Ainda Romanos 5:12 "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram". Quem é o pecador principal e que tem pecado desde o princípio ? Quem é que "vence" o homem muitas vezes atiçando-o a pecar ? É satanás! Ele é quem tem governado o mundo, pois o mundo tem sido governado pelo pecado.
Mas será que o mundo é realmente dele ? Creio que não, pois pertence a Jesus, segundo Colossenses 1:16,17 "...Todas as coisas foram criadas por intermédio dele e para Ele...Ele é antes de todas as coisas e todas as coisas vieram existir por meio Dele"; Ou que tal Romanos 1:36: "Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém". Será que o mundo é mesmo de satanás ? Ou é o pecado que reina no mundo que faz de satanás o "seu dono" ?
Assim este anjo ficou 21 dias confrontando com ele sem o vencer mas precisou que Miguel, o Arcanjo, viesse para ajuda-lo, pois este tem poder para fazer isto.
Exatamente, Miguel teve que vir fisicamente ajudar o anjo. Jesus faria isto apenas "pela palavra do seu poder" (Heb. 1:13).
Vemos assim que Miguel sempre teve uma luta com Satanas. Mas como relacionar Miguel com Jesus? É possível que este seja aquele?
Se formos olhar alguns textos pingados, talvez surja esta especulação, mas se olharmos atentamente, é PURA ESPECULAÇÃO, pois em lugar algum a bíblia deixa esta conclusão clara.
Bem como vimos quem tem a tarefa de destruir satanás é Jesus e a Bíblia nunca se contradiz e não mente. (Tito 1:2)
Notou como Miguel é descrito como tendo seus anjos e Jesus também é descrito assim. Compare Apocalipse 12:7 com Mateus 24:30-31 e veja isto.
Mas, onde é que especificamente vemos na bíblia que quem tem a tarefa de destruir pessoalmente a satanás é Jesus ? Nós vimos que tem faria isto é Miguel. E esta linha de raciocínio já está partindo do presuposto que Cristo é Miguel. Além do mais, digamos que seja a tarefa de Cristo. Qual o argumento da Sociedade para a passagem da criação ? Jeová criou a terra não foi ? Certo ? Errado, fisicamente quem fez o trabalho foi Cristo (Colossensses 1:16,17). E porque a Sociedade afirma isso ? Eles usam o argumento da secretária. Quem escreve a carta para o patrão é a secretária, mas o crédito da carta vai para o patrão, correto ? Então, porque não dizer que quem vai exercer a tarefa de executar a destruição de satanás é Miguel, e que ele atuará como a "secretária" que faz o trabalho para seu patrão ?
Mas a mais coisas interessantes.
Em Daniel 12:1 "E NAQUELE tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro."
Vemos aqui que quando Miguel se levantar ou quando estiver presente haveria um tempo como nunca houve antes. Veja que quando os Apostolos perguntaram sobre o sinal da presença de Jesus ou sua vinda.
Porque Daniel pode falar que Miguel se levanta a favor dos filhos do teu povo ? Além disso haveria um tempo de angústia, qual nunca houve ? Simples, porque é Miguel quem vai expulsar satanás dos céus, ou seja, ele é um dos principais agentes da libertação do povo de Deus. Mas lhe mostrarei a frente que ele não é o único. Outros anjos (ou arcanjos) estarão com ele neste propósito.
Mas vamos falar algo mais sobre as passagens de Daniel e sobre Jesus. No livro de Daniel, capítulos 8 até o 12 vários anjos são mencionados, e um deles é Miguel, guardando Israel, outro é Gabriel que enviava as mensagens para Daniel, e outros (não citados por nome) batalhavam com Pérsia e Grécia (os últimos dois evidentemente anjos decaídos – demônios). Com o povo de Deus triunfando no fim, seria apropriado dizer que Miguel se colocaria então de pé (em Revelação também o cita como encabeçando os anjos para a batalha). Outro detelhe: Gabriel também apareceu a Maria como ele fez com Daniel.
Em O MISTÉRIO CONSUMADO (The Finished Mistery), livro escrito por Rutherford, a Sociedade ensina que o Miguel em Revelação era uma figura profética do Papa de Roma (dá para acreditar ?)! Depois eles mudaram de idéia e decidiram que ele era Jesus. Mas Jesus não poderia ser um anjo criado por muitas razões que citarei a frente. Uma delas tem a ver com a localização no espaço. Daniel mostra anjos, inclusive Miguel, indo e vindo. E os anjos demoníacos bloqueavam um dos anjos bons de vir por um tempo. Assim, como nós, anjos só podem estar presentes em um lugar por vez. Mas o Cristo ressuscitado "preenche o universo" (Efésios 1:23). Ele também vive "em" cada cristão, o que anjo algum poderia fazer "Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós?" (2 Coríntios 13:5). "a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós. 18 Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós." (João 14:17,18). "...que é Cristo em vós, a esperança da glória..." (Col. 1:27). "E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai." (Galatas 4:6). "Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Ora, se Cristo está em vós..." (Romanos 8:9,10).
Nenhum anjo poderia ter tal relação com os cristãos de algum lugar físico: "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo" (Revelação 3:20).
"Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus... em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo." (João 3:3-7).
"Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora." (João 6:37).
E finalmente, "Apedrejavam, pois, a Estêvão que orando, dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito." (Atos 7:59).
Mateus 24:3 "E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?"
Jesus respondeu o seguinte:
Mateus 24:21 "Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver."
Realmente a Vinda de Miguel e a Vinda de Jesus iria haver grande angústia ou aflição como nunca houve desde que ouve nação ou desde o principio do mundo.
Bem, a presença de Cristo e a expulsão de satanás nos céus (que é Miguel quem vai fazer) estão intimamente ligadas. Sabemos que é durante a presença de Cristo, quando TODO OLHO O VERÁ, que satanás será expulso dos céus e virá desencaminhar toda a terra habitada. E é justamente neste momento em que virá a grande aflição, tal como nunca houve desde o princípio do mundo até agora.
Ainda há mais
A vinda de Miguel também esta relacionada com a ressurreição pois o versículo 2 do capitulo 12 passa a dizer:
Daniel 12:2 "E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno."
A vinda de Jesus também esta relacionado com isso como todo mundo sabe mas vamos ver apenas duas passagens sobre isso.
Esta citação é como colocar palavras na "boca" do profeta Daniel. Ele não disse que seria durante a "presença" (grego: parousia) de Miguel, ele simplesmente disse que Miguel se poria de pé a favor dos filho do seu povo (na passagem de Daniel agindo qual guardião do povo de Israel). E mais uma vez, na presença de Cristo, vários anjos destacados (arcanjos, querubins, serafins) farão TODOS um trabalho em conjunto para que o propósito de Deus seja estabelecido. Veja em Revelação (Apocalipse). Miguel, como um dos "mais destacados dos príncipes" tem uma tarefa primordial neste plano.
1 Tessalonicenses 4:16 : "Porque o mesmo Senhor descerá do céu com ... e os que morreram em Cristo ressuscitarão"
Certo. Aqueles que morreram com fé no resgate de Cristo ressuscitarão, e não aqueles com fé em "Miguel".
João 5:28-29 "Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua [a de Jesus] voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação."
Será que são dois os que virão??.
Mais uma vez, Daniel não disse que quem viria seria Miguel. O autor deste texto tirou esta conclusão pre-concebida.
Tem mais:
Veja que Miguel em Daniel 12:1 é Chamado de 'Grande Príncipe a favor dos filhos do teu povo'.
Atos 5:31 "Deus com a sua destra o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados." (Veja ainda Atos 3:15 "Príncipe da Vida [Jesus]") - Apocalipse 1:5 chama Jesus Cristo, de 'o príncipe dos reis da terra'. Em Daniel 10:21 lemos "Miguel, vosso príncipe."
Vejamos o que Isaías fala mais a respeito de Jesus. Será que ele é chamado apenas de "príncipe" ? Ou ele chama a Jesus de algo mais ? Vejamos: Isaías 9:6,7 "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte (na NWT "DEUS PODEROSO"), Pai Eterno (Pai eterno ? Não é pouca coisa não acha ?), Príncipe da Paz.; Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor (Yahweh ou Jeová) dos exércitos fará isso."
Em Hebreus 2:10 lemos "Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles." Em Atos 23:5 "...Não dirás mal do príncipe do teu povo."
Será que Paulo falava aí nesta passagem de Hebreus que Cristo era um anjo (sim, pois arcanjo é uma hierarquia maior dos anjos) ? É interessante notar que o próprio Paulo fala mais a frente que Jesus "não auxilia em nada os anjos" (Hebreus 2:16). E também é digno de nota que Paulo neste princípio de Hebreus tenta acabar com uma heresia que estava havendo na primitiva congregação cristã, que diziam que Jesus era um "anjo". Paulo corrigiu esta situação com a passagem que irei transcrever "5 Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho? 6 E outra vez, ao introduzir no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem (os anjos de Deus adoram a Jesus – embora na TNM o "escravo" tenha mudado o significado da palavra adorar para "prestar homenagem", apesar da palavra original ser a mesma (proskyneo) que consta em outros textos onde eles traduziram "adorar") . 7 Ora, quanto aos anjos, diz: Quem de seus anjos faz ventos, e de seus ministros labaredas de fogo. 8 Mas do filho diz: O teu trono, ó Deus (Viram ? Ó Deus (na interlenear – ho theos – sim, isto mesmo Yahweh chama a Jesus de "ho theos" (Ó Deus) – embora na TNM o "escravo" modificou de forma esperta este texto – isto é uma citação dos Salmos 45:6), subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de eqüidade é o cetro do teu reino...10 e: Tu, Senhor (Jesus) , no princípio fundaste a terra, e os céus são obras de tuas mãos; 11 eles perecerão, mas tu permaneces; e todos eles, como roupa, envelhecerão, 12 e qual um manto os enrolarás, e como roupa se mudarão; mas tu és o mesmo, e os teus anos não acabarão. 13 Mas a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés? 14 Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação?" (HEBREUS 1:5-14).
Interessantes estes textos não acham ? Esta idéia de que Cristo era um mero anjo (que significa "Mensageiro") já existia no primeiro século. Paulo dá aqui a resposta para esta questão.
Ainda mais
Daniel (Dan. 12:1) fala que naquele tempo ou seja quando Miguel se puser de pé no sentido de vir ou estar presente todo aquele que se achar inscrito no livro da vida ira viver.
Opa! Estar de pé não é o mesmo que estar presente, são duas palavras completamente diferentes, inclusive nos originais.
Lemos em Apocalipse 3:5 onde Jesus diz: "O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai..." Também Apocalipse 13:8 e 21:27 fala do "...livro da vida do Cordeiro."
Certo. Não vejo problemas nem comentários a tecer nestas passagens.
E por último
Se Jesus é superior a um Arcanjo a Bíblia nunca iria se referir a ele como Arcanjo. Será que a Bíblia faz isso?
1Tessalonicenses 4:16 diz: "Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido [chamada dominante], e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro."
Se eu fosse usar esse seu raciocínio também teria de dizer que Jesus é Deus. Veja que ele desce com a "trombeta de Deus". Certo ? Além do mais, este texto tem um artigo indefinido "com a voz de UM arcanjo" (sei que nesta versão não consta o "um", mas em outras, como a NWT, consta). Vir com a "voz de um arcanjo" não faz de Jesus tal, da mesma forma que se o humorista Tom Cavalcanti falar com voz de mulher (lembre-se dele imitando mulher no Faustão) não fará dele uma mulher, ele é um homem. Este texto não prova nada.
Vimos que a palavra arcanjo ocorre apenas duas vezes nas Escrituras, em 1 Tes. 4:16 e Judas 9.
É interessante que ela nunca ocorre no plural na Bíblia, denotando haver apenas um anjo principal ou arcanjo. E Jesus vem com voz de arcanjo.
Não ocorre no plural porque não houve contexto para que ela constasse no plural. Mas, Daniel deixa isto indiretamente claro quando ele cita que Miguel (que é um arcanjo) é um DOS mais destacados dos príncipes. Certamente tem outros. Se você for consultar outras fontes históricas (talmude, fontes judáicas, etc) você vai perceber que eles acreditavam que existiam vários arcanjos – Gabriel (que levou a mensagem a Maria, e certa vez a Daniel) era um deles.
Poderíamos ver mais ainda sobre Anjo. Como o Anjo do Abismo.
Vejamos
Lucas 8:30-31 "E perguntou-lhe Jesus, dizendo: Qual é o teu nome? E ele disse: Legião; porque tinham entrado nele muitos demônios. E rogavam-lhe que os não mandasse para o abismo."
Veja que "abismo" era esse. Será que era o "abismo" de revelação (apocalipse) ou um abismo literal ? O contexto responde "E tendo os demônios saído do homem, entraram nos porcos; e a manada precipitou-se pelo despenhadeiro no lago, e afogou-se" (Lucas 8:34). Era um abismo literal! Tinha um despenhadeiro próximo ao local onde tudo ocorreu. E digamos que isto seja um paralelo, pela ordem de Jesus, os anjos foram para o abismo. Ele pode dar as ordens para que seus "príncipes" a executem. Qual é o problema disso ?
Os anjos iníquos aqui reconhecem a Jesus como sendo Filho do Altíssimo (Lucas 8:28 compare com Salmos 83:18). E os anjos iníquos sabem que é Jesus quem os vai enviar para o abismo. Assim vemos que Jesus é quem vai fazer isto e não outro.
Acho que meus comentários anteriores foram suficientes para essa passagem.
Apocalipse 9:1 "E O QUINTO anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo."
João aqui vê uma estrela caindo do céu e que tem agora uma tarefa com respeito a terra. Trata-se duma pessoa espiritual ou carnal? O detentor da "chave do poço do abismo" é mais tarde descrito como lançando Satanás no "abismo" (Apoc. 20:1-3) Portanto, deve ser uma poderosa pessoa espiritual. Em Apocalipse 9:11, João nos diz que os gafanhotos têm "um rei, o anjo do abismo". Ambos os versículos devem referir-se à mesma pessoa, visto que o anjo com a chave do abismo seria logicamente o anjo do abismo. E a estrela deve simbolizar o Rei designado de Deus, visto que os cristãos reconhece somente a este único Rei, Jesus Cristo. (Veja 1 Corintios 15:25 "Porque convém que reine [Jesus] até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés."
A estrela não simboliza o Rei designado de Deus. Na verdade ELE tinha em suas mãos SETE estrelas (sete anjos – porque não dizer arcanjos ?) para executar a vontade de Deus. (Revelação 1:16,20) "Tinha ele na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois gumes; e o seu rosto era como o sol, quando resplandece na sua força. – 20 - Eis o mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete candeeiros de ouro: as estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas.". As estrelas são apenas Anjos, e eles estão todos nas mãos de Jesus. Cada uma delas desempenhará um papel durante esta presença, como podemos notar no desenrolar do livro de Revelação (Apocalipse). Ao quinto anjo cabe a tarefa de aprisionar a satanás e a joga-lo na prisão. Será que o quinto anjo é Jesus ? Certamente que não! Porque ? Porque o quinto anjo fala a respeito de Jesus da seguinte forma: "Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Isto diz aquele que tem os sete espíritos de Deus, e as estrelas: Conheço as tuas obras; tens nome de que vives, e estás morto.". Você pode conferir o que cada um destes anjos fala a respeito de Jesus nas seguintes passagens (Revelação cap. 2: versiculos - 1,8,12,18; capítulo 3: versículos - 1,7,14). Agora veja a tarefa executada pelo quinto anjo na tribulação: "O quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caíra sobre a terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo" (Revelação 9:1). Este anjo era um dos sete, os quais os quatro primeiros já haviam executado as suas tarefas. Será que o quinto anjo era o mesmo que segurava os sete ? Não faz muito sentido isso não. Além disso, com os outros anjos também cairam estrelas! (Veja isso com o terceiro anjo em Revelação 8:10).
Apocalipse 9:11 "E tinham sobre si rei, o anjo do abismo; em hebreu era o seu nome Abadom [significando destruição], e em grego Apoliom." [significando destruidor]
Como já falei, este era o QUINTO anjo dos sete, os quais cada um (os quatro primeiros) já haviam completado suas tarefas. Quanto a palavra rei (em minúsculo, perceba): o próprio texto ensina que é: Satanás! Isto mesmo! Quem é o destruidor ? Sim, é o próprio Satanás, que sai do abismo e que destrói uma terça parte dos homens da terra.
Apocalipse 20:1 "E VI descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão."
Apocalipse 20:3 "E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo."
Mais uma vez, este era o quinto anjo do relato.
Quem é este Anjo? Ele deve Ter um tremendo poder para ser capaz de eliminar o arquiinimigo de Deus. Possui a chave do abismo e uma grande cadeia. Jesus como sendo o principal vindicador de Deus e como a semente que viria e destruiria a Satanás (Genesis 3:15) começa por expulsar Satanás dos céu e agora prende-o no abismo.
Veja bem: Satanás era um anjo de maior poder, isto sem dúvida, visto que ele comanda uma legião de anjos iníquos (demónios). Um Arcanjo dotado do poder de Deus pode vence-lo e pode realizar esta tarefa, sem dúvida alguma. Eu volto a mostrar a você um fato: toda a vez em que Jesus é mostrado no livro de Revelação (Apocalipse) ele é descrito em grande glória (Veja Revelação 1:5,13; 7:17; 14:14; 16:1; 19:12-13; 21:6-7; 22:13,16). Perceba durante sua leitura de Apocalipse que quando João se refere aos anjos, ele não os dá esta glória toda. Mas agora eu vou lhe provar que Jesus não era o quinto anjo. Veja Revelação 16:1 "E ouvi, vinda do santuário, uma grande voz, que dizia aos sete anjos: Ide e derramai sobre a terra as sete taças, da ira de Deus.". Tudo indica que esta voz é a voz de Cristo dando ordens aos sete anjos. Isto significa que o quinto anjo também recebeu esta ordem. Então ele executou a sua tarefa "O quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta, e o seu reino se fez tenebroso; e os homens mordiam de dor as suas línguas". Veja que é sempre o quinto anjo que está lidando com a besta (o diabo). Então, finalmente, este anjo prende a satanás: "E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. 2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos. 3 Lançou-o no abismo, o qual fechou e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações até que os mil anos se completassem. Depois disto é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo." (Revelação 20:1-3).
Vemos aqui que Jesus é o Rei, o anjo do Abismo, quem tem entre outras a tarefa de terminar com Satanás. E não resta dúvida que este anjo do abismo é o principal dos anjos Miguel ou Jesus Cristo.
Tenho que discordar. Se Jesus fosse realmente Miguel, o arcanjo, a bíblia faria isto muito claro. Sem dizer que, quando os escritores da bíblia se referissem a Miguel, dariam a ele grande glória como seu Senhor e Salvador (título sempre empregado a Cristo no Novo Testamento). E vemos que não fazem isto. A bíblia aconselha-nos a não adorar os anjos (Revelação 22:8,9). Mas o que dizer de Cristo ? Será que ele foi adorado ? Tomé lhe adorou como ao próprio Deus. Veja em João 20:28. Tomé disse "Meu Senhor e Meu Deus!". Em Hebreus 1:6 Deus ordena aos anjos: "e que os anjos de Deus o adorem". Filipenses 2:10,11 "10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.". 2 Pedro 1:1 "...na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo", dentre muitos outros exemplos. E a qual anjo Deus deu tal glória ? (Hebreus 1:5-14). Agora para fecharmos o livro de Revelação (tinha mais para falar, mas ficaria muito grande esta nossa consideração), veja Revelação 21:6,7 "Disse-me ainda: está cumprido: Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem tiver sede, de graça lhe darei a beber da fonte da água da vida. 7 Aquele que vencer herdará estas coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.". Quem é o Alfa e o Ômega ? Revelação 22:13,16 responde: "Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro, o princípio e o fim... ...Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas a favor das igrejas...". Não resta dúvida, Jesus não é um mero anjo (mensageiro). Ele é divino, ou parte da deidade divina. Para finalizar, vou fazer alguns paralelos entre Jeová (Yahweh) e Cristo. É muito interessante.
Há um só Deus
(1 Coríntios 8:6)
Rei dos Reis e Senhor dos Senhores
Em Deuteronômio 10:17, Jeová é chamado de "Deus dos Deuses e Senhor dos Senhores", e em Revelação 17:14 e Revelação 19:16 Jesus é chamado de "Rei dos Reis e Senhor dos Senhores", Compare com 1 Timóteo 6:14-16.
Criador
Em Jó 33:4, Isaías 40:28 e Gênesis 1:1 Deus (Yahweh) é o criador. João 1:3, colossenses 1:16-17 e Hebreus 1:10 dizem que Jesus é criador.
Luz
Em Miqueias 7:8, Isaías 69:20 e Salmos 27:1 Jeová é colocado como Luz, e Cristo aparece com a mesma descrição em João 8:12, João 1:9 e Lucas 2:32.
Juiz
Em Genesis 18:25 e Joel 3:12 Jeová é colocado como Juiz, e Cristo aparece com a mesma descrição em 2 Timóteo 4:1, 2 Corintios 5:10 e Romanos 14:10.
Salvador
Em Salmos 106:21, Oséias 13:4, Isaías 45:21 e Isaías 43:3,11 Jeová é colocado como Salvador, e Cristo aparece com a mesma descrição em Atos 2:21, Atos 4:12, Romanos 10:9 e Judas 25.
Rocha
Em êxodo 17:6, Isaías 17:10, 2 Samuel 22:32 e Deuteronômio 32:39 Jeová é colocado como Rocha, e Cristo aparece com a mesma descrição em 1 Corintios 10:4, Isaias 8:14 e 1 Pedro 2:5.
O Primeiro e o Último
Em Isaías 44:6; 48:12 e 41:4 Jeová é colocado como o "Primeiro e o último", e Cristo aparece com a mesma descrição em Revelação 1:17; 2:8; 22:13 (Alpha e Ômega – expressão grega equivalente a "primeiro e último").
Eu Sou (parte do significado de Yahweh) – Veja esta referência em outras bíblias por favor
Em Isaías 43:10, Deuteronômio 32:39 e Êxodo 3:13-14 Jeová é tido como EU SOU (na TNM MOSTRAREI SER – tradução erradíssima) que na Septuaginta grega era a palavra EGO EIMI. Jesus se auto-intitula em diversos versículos como EGO EIMI – Veja (se tiver a tradução interlinear) João 8:24; 8:58; 13:19 e 18:5 (compare os textos em negrito na tradução de referências grande da Sociedade (onde consta que a expressão de êxodo 3:14 na Septuaginta é EGO EIMI) com a Interlinear (que usa EGO EIMI quando Jesus diz "antes de Abraão vir a existência Eu SOU (EGO EIMI)).
DEUS
Compare estas passagens Isaías 9:6. João 1:1, João 20:28, 2 Pedro 1:1, Tito 2:13, Jeremias 23:6, Hebreus 1:8 com Jeremias 32:16, Isaias 43:10, Isaías 45:22, que é citado em Filipenses 2:10, Isaías 44:24 e Gênesis 18:1,14.
Conclusão: Se há um só Deus (1 Coríntios 8:6) e o próprio Jesus é tido como Deus em vários versículos da bíblia. Se ele não fizesse parte da deidade divina, os cristãos seriam politeístas ao adorarem a Jesus (outro Deus). Mas se Deus é um só (personificado por três componentes) os cristãos não podem ser chamados de politeístas. Vou dar um exemplo claro do nosso dia-dia. Você resolve abrir uma empresa, uma pessoa jurídica. Convida mais dois amigos seus para fazerem parte da sociedade. A empresa, pessoa jurídica, é uma só, composta de três pessoas físicas. Deu para entender ? Portanto, Deus é uma entidade composta de três pessoas distintas entre si, com diferentes funções a desempenhar. Por isso Deus se manifestou em carne (1 Timóteo 3:16). Daí, vemos que O Pai , o Filho (filho ou primogênito no sentido de ser herdeiro de todas as coisas) e o Espírito Santo eram chamados na antiguidade de Yahweh pelos Israelitas, e que Jesus é parte da divindade chamada de Yahweh (que significa EU SOU O QUE SOU (Grego: EGO EIMI HO ON), ou EU SOU/CAUSO O QUE SERÁ/VEM A SER), e não um mero anjo como alguns especulavam na primitiva congregação cristã.