domingo, 27 de fevereiro de 2011

Depoimento de Uma Ex-Testemunha de Jeová


"Porque deixei de ser membro da "única" religião "verdadeira"

O artigo que se segue foi escrito por o autor do livro "Porque deixei de ser membro da "única" religião "verdadeira" ". É apenas um  resumo daquilo que podem encontrar no livro.
Olá amigos,

Sou Jorge Paulino (de Moçambique, talvez o 1o Moçambicano a se juntar ao Fórum).


Sou buscador da verdade e me parece que eu e vocês temos coisas em comum: “Vontade de libertar as pessoas da escravidão da cegueira mental criada pela STV.” Felizmente, graças a pessoas como vocês (que partilham a informação com quem quer que a desejar), consegui me libertar da cegueira que me apoquentava há anos. Sem essas pessoas, não sei que rumo minha vida teria.

Minha história como TJ (Resumo)
 
Quando eu ainda era bem novo (talvez aos 9 anitos), minha mãe converteu-se a TJ. E como era de se esperar eu também tinha de seguir o mesmo rumo. Aos 14 ou 15 anos me tornei “publicador não baptizado”, aos 16 me baptizei. Aos 26 me tornei Servo Ministerial. Mas uma coisa confesso: nunca gostei de ser TJ. Sempre tive minhas dúvidas e questões que me levavam a crer que aquela religião não tinha bases para se auto intitular de verdadeira, ou pior, a única verdadeira. Minha vida sempre foi uma batalha nos muros da organização. Eu quase funcionava como um robô comandado pelos meus pais: me tornei publicador, porque eles queriam; me baptizei, porque eles queriam; tentava ser zeloso, porque eles queriam. Em fim, tudo (ou boa parte do que fazia) era para agradar a eles. Quando cresci, cresceu também o número de pessoas a quem tinha de agradar: os meus amigos TJs, os "irmãos" que tanto me admiravam. Chegou uma altura que eu sentia que estava a suportar a alegria de muitos.
 
A desilusão
 
Nos finais de 2007 comecei a pesquisar sobre as Testemunhas de Jeová (na net, claro) e não demorou para as minhas dúvidas ficarem esclarecidas: Afinal de facto estava a ser enganado! Li o “Crise” e no final a desilusão se apoderou de mim. O que teria de fazer então? Abandonar tudo? Acho que não! Que impactos teria em mim essa mudança brusca? Não! Não devia abandonar, afinal ainda não me identificava com a nova realidade. As bases para refutar tudo o que aprendi durante mais de 15 anos ainda não as possuía. Mas será que o que acabava de descobrir era verdade? Bom, eu me dei tempo de fazer uma análise independente. Comecei por ler a bíblia da ponta a ponta, duas vezes em menos de 9 meses. O objectivo era encontrar algo que provasse que de facto fui iludido. Da minha leitura da bíblia, mais aquilo que eu lia em blogues de pessoas comprometidas com a verdade, formei as minhas próprias bases para me virar contra a organização, alias, para me livrar dela.
 

Nos princípios de 2008 eu já estava +/- claro e estava a estudar a melhor maneira de eu largar tudo. Mas eu não podia simplesmente abandonar, senão seria confundido com tantos outros que abandonam a organização por “motivos fúteis”. Eu queria deixar muita curiosidade (nos irmãos) com a minha saída. Felizmente nesse período fui nomeado como “Servo ministerial” e estava nas minhas mãos todo o material para impressionar as pessoas para depois dar o “golpe”. Dito e feito. Aproveitei-me do meu novo cargo para impressionar todo o mundo: com os discursos (que na maioria das vezes se confundiam com discursos de superintendentes viajantes), comentários muito construtivos (mesmo sabendo que a maioria do que eu comentava era mentira), zelo no campo, sorrisos aqui e sorrisos ali. Ao fim de um ano eu já era considerado o pilar da congregação. E a admiração que as pessoas tinham por mim era notável. Pronto, o solo já estava fértil. Mas e depois? Bom, depois tinha de abandonar tudo! Sim, mas e depois? Depois muitos iriam questionar os “porquês” de eu ter abandonado a organização. Afinal eu era muito zeloso e não tinha “mancha do mundo”. Sim, mas, e depois? Afinal depois de abandonar ninguém mais iria querer saber de mim. Logo, não teria como fazer entender a multidão dos meus amigos os motivos que fizeram com que eu me afastasse do “caminho da vida”. É verdade! Mas, e se eu fizesse um livro?! Talvez ele poderia falar por mim mesmo depois de eu ter abandonado. Isso fazia sentido! Então me dei tempo de documentar os motivos do meu afastamento. Nos princípios deste ano (2009) me empenhei em fazer esse documento o qual decidi intitular: “Por que deixei de ser membro da ‘única’ religião ‘verdadeira’”. Em Agosto a obra já estava pronta e eu já tinha o passaporte para me livrar da STV. No dia 2 de Setembro enviei uma carta ao superintendente presidente pedindo uma reunião com todos os anciãos. No dia 6 de Setembro houve a tal reunião e eu me despedi deles. E lhes informei que os motivos da minha dissidência estavam documentados no livro que com eles deixei. E prontos! Foi bastante chocante para eles. E no dia 11 de Setembro viria a ser triste para toda a congregação pois foi nesta data que a minha dissociação (a primeira na minha congregação) foi anunciada. No final da reunião foram seleccionados alguns irmãos e foram severamente instruídos a não ler o meu livro, e para os que já o possuíam, o conselho foi de eles queimá-lo. Já havia entregado o livro a alguns amigos e ninguém se interessou em queimá-lo e acredito que pessoas inteligentes ficarão mais curiosas e procurarão o livro. No dia seguinte mandei uma mensagem (aos anciãos) com este texto: “Por favor não queimem o meu livro. Lembrem-se de que a verdade não teme a mentira”. E de certeza eles ficaram "sem boca"; nem me responderam. Tenho esperança de que o livro vai livrar muitos dos grilhões da STV. Os que já folhearam o livro disseram-me o conteúdo faz muito sentido

Por - Jorge Paulino Boane

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O Joio, o Trigo e a Testemunha de Jeová


* Como podemos observar na ilustração de Jesus, o campo já estava branco para a colheita. Seria uma colheita entre os daquela época, e não uma futura. Sobre esses textos o “Popular Commentary of the Bible” do Ph. D Paul E.Kretzmann diz:

“O ministério de Cristo colocou-o no contacto mais íntimo com o povo e deu-lhe a compreensão mais exacta da sua condição moral e religiosa. Sua mente lhe sugeriu dois quadros: Um rebanho de ovelhas abandonado no deserto, e uma colheita a se perder por falta de ceifeiros. O povo que encontrou estava fraco, estressado, aflito, abatido, desde a muito exausto, levado sem rumo, completamente esgotado e disperso. Não tinha pastores fiéis. Os fariseus e escribas, com suas esfolações legalistas, irritavam e molestavam suas almas, dando-lhes milhares de preceitos que determinavam os menores detalhes de sua vida, mas, jamais, lhes ensinaram onde conseguir a força para tanto, nem lhe deram o conforto do evangelho. A maioria do povo estava na mais triste desgraça espiritual. Um espectáculo de dar pena! Isto acontece, para que sejam movidos à acção. A colheita de Deus é sempre grande, desde que ele deseja que todas as pessoas sejam salvas. Quando as almas se tornaram cansadas e oprimidas por causa da palha das doutrinas e tradições humanas, tornar-se mais prontas para sentir e compreender sua necessidade do evangelho de Cristo, como acontecia com muitos dos judeus. Os trabalhadores são poucos, ou seja, são aqueles que estão cheios de solidariedade com os ensinos do evangelho, aqueles que estão dispostos a trabalhar por Cristo. Naquele tempo, só o Senhor e, aqui e ali, algum israelita verdadeiro, trabalhavam para o reino. É preciso algo da própria compaixão de Cristo, algo daquela comiseração divina que moveu o coração de Cristo. É necessário algo daquela disposição de trabalhar e, se preciso, de sofrer, que caracterizou o ministério de Cristo. É, finalmente, necessário o poder de oração que sobem com ímpeto ao céu e chegam ao Senhor da colheita, ao grande Senhor do reino, rogando que ele precisa intervir com poder, exortando os corações dos trabalhadores e fazendo-os voluntários, quando ele os envia para ceifa as almas para o seu reino eterno”.

Como podemos reforçar, essas palavras de Jesus teriam cumprimento lá em seus dias, diferentemente da de Mateus 13:24-30. Numa os trabalhadores seriam os próprios discípulos de Cristo, noutra seriam os anjos. A Torre de Vigia mostra-se infundada ao tentar encaixar uma colheita na outra.

Agora, por um momento imaginemos que tudo que foi posto aqui estivesse errado e que a Associação das Testemunhas de Jeová(Doravante ATJ)fosse realmente o “celeiro” onde todos os adoradores verdadeiros estivessem reunidos. Seria de pensar que o espírito de Jeová, bem como o próprio Jesus estivessem lá, não é verdade? Seria de  pensar que tudo que ocorresse nessa organização fosse da vontade divina, visto esta ser ‘A’ organização de Deus.

 Mas meu caro leitor, é realmente e sinceramente essa a realidade?Não sabemos nós que milhares de irmãos já morreram por causa de uma miserável regra de 2/3? Não sabemos que ensinos como o de transplantes de órgãos já foram ajustados ‘trucentas’ vezes? Não sabemos das mentiras divulgadas pela ATJ ao negar sua comunhão com a ONU? Não sabemos do apoio declarado a Hitler, na Segunda Guerra Mundial?  Não sabemos da mentira que ela lançou para a Bulgária, com o intuito de ser reconhecida lá, denominando isso de tática de guerra espiritual? Não sabemos do apoio que ela deu ao suborno aos oficiais mexicanos nos casos do serviço militar? Não sabemos que ao mesmo tempo em que ela apoiava o ocorrido no México, milhares de irmão morriam, irmãs eram estupradas e famílias eram massacradas em Malauí? Não sabemos das dezenas de datas para o fim que não veio? Não sabemos que ela prefere difundir um “ensino falso” que fazer um pequeno ajuste numa publicação com o pretexto que isso custaria muito caro? Não sabemos da injustiça que ela faz ao colocar os dissociados na mesma posição dos desassociados por motivo de pecados graves? Não sabemos das milhares de mortes sociais que ela é responsável? Não sabemos das milhares de mortes literais que ela carrega em suas costas devido a uma doutrina claramente infundada, mas mesmo assim imposta a seus fiéis?

Essas atitudes demonstram realmente que essa é a organização de Deus? A que foi escolhida para levar o seu nome, a que tem seu espírito, a que tem Jesus Cristo como Cabeça e Guia?  A resposta parece ser bem óbvia.

Um dos maiores erros é  pensar que alguém é um adorador verdadeiro por  conhecer tudo sobre a verdade. Não, não é assim. Mesmo em denominações trinitaristas há aqueles que adoram ao pai em espírito e verdade. Aqueles que mesmo crendo em inferno ainda servem a Deus com todo o seu coração. NÓS NÃO CONHECEMOS O CORAÇÃO DE NOSSO PRÓXIMO. Nós os julgamos pelos seus actos, mas não meditamos nos porquês destes. Só sabemos dizer: ELE ESTÁ ERRADO! E pronto. Vemos o cisco no olho do próximo, mas não conseguimos enxergar a trave na frente do nosso. Esse é um grande erro.

Será que uma pessoa que recebeu uma cura de uma gravíssima doença numa denominação evangélica e que lá formou fortíssimos vínculos de amizades, vai deixar tal lugar por ter recebido uma mensagem das TJs sobre seu erro em crer que sua religião é certa? Em quem você acha que ela vai crer? Nas desconhecidas visitantes, ou no pastor que a curou e nos amigos achegados que tem?  Embora haja casos em que a pessoa toma noção de seu erro, a maioria está imersa numa situação psicológica que a impede de compreender a verdade. Será que Deus destruirá uma pessoa dessas, que inocentemente crê em algo irreal, mas que mesmo assim demonstra um espírito de amor a Deus e um forte apego a ele? Assim também se dá em milhões de casos. Esses são verdadeiros ‘trigos’ no meio dos ‘joios’. Isso é somente para fazer uma rápida ilustração.

Não podemos pensar que podemos encontrar os verdadeiros adoradores, num só lugar, numa só igreja. Embora formem a Congregação, eles estão unidos com o mesmo espírito, com a mesma motivação, mesmo em muitos casos tendo crenças e doutrinas que não condizem com a realidade. Mas de quem é a culpa? Delas, que nas muitas vezes já nasceram naquele sistema e crêem com toda a sinceridade do mundo que estão na verdade? Dois textos que jamais podemos nos esquecer:

1 Samuel 16:7
Mas Jeová disse a Samuel: “Não olhes para a sua aparência e para a altura da sua estatura, pois o rejeitei. Porque não como o homem vê [é o modo de Deus ver], pois o mero homem vê o que aparece aos olhos, mas quanto a Jeová, ele vê o que o coração é.”

Mateus 18:20
“Pois, onde há dois ou três ajuntados em meu nome, ali estou eu no meio deles.”

 As TJs, na sua grande maioria são “trigos”, mas isso não quer dizer que são ou estão no celeiro. Embora elas possuam alguns ensinos verdadeiros, longe elas estão de formarem a organização única e exclusiva de Deus, o único meio de salvação.
                                              
Não precisamos de uma organização que nos dite o que fazer. A ATJ não é responsável pelo ajuntamento do trigo. Tudo que for além disso é mera especulação. A interpretação da ATJ é totalmente distorcida da realidade para apoiar sua teologia. Ela pode ter muitos ensinos e crenças fundamentadas, mas suas atitudes homicidas e desamorosas desmerecem o que ela quer ser – A religião verdadeira.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Alguns Vídeos Interessantes

Porque as TJ mudaram alguns versiculos da Bíblia

Raymond franz,pertenceu ao Corpo Governante e saiu,porque não quis compactuar com as mentiras e atitudes praticadas por aquele corpo para com a restantes Testemunhas de Jeová.
As testemunhas de Jeová acusam aqueles que não querem seguir as Normas do Corpo Governante de Apóstatas.Mas quem são realmente os apóstatas? Veja o vídeo.

O Corpo Governante e os falsos Profetas

O inicio da Testemunhas de Jeová

Pedofilia nas TJ's

Teoria do Medo

Barra de vídeo

powered by

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Transplante de Órgãos: Canibalismo?



Nem sempre a Sociedade Torre de Vigia foi sistematicamente contrária ao avanço científico. Conforme vimos, no embalo deste avanço, os editores de A Idade de Ouro, em várias ocasiões, deram 'asas à imaginação', extrapolando em muito o que algumas suposições científicas pareciam sugerir. Todavia,  neste mesmo aspecto encontramos uma enorme incoerência - após haver elogiado certas conquistas dos cientistas, a literatura da organização, subitamente, dava uma 'guinada' completa, passando a atacar a mesmíssima coisa que havia anteriormente louvado. Vamos a um episódio célebre: o dos transplantes de órgãos.
         Nenhuma pessoa razoável negaria que a tecnologia dos transplantes de órgãos prestou um incomparável benefício à humanidade. De fato, pacientes condenados à morte pela falência de um órgão vital, com o advento dos transplantes, passaram a ver 'uma luz no fim do túnel'. Um dos casos mais notórios que atestaram a eficácia dos transplantes foi o do francês Emmanuel Vitria, o qual teve sua vida prolongada em cerca de 25 anos, graças a um coração transplantado. A técnica tem continuamente se aprimorado, com os transplantes estendendo-se a outros órgãos, tais como rins, fígado, pulmões, córneas e medula óssea. Milhões de pacientes pelo mundo aguardam ansiosamente na fila por um órgão novo, o qual lhes permita continuar vivendo. Além disso, novas drogas têm possibilitado enfrentar, com cada vez mais sucesso, o mais temido inimigo dos pacientes transplantados - a rejeição do tecido. Sem dúvida, tudo isso tem provido um enorme alento àqueles que estavam prestes a perder um ente querido em tal situação. Você próprio, leitor, talvez tenha sido beneficiado ou conheça alguém que já foi agraciado com os benefícios desta especialidade médica. Não se sente grato?
        No ano de 1949, os editores da revista Consolação (atualmente Despertai!) pareciam demonstrar bom senso, dando o devido crédito àquilo que chamavam de 'maravilhas da cirurgia', a saber, os transplantes de órgãos. A edição de 22 de Dezembro,  em uma matéria intitulada "Poupe partes de seu corpo", dizia:
"...Transplantes de  órgãos [são] maravilhas da cirurgia moderna."
        De modo semelhante, uma matéria publicada cerca de 13 anos depois, em  A Sentinela de 1 de Fevereiro de 1962, pág.  96, concluía:
   "Há alguma coisa na Bíblia contra se doar os olhos (após a morte) para serem transplantados numa pessoa viva? A questão de se colocar o corpo ou parte do corpo à disposição dos homens da ciência ou dos médicos, após a morte, para experiências científicas ou para transplantação em outros, não é vista com bons olhos por certos grupos religiosos. Entretanto, não parece haver nenhum princípio ou lei bíblica envolvida. É, portanto, algo que cada pessoa deve decidir por si mesma."

        Tudo parecia ir bem, até que, cerca de cinco anos mais tarde, a Sociedade Torre de Vigia pareceu unir-se a 'certos grupos religiosos', publicando um estranho comentário:
        "Será que há alguma objeção bíblica a que se doe o corpo para uso na pesquisa médica ou que se aceitem órgãos para transplante de tal fonte?... Aqueles que se submetem a tais operações vivem às custas da carne de outro humano. Isso é canibalesco...Jeová não deu permissão para os humanos tentarem perpetuar suas vidas por receberem canibalescamente em seus corpos a carne humana, quer mastigada quer na forma de órgãos inteiros ou partes do corpo, retirados de outros."
                                                                                  - A Sentinela de 1/6/1968, pág. 349,350
           Aqui, os editores da revista retrocederam aos velhos tempos em que Clayton Woodworth  estava à frente de A Idade de Ouro, colocando-se entre a ciência e seu público, como um inexpugnável obstáculo 'teológico' ao usufruto dos benefícios medicinais da era moderna. E não foi o caso de uma opinião isolada. Vejamos o que diz a revista 'companheira' - Despertai! - na sua edição de 8 de dezembro do mesmo ano, às  págs.  21 e 22:
         "Embora milhares de transplantes de córnea sejam realizados cada ano...Há aqueles, tais como as Testemunhas Cristãs de Jeová, que consideram todos os transplantes entre humanos como canibalismo..."
            Mais adiante, na p. 30, o autor acrescenta:
"...as Testemunhas de Jeová se opõem em sã consciência a todos os transplantes como sendo mutilação desnecessária de seus corpos criados por Jeová, e puro canibalismo."
          Tais palavras são difíceis de comentar. Além de constituírem um autêntico e inexplicável delírio fundamentalista - típico do obscurantismo medieval - revelam injustificável preconceito. Os artigos  lançam mão de uma analogia absurda, afinal, que paralelo razoável pode haver entre a prática hedionda do canibalismo, em que um ser humano devora a carne de outro,  e um ato de solidariedade humana, em que alguém doa, de modo altruísta, parte de seu corpo para salvar a vida de outrem, de modo que ambos - doador e receptor - continuem vivendo? Ademais, o que dizer da classificação de um procedimento cirúrgico salvador de vidas como sendo uma "mutilação desnecessária"?
           Nada menos que 13 anos se passariam antes que a Sociedade Torre de Vigia, finalmente, revisse seu grave equívoco, na edição de 1 de Setembro de 1980 de A Sentinela, pág. 31:
        "Deve a congregação tomar ação quando um cristão batizado aceita o transplante dum órgão humano, tal como a córnea ou um rim? No que se refere ao transplante de tecido ou osso humano para outro, é um caso de decisão conscienciosa de cada uma das Testemunhas de Jeová...É um assunto para decisão pessoal."
             Pergunte-se o leitor: o que aconteceu às Testemunhas de Jeová - ou a seus filhos pequenos - quando, neste lapso de tempo (1967 - 1980), uma cirurgia de transplante foi indicada como única alternativa para salvar uma vida?  Caso o adepto decidisse seguir à risca as instruções de sua 'mãe espiritual',  o que aconteceria? Sabe-se de, pelo menos, um caso - nos Estados Unidos. Trata-se de uma Testemunha de Jeová  de 68 anos de idade,  Arvid Moody, o qual, por volta de Junho de 1978,  faleceu - de acordo com depoimento de seus familiares - após recusar um transplante de rim. Quer esta morte tenha se devido diretamente ao ato dele quer não, a quem caberia responsabilizar por esta desnecessária exposição da vida ao perigo? O que teria motivado esta atitude insana? Assemelha-se isso a homicídio? As respostas não parecem difíceis...

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Sangue - O Que Aconteceu em 14.06.2000?


A posição da Sociedade na questão do sangue, que já não era clara, consegue ficar ainda mais confusa.
O Vítor trabalhava em seu escritório localizado no 8.o andar quando o Carlos, que trabalhava no 7.o, ainda ofegante pois não tinha esperado o elevador, chegou para dar ao amigo a notícia [1]. Que notícia? "Acabei de ler no O Estado de São Paulo que a cúpula das Testemunhas de Jeová liberou as transfusões de sangue." O Vítor, que era Testemunha de Jeová, com um argumento esperto, disse que a imprensa é assim mesmo. "Se uma decisão dessas fosse tomada, nós seríamos os primeiros a ser avisados. Não se pode confiar nesses jornais", disse Vítor. "Eles só querem ver o circo pegar fogo. É tudo boato", completou. Mas será mesmo? O que de fato aconteceu em 14 de Junho de 2000? O Vítor, por não ter convencido nem a ele mesmo da explicação que deu ao Carlos, esperava que um anúncio fosse feito no Salão do Reino ou que, no mínimo, algum irmão comentasse algo, afinal isso é algo sério demais pra ser simplesmente desprezado. Pra surpresa dele, ninguém falou absolutamente nada, e ele deixou isso de lado por um tempo. Gostaria de saber o que de fato aconteceu naquela data?
No dia 14 de Junho de 2000, o conceituado jornal The Times de londres sai com a manchete Testemunhas dão meia-volta em transfusões de sangue (veja aqui um 'scan' da matéria original em Inglês). No mesmo dia o jornal O Estado de São Paulo, baseando-se na matéria do Times, publica a nota Testemunhas de Jeová podem fazer transfusão (veja aqui um 'screenshot' do site com a nota). A nota do Estadão encontra-se até hoje nos arquivos do jornal (Clique aqui para vê-la). Veja a seguir o texto da nota:

LONDRES - As Testemunhas de Jeová poderão submeter-se a transfusões de sangue sem correrem risco de excomunhão, no que representa uma mudança doutrinária radical. Tomada numa reunião secreta dos 12 membros que orientam mundialmente o movimento, em sua sede em Nova York, a decisão foi caracterizada como um "pequeno ajuste" pelos líderes da religião. A nova posição sobre as transfusões representa o maior abandono de posição no movimento desde que o Armagedon previsto para 1975 não ocorreu. (The Times)
Na verdade, não somente o Estadão mas também a BBC, de Londres, publicou no website deles - que pode ser visto aqui - a mesma notícia. Por que teriam dois bem-conceituados órgãos de notícias, o The Times e a BBC, publicado artigos com manchetes tais como as acima? Naturalmente, porque eles receberam essa informação de uma fonte oficial. Foi o porta-voz da Sociedade em Londres, Paul Gillies, que divulgou uma nota aos meios de comunicação anunciando as medidas. O que ocorreu, porém, foi que no mesmo dia, ou no seguinte, Paul Gillies parece ter desmentido ou corrigido o que ele próprio tinha divulgado, pois o jornal o Estado publicou, no dia seguinte, uma nota - que pode ser vista aqui - dizendo tratar-se de um erro do jornal Inglês. Segue o texto da correção do Estado:

Ao contrário do que foi noticiado na nota "Testemunhas de Jeová: transfusão de sangue liberada" (Geral, 14/6, pág. 17A), elas não podem receber transfusão de sangue. A informação foi divulgada pela Ansa, agência noticiosa italiana, com base em reportagem do Times. Ontem, a agência retificou a notícia, alegando erro do jornal.
Contudo, há algo no mínimo estranho em tudo isso. Como é que dois órgãos de notícias bem-respeitados tirariam coincidentemente a mesma conclusão de um comunicado divulgado à imprensa? Como se explica que não há nota alguma de erro no website do Times, apesar de o Estado ter dito que a Ansa desmentiu alegando erro daquele jornal? Teria sido essa confusão provocada propositalmente pela filial Inglesa da Sociedade? Não se sabe. Veja a seguir a tradução da matéria do Times, publicada no jornal em 14 de Junho de 2000 e que gerou tudo isso:


Testemunhas dão meia-volta em transfusões de sangue
(por Ruth Gledhill, correspondente de religião)
Transfusões de sangue passam a ser permitido para as Testemunhas de Jeová depois de uma extraordinária meia-volta feita por líderes desta religião controversial. Os anciãos decidiram que as Testemunhas de Jeová que aceitarem transfusões em situações de vida-ou-morte não mais terão de enfrentar excomunhão de sua religião. Este passo representa a maior mudança no movimento desde que o predito Armagedon não aconteceu como previsto em 1975. Com a mudança nesta prática da Torre de Vigia, transfusões de sangue foi oficialmente relegado a "ato não passível de desassociação". A decisão, tomada em reunião secreta pelos 12 membros do corpo governante mundial, na matriz do movimento em Nova Iorque, foi minimizada pelos líderes da religião como sendo um "ligeiro ajuste". Ela vem no rastro de décadas de publicidade adversa por adultos e crianças terem morrido ou chegado próximo de morrer por causa da fé deles. Apenas na semana passada, a Testemunha de Jeová, Brent Bond, de Nottingham, que perdeu 2,84 litros de sangue em um corte de machadinha, renunciou sua fé apenas segundos antes de perder consciência de modo que pudesse ter uma transfusão de sangue salvadora da vida. Percebendo que sua mãe jamais daria permissão para uma transfusão, ele disse aos paramédicos: "Não sou mais uma Testemunha de Jeová. Dou minha permissão para uma transfusão." Em Janeiro, uma jovem mãe, Beverly Matthews, 33, de Stockport, morreu depois de recusar uma transfusão de sangue de emergência. Em Março do ano passado, a Associação de Anestesistas emitiu novas diretrizes declarando que as Testemunhas de Jeová podiam ser permitidas morrer se recusassem transfusões.
Cartas já foram enviadas a anciãos por toda Grã-Bretanha, onde existem cerca de 130.000 Testemunhas de Jeová, bem como para os anciãos dos outros seis milhões de aderentes no mundo explicando que eles não mais devem expulsar membros que aceitarem sangue. Os anciãos vão então comunicar às comissões locais de ligação com hospitais, que fazem a ligação entre as Testemunhas de Jeová e a equipe médica. As Testemunhas de Jeová vêem a vida como uma dádiva de Deus, representada pelo sangue. Eles interpretam certas passagens da Bíblia como significando que não podem aceitar nenhuma forma de transfusão de sangue. O ensino quanto ao sangue propriamente dito não mudou, mas até hoje qualquer Testemunha de Jeová que conscientemente aceitasse sangue ou que permitisse à sua criança ou bebê uma transfusão de sangue, mesmo sabendo que eles morreriam sem ela, enfrentava a "desassociação".
Paul Gillies, porta-voz das Testemunhas de Jeová, que têm sua filial Inglesa em Mill Hill, North London, disse que não aceitar sangue ainda era um "valor fundamental" da religião. "É bem provável que alguém sob pressão numa mesa de operação tomaria uma transfusão de sangue porque eles não querem morrer. No dia seguinte pode ser que digam que se arrependeram da decisão. Nós então daríamos a eles conforto e ajuda espiritual. Nenhuma ação seria tomada contra eles. Nós veríamos isso apenas como um momento de fraqueza." Ele disse que mesmo que a Testemunha de Jeová não se arrependesse, ela não seria expulsa mas apenas vista como tendo se "dissociado" da religião.
Geoffrey Unwin, uma ex-Testemunha de Jeová que agora escreve sobre a religião sob o nome de King James, disse: "As Testemunhas de Jeová que são excomungadas passam a ser taxadas de apóstatas ou anticristos e os amigos e parentes dentro do movimento são instruídos a evitar a companhia dela, nem mesmo a cumprimentando se um encontro por acaso acontecer na rua." Ele previu raiva generalizada quanto à mudança e disse que conhecia dois ex-membros que estavam considerando tomar ação legal. "Eu conheço uma pessoa que foi enxotada apenas por questionar este ensino. Eles foram evitados por todos os amigos e vizinhos e tiveram que mudar de casa."

Paul Gillies escreve ao The Times. E um leitor também.
Dois dias depois da publicação da matéria acima pelo Times, Gillies escreve ao Times na tentativa de esclarecer o que ele achou que os meios de comunicação não tinham entendido. Um 'scan' da mensagem dele ao Times pode ser visto aqui. Note que não trata-se de uma nota de erro do Times. O Times, numa elogiável atitude de imparcialidade, apenas publica o que recebeu de Paul Gillies, provavelmente à pedido dele. Nesta mensagem, contudo, Gillies evita cuidadosamente termos comprometedores. Por exemplo, ao invés de dizer que a Testemunha com sua ação se "dissocia", ele diz que o "indivíduo não mais é visto como membro da congregação Cristã das Testemunhas de Jeová". Pior ainda, ele não diz que alguém se dissociar significa, para todos os efeitos práticos, o mesmo que ele ser desassociado (expulso).
Todavia, um leitor também escreve ao Times e dá uma dica do que pode estar por trás dessa mudança: Dinheiro e relações públicas, ao invés do bem-estar espiritual das Testemunhas. Veja aqui a mensagem desse leitor.

Uma coisa é ruim, a outra pior ainda
É difícil imaginar que órgãos noticiosos tradicionais tais como o The Times, BBC, Ansa, Estado de São Paulo, tenham todos mal-interpretado o comunicado distribuído pela filial em Londres, porque observe que tanto a BBC como o Times botam entre aspas quando dizem que as transfusões passam à categoria de "atos não passíveis de desassociação". Das duas uma: Ou este comunicado foi uma verdadeira trapalhada, ou uma tentativa de lograr a imprensa - por não conhecer os detalhes da terminologia usada pelas Testemunhas - foi o que foi intencionado [2]. Tão mau quanto isto em si já seja, temos agora o Paul Gillies a enviar uma nota ao The Times dizendo que aceitação de transfusão de sangue sinaliza o desejo da Testemunha de se dissociar. Se isto for realmente assim, isto também é lamentável visto que as Testemunhas não estão - pelo menos não até esta data - de forma alguma cientes disso, pois tal orientação não encontra-se em nenhuma publicação da Sociedade. Estaria a Sociedade, a exemplo do que ocorreu em Portugal e na Bulgária, a adotar regras diferentes para países diferentes? Estariam as Testemunhas a receber agora "alimento espiritual" através da imprensa? Infelizmente, parece que sim!
Está confuso? O Vítor também. Não se sabe se confusão foi exatamente o que a Sociedade quis, mas sabe-se que foi precisamente isso o que ela gerou.

Notas
[1] Os nomes foram trocados.

[2] A nota 1 ao pé da página do artigo São as Testemunhas de Jeová Mestres, ou Vítimas do Engano? têm um link para o website AJWRB onde se faz uma consideração dessa prática.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

A Questão da Origem Pagã

Segundo entendem as Testemunhas de Jeová, assim como algumas outras organizações religiosas, a maioria das festividades, tais como Natal, Páscoa, aniversário, etc., não podem ser celebradas em função de sua origem pagã. E realmente, temos que reconhecer que muitos dos costumes da sociedade atual, incluindo estes citados e muitos outros (ex.: alianças de casamento, baton, máscara facial estética, lápis de olhos, etc...) têm origem pagã.
A questão é: o fato de um costume ter origem pagã impede o cristão de aderir ao referido? Analise cuidadosamente os seguintes pontos:

EMBALSAMAMENTO

De acordo com os Egípcios, a prática de embalsamar servia para preservar o corpo, como um futuro veículo, em suporte à sua crença de que o corpo era a manifestação física da alma; o reflexo de de um ser divino interno; uma perfeitamente integrada e orquestrada união de entidade (alma) e veículo (corpo). Mesmo após a morte, remanesceria uma ligação etérea entre a alma e o corpo. Eles criam que entrar em um nível superior do ser dependia de vários aspectos, o que incluía a preparação do corpo, procedimentos cerimoniais, e acima de tudo, que o aspirante tivesse vivido uma vida livre das hostes do mal. O processo seletivo era simbolicamente representado na popular cena da "Balança", onde o coração de um defunto era pesado contra uma pena. Se a balaça fosse desfavorável, o desejo do defunto por uma gloriosa nova vida remanesceria inatingido.
Será que os servos de Deus no passado evitavam, ou mesmo abominavam o procedimento de embalsamar, por causa de suas origens pagãs? Certamente sabiam do significado religioso de tal prática. No entanto, vejam como fez José com seu pai, Jacó:
"Assim Jacó terminou de dar ordens aos seus filhos. Recolheu então os seus pés ao leito e expirou, e foi ajuntado ao seu povo. José lançou-se então sobre a face de seu pai e rompeu em pranto sobre ele, e beijou-o. Depois, José ordenou aos seus servos, os médicos, que embalsamassem seu pai. De modo que os médicos embalsamaram Israel, e levaram com ele quarenta dias inteiros, pois levam costumeiramente tantos dias para o embalsamamento, e os egípcios continuavam a verter lágrimas por ele, por setenta dias" - Gênesis 49:33-50:3
Conforme notado claramente, José, mesmo sendo um servo leal de Deus, e sendo ávido praticante do que é correto, não objetou em seguir um costume pagão. Naturalmente, se agiu assim e não foi condenado por Jeová, nada fez de errado. Assim, este é um relato de um servo de Deus valendo-se de costumes pagãos, ou com origens pagãs. Havemos de lembrar que estes costumes não envolviam qualquer tipo de adoração direta a um deus ou deidade, de forma que não constituía uma violação da vontade do Deus supremo e verdadeiro.

MUMIFICAÇÃO

          De acordo com O Torá: Um Comentário Moderno, o propósito da mumificação, largamente     praticada no Egito, era o de preservar o corpo como uma ajuda para a alma, quando ela fizesse sua jornada para uma nova vida. Assim, o corpo era tratado com mirra e especiarias similares, lavado, e então colocado dentro de uma caverna, numa montanha.
Novamente, observamos um procedimento de origem pagã, mas largamente utilizado pelos servos de Deus no passado. Primeiro exemplo:
"Depois, José morreu à idade de cento e dez anos; e fizeram-no embalsamar, e ele foi posto num ataúde, no Egito." - Gênesis 50:26
Ainda,  se observarmos os relatos contidos em Gênesis 23:11, 17, 19, 20; 25:9; 49:29,30, notaremos quão comum era tal costume de origem pagã, mesmo entre os servos de Deus.
Agora, vejamos um exemplo que ainda que fosse solitário, falaria por tudo o mais que pudesse surgir no assunto em questão:"Também Nicodemos, o homem que viera a ele pela primeira vez de noite, veio trazer um rolo de mirra e aloés, cerca de trinta e três quilos [disso]. 40 Tomaram assim o corpo de Jesus e o envolveram com faixas, junto com os aromas, do modo como os judeus costumam preparar para o enterro" - João 19:39-40

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Plágio ou Roubo ?

A Sociedade muda a capa de "A Sentinela" de 15/09/82 forçada por companhia de bebidas alcoólicas

Cada número de A SENTINELA é reimpresso depois em um volume encadernado ao término do ano. Mas o número de 15 de setembro de 1982 foi reimpresso com uma capa diferente. (Edições estrangeiras também impressas depois da edição inglesa/norte-americana mostravam uma nova capa.) Por que? O que fez a Sociedade Tore de Vigia deixar de usar a silhueta da varanda num bonito pôr-do-sol vermelho e a substitui-la com uma cena de árvores e montanhas?
A resposta é tão chocante para as Testemunhas de Jeová que a Sociedade está tentando encobri-la.
Um Leopardo não pode mudar suas manchas, mas A SENTINELA pode mudar sua capa. E é exatamente isso que a Sociedade fez, quando foi pega no flagra -- roubando a foto de uma companhia de bebidas alcoólicas. Aqui está o que aconteceu:
Desde a metade de 1981, o anúncio de uma bebida alccólica num pôr-de-sol em uma varanda apareceu em várias revistas importantes dos E.U.A. Então, o número de A Sentinela de 15 de setembro de 1982, foi publicada com a mesma gravura (ligeiramente modificada) em sua capa. Quando questionada, o porta-voz oficial da Sociedade primeiro disse que o artista deles tinha desenhado o mesmo quadro simplesmente "por coincidência".
No entanto, Comments from the Friends (Comentários dos Amigos), em sua edição de outubro de 1982, expõe publicamente o que a Sociedade tinha feito. Ex-Testemunhas de Jeová também colocaram anúncios no jornal, fizeram telefonemas, escreveram cartas, etc., tornando conhecida a fonte da gravura da capa de A Sentinela.
Em meio a tal publicidade, a companhia de bebidas alcoólicas descobriu o que tinha acontecido. Por não engolir a história de "coincidência", eles tiveram um contato com a Sociedade Torre de Vigia através de seus advogados. Pega no flagra -- com a gravura da companhia de bebida alcoólica em sua capa, e ansiosos para evitar o embaraço adicional, a Sociedade Torre de Vigia fez um acordo fora dos tribunais. Neste estava incluso obviamente, a certeza de que eles deixariam de usar a gravura da companhia de bebida alcoólica nas publicações deles. Aqui está a gravura original do anuncio de Johnny Walker (revista Readers Digest):
Assim, quando as revistas A Sentinela foram reimpressas como um volume encadernado ao término de 1982, a capa do número de 15 de setembro mostrou uma gravura diferente, como a vista abaixo. (Edições em idioma estrangeiro impressas poucas semanas depois que a edição americana foram também mudadas.)












Mas a Sociedade ainda está tentando encobrir os fatos!
Pessoas que perguntam por que a reimpressão de volume encadernado tem uma gravura de capa diferente estão recebendo respostas como a da carta da Sociedade mostrada aqui dizendo que a capa foi mudada para "produzir uma ilustração mais apropriada e satisfatória".
Por que a Sociedade está tão determinada a esconder a verdade a respeito da capa do número de 15 de setembro de 1982 de "A Sentinela" ? Porque esta informação expõe "A Sentinela" para o que ela realmente é -- não "o canal de comunicação" de Deus, como ela mesmo diz, mas apenas uma outra revista como as outras revistas as quais ela roubou suas gravuras.

Tradução de uma carta enviada à Somerset:
Caro Senhor XXXXX:
Seu telegrama de 27 de Novembro de 1982 me foi seguido para considerações.
Somerset também ficou "pasma" sobre a descoberta de um anúncio do whiskey Johnnie Walker Red Label na capa de Setembro de A Sentinela. Este anúncio foi originalmente publicado em 29 de Junho de 1981 nos jornais U.S News e World Report e em todas as principais revistas deste então, e foi feito o copyright naquela ocasião. Somerset já concluiu o assunto com as Testemunhas de jeová e acreditamos que nenhuma ação adicional será necessária.
Em resposta as suas perguntas a respeito do "cross owning of stock", somerset é completamente financiada pela Norton Simon, Inc.; Somerset não tem uma lista dos acionistas da Norton.
Eu espero que esta carta tenha sido de ajuda a você.
Sinceremente,
Eve H.Reisbaum

Tradução da 2ª Carta:
Sua carta para Sr. Reinsbaum datada de 3 de dezembro de 1984, foi enviada a mim para responde-la. O Sr. Reisbaum deixou o emprego na Somerset.

Em resposta para suas investigações, por favor, esteja certo que não houve nenhum litígio entre a Somerset e a Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados de Nova Iorque, Inc (STVB), com respeito a sua edição de 15 de setembro, 1982 de "A Sentinela". A Somerset simplesmente alertou a STVB para o problema e a STVB imediatamente concordou em mudar a capa de tal edição em todas as edições programadas para distribuição em língua estrangeira, inclusive edições do idioma inglês. Infelizmente, a edição dos Estados Unidos já estava em distribuição e não pôde ser cancelada. O indivíduo da STVB que lhe escreveu ano passado deve ser equivocado, visto que, nós estamos assegurados pelo conselho da STVB que a capa das edições estrangeiras foram mudadas.
De qualquer forma, nós compreendemos que a capa de "A sentinela" foi rudada por engano e visto que o erro foi corrigido, a Somerset conclui o assunto como encerrado.

Obrigado por sua investigação.


Tradução da Carta da Sociedade:
Caro Amigo:
Nós aproveitamos esta ocasião para responder a sua recente carta, na qual você pergunta sobre a ilustração da capa do número de 15 de Setembro de 1982, de "A Sentinela".
De vez em quando, são feitos ajustes na arte que aparece em nossa literatura. Isto geralmente é feito para produzir uma ilustração mais apropriada e satisfatória, o que é o caso referente a "A Sentinela" que você menciona. A ilustração da capa que aparece no seu número do volume de 1982 está igual aquela usada em nossas edições de idioma estrangeiro.
Você indica estar tendo algum contato com as Testemunhas de Jeová em sua vizinhança, e talvez você teve oportunidade de assistir algumas das reuniões cristãs em um salão do reino local. Por outro lado, se você ainda não assistiu, nós cordialmente o convidamos a fazer isso, de acordo com sua conveniência. É evidente que, você pode dirigir livremente quaisquer de suas perguntas bíblicas para as testemunhas de Jeová quando elas lhe fizerem uma próxima visita em sua casa.
Sinceramente no Serviço de Jeová

Um pouco investigação revela que o 'roubo' da gravura da companhia de bebidas alcoólicas é de forma alguma o primeiro escândalo na sede de Torre de Vigia. Nem tãopouco é a primeira vez que a Sociedade mudou de idéia a respeito de suas gravuras, suas datas proféticas, suas doutrinas, etc.
Por exemplo, quando a profecia da Sociedade Torre de Vigia de que o mundo terminaria em 1914 se provou falsa, a data foi mudada para 1918. Então para 1925, etc. Depois, para 1975. E agora [até 1983, ano em que foi escrito este artigo] a Sociedade Torre de Vigia prediz que o mundo terminará "antes que a geração que viu os eventos de 1914 passe".
De face a estas e outras mudanças, as próprias Testemunhas de Jeová se tem achado na situação descrita pela paráfrase da Bíblia Viva (Living Bible) de Efésio 4:14 (Traduzida pelo Irmão Brasileiro) --
." . . sempre mudando nossas mentes a respeito daquilo que cremos, porque alguém nos contou algo diferente, ou habilmente mentiu para nós e fez com que a mentira soasse como a verdade ".
Se você é uma das Testemunhas de Jeová, e agora percebe que a alegação da Sociedade Torre de Vigia de ser "o canal de comunicação de Deus" é falsa, você deve por si mesmo identificar o verdadeiro canal. O canal de Deus não é qualquer organização que publica uma revista, mas é o "único mediador entre Deus e os homens", Jesus Cristo.
Jesus lhe convida a vir ao Pai por Ele: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai exceto por mim". (João 14:6) A Sociedade pode mudar suas gravuras, suas datas proféticas e seus ensinos, mas "Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e para sempre". (Hebreus 13:8)
Aceite o convite de Jesus, e aprenda o veradeiro significado do Cristianismo -- algo mais que a rotina seca de assistir reuniões e ir de casa para oferecendo revistas. Jesus diz,
"Venham a mim, tudos vós que labutam e estão sobrecarregados, e eu vos darei descanso. Assume o meu jugo e aprendei de mim, pois sou gentil e humilde de coração', e acharás descanso para as vossas almas.' Sim, meu jugo é fácil e meu fardo é leve". (Mateus 11:28-30, A Bíblia de Jerusalém [Edição Americana].
Adaptado de artigo com Direitos Autorais (Copyright (c)) por David A. Reed da edição de outono de 1983 de "Comments From the Friends" (Comentários dos Amigos)
Comments From the Friends - P.O Box 819, Assonet, MA 02702.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

As Testemunhas de Jeová São Perseguidas ?

Logo que comecei a acessar páginas na Internet sobre as testemunhas de Jeová, fiquei impressionado com a quantidade de páginas que falavam mal da Sociedade Torre de Vigia e das testemunhas de Jeová. Isso me dava mais certeza de que a religião das testemunhas de Jeová era a verdadeira, afinal nenhuma outra era tão "perseguida" quanto elas. Similarmente, muitas testemunhas hoje têm sua fé na organização fortalecida através deste mesmo raciocínio. Mas afinal, será mesmo que as testemunhas de Jeová são perseguidas?

Por que não se fazem páginas expondo as falhas de outras religiões?

O tratamento dado às testemunhas é diferente pois a religião é diferente. Não que essa diferença em si seja prova de que esta é a religião verdadeira.
Por exemplo, qual religião você conhece que expulsa e proíbe que seus membros tenham qualquer contato, até mesmo cumprimentar, os expulsos? Qual religião que expulsa o membro que discorda de qualquer que seja a doutrina por ela ensinada?

Qual religião que exige que seus adeptos cortem contato até com os parentes expulsos, mesmo que seja a própria mãe, que encoraja que os patrões demitam funcionários que foram desassociados?

Qual religião que advoga ser a única verdadeira e o único canal de comunicação entre Deus e os homens? Sim , as testemunhas de Jeová é uma religião ímpar neste sentido e tal singularidade acaba por exigir um tratamento também singular.
Nas outras religiões você pode manifestar sua opinião e até mesmo deixar de pertencer a tal religião e ainda assim gozar da amizade e respeito de todos. Mas que dizer se você faz isso dentro da organização da testemunhas de Jeová? Como já citado, as represálias são pesadas para tais.
Imagine que você descobriu uma série de coisas questionáveis sobre sua religião e não pode falar com ninguém sob o risco de ser expulso e sofrer isolamento social até mesmo de seus parentes e melhores amigos? Que faria? Escrever centenas de cartas anônimas seria trabalhoso, arriscado e pouco proveitoso. Publicar um livro, seria mais trabalhoso, dispendioso e sua expulsão seria certa. A solução mais viável e prática ultimamente é usar a Internet. Por que? Ora, a Internet permite além do anonimato, a chance de que testemunhas de Jeová possam ler as matérias sem se expor, sem precisar ter contato visual e pessoal com um dito "apóstata" , mesmo porque todos os que saem da organização são tidos como apóstatas, e ficam totalmente impossibilitados de falar com os que ficaram, os motivos que os levou a deixar a religião, uma vez que os que ficam são proibidos de falar com tais sob pena de também serem expulsos. Por tudo isso , a única chance que os que deixaram a organização tem para se defender e ajudar outros a se libertarem dos ensinos errados é através da Internet. É impossível para a Sociedade ou qualquer outra testemunha descobrir se algum irmão anda lendo ou conversando com ex-testemunhas, a menos que este comece a fazer perguntas que os deixem sem respostas. Daí a eficácia da Internet e por isso que proliferam as páginas de ex-testemunhas. Não é perseguição como parece, mas de qual outra maneira poderiam as ex-testemunhas contar os verdadeiros motivos que os levaram a abandonar o movimento?

É claro que existem páginas que realmente exageram e falam de modo leviano da organização, levantando injúrias difamações e até calúnia, mas não são todas. Esta página que você está lendo por exemplo, é totalmente idônea e se houver alguma leviandade e mentira POR FAVOR nos mostre que faremos questão de retirar ou então esclarecer melhor.

Se todas as vezes que expuserem as falhas de uma religião, pessoa ou organização estiver perseguindo-as , então a Igreja Universal do Reino de Deus é perseguida, a igreja Católica é perseguida, todos os políticos são perseguidos, George Bush é perseguido, Osama Bin Laden é perseguido e assim por diante.

A tática da Sociedade de ignorar as acusações como se elas não existissem tem dado certo uma vez que se a Sociedade de fato não têm como responder a grande maioria das questões pois sabem que estão errados e não tem como se defender.

Não perseguimos as testemunhas de Jeová, apenas buscamos esclarecê-las pra que saiam da passiva ignorância e comecem, ao menos, provocar mudanças dentro da organização para que menos vidas sejam sacrificadas (como na questão do sangue) e menos traumas psicológicos aconteçam. Lutamos pela liberdade de mentes aprisionadas e pelo direito universal à informação total, direito este que é negado atualmente ás testemunhas cristãs de Jeová.

Kaíque Santos.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Quem é Jesus ?


A correta resposta a esta pergunta é crucial para todo aquele que professa ser um cristão. Afinal, o próprio nome "cristão" deriva dEle (Jesus Cristo), e saber quem é Ele deve ser um desejo do verdadeiro servo de Deus.
Para as religiões orientais, Jesus foi um grande sábio, alguém que alcançou o nirvana, uma espécie de estado elevado onde o sujeito se sintoniza com o divino, ou como diz um aclamado autor religioso desta linha de pensamento: ''a libertação de influências cármicas" (Deepak Chopra).  Já os muçulmanos crêem que Jesus foi apenas um grande profeta de Alá. Enquanto isto, as Testemunhas de Jeová dizem que Jesus foi o arcanjo Miguel (um anjo) encarnado e que agora reina a direita de Jeová numa posição exaltada. Mas afinal, quem é Jesus ? Ele é um profeta ? É um sábio ? É um arcanjo ? Um anjo ? Ou será que Ele é algo mais ? A resposta a estas perguntas poderá definir a sua eternidade, e faz-se mister respondê-las corretamente, à luz do livro que o próprio Deus deixou como legado para o ser humano: a Bíblia.
O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE JESUS
Se olharmos atentamente para o registro bíblico, veremos que ele nos revela progressivamente a identidade de Cristo. Quando consultamos as Escrituras Hebraicas (o velho testamento) vemos um Jesus não muito aparente. Se um judeu olhasse para as escrituras, certamente para ele Cristo era apenas uma promessa futura, o grande libertador de Israel, que tiraria o povo da servidão e o libertaria do jugo opressor do inimigo, exaltando seu reinado aqui na terra. Entretanto, quando Cristo se revelou, habitando entre nós, Ele mostrou que seu reino não era terreno (João 18:36). Ele também mostrou que teria de sofrer para ser exaltado (Mateus 17:12; João 12:16). Isto deve ter sido um choque para aqueles que creram em Jesus como Salvador de Israel perante seus inimigos (apesar de ele ser exatamente isto). Eles esperavam uma salvação terrena, mas encontraram uma espiritual. Isto mostra que a revelação que Deus faz dos seus propósitos em muitas das vezes é gradual, mas nunca é contraditória, da mesma forma que a revelação de quem Cristo é foi gradual.
Entretanto, com a chegada do Espírito Santo, tudo que havia de embaraço na mente dos apóstolos e discípulos acerca de Jesus e seus propósitos deixou de existir, pois o Espírito "ensina todas as coisas" (1 João 2:27) até as coisas "mais profundas de Deus" (1 Cor. 2:10).
Assim, vejamos agora o que a Bíblia realmente diz sobre Jesus. Antes de mais nada, se você é uma Testemunha de Jeová, quero lhe dizer que o que você vai ver agora certamente lhe passou desapercebido, porque tais referências dificilmente são discutidas nas reuniões do Salão do Reino (local de reunião das Testemunhas de Jeová). Vamos ver o que a Bíblia fala de Jeová e de Jesus Cristo, e traçar um comparativo entre os textos, para que cheguemos a uma conclusão lógica e sólida. A metodologia será simples: vamos ler os textos de cada quadro e depois fazer um comentário acerca de cada um. A Bíblia falará por si mesma.

O PRIMEIRO E O ÚLTIMO & ALFA E ÔMEGA
JEOVÁ
JESUS
Isaías 44:6 (TNM) “Assim disse Jeová, o Rei de Israel e seu Resgatador, Jeová dos exércitos: ‘Sou o primeiro e sou o último, e além de mim não há Deus.

Apocalipse (Revelação) 1:17,18 (TNM): E quando o vi, caí como que morto aos seus pés.E ele pôs a sua mão direita sobre mim e disse: “Não temas. Eu sou o Primeiro e o Último, 18 e o vivente; e fiquei morto, mas, eis que vivo para todo o sempre, e tenho as chaves da morte e do Hades.
JEOVÁ
JESUS
Apocalipse 1:8 (TNM): “Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz Jeová Deus, “Aquele que é, e que era, e que vem, o Todo-poderoso”.
Apocalipse (Revelação) 22:13,16 (TNM): 13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último, o princípio e o fim... 16 “‘Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos dar testemunho destas coisas para as congregações. Eu sou a raiz e a descendência de Davi, e a resplandecente estrela da manhã.’”

Jeová diz aos seus filhos de Israel que Ele é o "Primeiro e o Último" em Isaías 44:6. Nós também vemos Jesus afirmar em Apocalipse (Revelação) 1:18 que Ele é o "Primeiro e o Último". Encontramos o mesmo exemplo cruzando Apocalipse 1:8 e Apocalipse 22:13,16, o qual faz referência aos dois títulos (Primeiro e Último e Alfa e Ômega). Mas afinal, quem é o Primeiro e o Último ? E quem é o Alfa e o Ômega ? É Jesus, ou é Jeová ? Não se preocupe agora com as respostas. Elas se tornarão mais claras no final. Eu só lhe peço que tenha paciência de ler o artigo até o final para se certificar de ver todas as referências.

TODO JOELHO SE DOBRARÁ E TODA LÍNGUA CONFESSARÁ
JEOVÁ
JESUS
Romanos 14:11 (TNM): Pois está escrito: "‘Por minha vida’, diz Jeová, ‘todo joelho se dobrará diante de mim e toda língua reconhecerá abertamente a Deus’.

Filipenses 2:10,11 (TNM): a fim de que, no nome de Jesus, se dobre todo joelho dos no céu, e dos na terra, e dos debaixo do chão, 11 e toda língua reconheça abertamente que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus, o Pai.

Romanos 14:11 fala, numa citação direta de Isaías 45:23, que "todo joelho se dobrará diante de mim e toda língua reconhecerá abertamente a Deus". Para nossa surpresa, Paulo diz que "se dobre todo joelho dos no céu... e toda língua reconheça abertamente que Jesus Cristo é Senhor*". 
*Devemos nos lembrar que a palavra "Senhor" nas escrituras gregas (novo testamento) é empregada para denotar Deus e era usada tanto para Jesus como para o Pai. O nome Jeová nem sequer consta em quaisquer dos originais das escrituras gregas, mesmo nos manuscritos mais antigos (alguns fragmentos até mesmo contemporâneos ao tempo dos apóstolos), mas apenas nas Escrituras Hebraicas (antigo testamento).

JEOVÁ É AVALIADO POR 30 MOEDAS DE PRATA
JEOVÁ
JESUS
Zacarias 11:13 (TNM): Nisso Jeová me disse: "Lança-o na tesouraria — o valor majestoso com que fui avaliado do seu ponto de vista." Concordemente, tomei as trinta moedas de prata e lancei-as na tesouraria da casa de Jeová.
Mateus 26:14,15 (TNM): 14 Então um dos doze, aquele chamado Judas Iscariotes, dirigiu-se aos principais sacerdotes 15 e disse: "O que me dareis para traí-lo a vós?" Estipularam-lhe trinta moedas de prata.

Aqui o profeta Zacarias mostra que Jeová é avaliado por seu povo por 30 moedas de prata. Será uma mera coincidência que Jesus tenha sido avaliado por 30 moedas de prata pelos sacerdotes de seu tempo ?

PASTOR
JEOVÁ
JESUS
Salmos 23:1 (TNM): Jeová é o meu Pastor. Nada me faltará.
João 10:11 (TNM): Eu sou o pastor excelente; o pastor excelente entrega a sua alma em benefício das ovelhas.

Jeová, segundo os Salmos 23:1, é o nosso pastor e Jesus se identifica como o pastor excelente em João 10:11. Afinal, quem é o nosso pastor ?

FICAREMOS POSTADOS DIANTE DA CADEIRA DE...
JEOVÁ
JESUS
Romanos 14:10 (TNM): Porque nós todos ficaremos postados diante da cadeira de juiz de Deus;
2 Coríntios 5:10 (TNM): Pois todos nós temos de ser manifestados perante a cadeira de juiz do Cristo.

Romanos 14:10 diz que todos nós ficaremos postados diante da cadeira de juiz de Deus, mas 2 Coríntios 5:10 afirma que teremos de ser manifestados perante a cadeira de juiz de Cristo. Afinal de contas, quem será mesmo o juiz ? Jeová ou Jesus ? (Tenha paciência, mais abaixo vamos tirar esta confusão em pratos limpos).

JUIZ
JEOVÁ
JESUS
Isaías 33:22a (TNM): Porque Jeová é o nosso Juiz, Jeová é o nosso Legislador
2 Timóteo 4:1 (TNM): Eu te mando solenemente, perante Deus e Cristo Jesus, que está destinado a julgar os vivos e os mortos,

Jeová é o nosso juiz, diz Isaías 33:22, mas Cristo é quem está destinado a julgar os vivos e os mortos (sendo assim o juiz).

SEREMOS TESTEMUNHAS DE...
JEOVÁ
JESUS
Isaías 43:10 (TNM): "Vós sois as minhas testemunhas", é a pronunciação de Jeová, "sim, meu servo a quem escolhi, para que saibais e tenhais fé em mim, e para que entendais que eu sou o Mesmo. Antes de mim não foi formado nenhum Deus e depois de mim continuou a não haver nenhum.
Atos 1:8 (TNM): mas, ao chegar sobre vós o espírito santo, recebereis poder e sereis testemunhas de mim tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até à parte mais distante da terra."

Jeová diz em Isaías 43:10 que "sois as minhas testemunhas", enquanto Jesus diz em Atos 1:8 que os seus receberiam poder e seriam suas testemunhas "até a parte mais distante da terra". É impressionante como as Testemunhas de Jeová que lêem este texto (Atos 1:8) não conseguem ver que Jesus diz que os seus discípulos teriam que ser suas testemunhas. Na época em que eu ainda freqüentava o Salão do Reino, vi um ancião (equivalente a um pastor ou padre) ler este texto e depois dizer: "vemos que temos que ser Testemunhas de Jeová", enquanto que o texto diz claramente que devemos ser testemunhas de Jesus. Entretanto, Isaías também fala que devemos ser testemunhas de Jeová. De quem devemos ser testemunhas ?

SENHOR DOS SENHORES
JEOVÁ
JESUS
Deuteronômio 10:17 (TNM): Pois, Jeová, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores
Apocalipse (Revelação) 17:14 (TNM): Estes batalharão contra o Cordeiro, mas, porque ele é Senhor dos senhores e Rei dos reis, o Cordeiro os vencerá.

A Bíblia mais uma vez aponta que Jeová é "Senhor dos Senhores" em Deuteronômio 10:17, e fala a mesma coisa a respeito de Jesus em Apocalipse (Revelação) 17:14, chamando o cordeiro de "Senhor dos Senhores".

SALVADOR
JEOVÁ
JESUS
Isaías 43:11 (TNM): Eu é que sou Jeová, e além de mim não há salvador.
Tito 1:3 b (TNM) ... sob o mandado de nosso Salvador, Deus;
Tito 3:4 (TNM): No entanto, quando se manifestou a benignidade e o amor ao homem da parte de nosso Salvador, Deus
Tito 2:10 (TNM)
: para que adornem o ensino de nosso Salvador, Deus, em todas as coisas.


Atos 4: 10-12 (TNM): seja sabido de todos vós e de todo o povo de Israel, que é no nome de Jesus Cristo, o nazareno, ... 12 Outrossim, não há salvação em nenhum outro, pois não há outro nome debaixo do céu, que tenha sido dado entre os homens, pelo qual tenhamos de ser salvos."
Tito 3:6 (TNM): Este [espírito] ele derramou ricamente sobre nós por intermédio de Jesus Cristo, nosso Salvador,
Tito 2:13 (TNM): ao passo que aguardamos a feliz esperança e a gloriosa manifestação do grande Deus e [do]* Salvador de nós, Cristo Jesus,
*Este [do] não consta nos originais e em nenhuma tradução de respeito, mas é uma inserção maldosa da Torre de Vigia.

Esta parte merece um comentário mais extenso. Note que Jeová começa dizendo em Isaías 43:11 que além dEle não há salvador! Não há outro Salvador além de Jeová, é o que o texto diz. Mas Atos 4:12 fala que "não há outro nome debaixo do céu pelo qual tenhamos de ser salvos" e está dizendo que isto é em nome de Jesus Cristo. Daí, Tito, aquele que mais usou o termo salvador para Deus, e que também sempre dizia que o salvador era Jesus, fala que Deus é o nosso salvador em Tito 1:3. Tito 3:4 e Tito 2:10 (além de outros). Entretanto, em Tito 3:6 e Tito 2:13 ele diz que o nosso salvador é Jesus. Inclusive, em Tito 2:13 ele diz da "manifestação do grande Deus e Salvador de nós, Cristo Jesus". Neste texto ele vai mais fundo e diz que Jesus é o grande Deus e Salvador nosso. A equipe da tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas não poderia aceitar isto, afinal, "Jesus não pode ser Deus, ele é apenas um anjo exaltado" e acrescenta um [do] no texto para "completar o sentido do português". Tem cabimento este [do] ? Nenhuma tradução respeitável verteu o texto desta maneira, pois Tito fala do Deus (Theos) e (kai) salvador (Sotéros). Não existe tal preposição "do" no meio do texto original.

CRIADOR
JEOVÁ
JESUS
Gênesis 1:1 (TNM): No princípio Deus criou os céus e a terra.
Isaías 44:24b (TNM): "Eu, Jeová, faço tudo, estendendo os céus por mim mesmo, estirando a terra. Quem estava comigo?
Hebreus 3:4 (TNM): Cada casa, naturalmente, é construída por alguém, mas quem construiu todas as coisas é Deus.



João 1:2,3 (TNM): Este estava no princípio com o Deus. 3 Todas as coisas vieram à existência por intermédio dele, e à parte dele nem mesmo uma só coisa veio à existência.
Colossensses 1:16,17 (João F.de Almeida): porque nele (em Jesus) foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas;

Hebreus 1:8-10 (TNM):  Mas, com referência ao Filho: ... E: "Tu, ó Senhor, lançaste no princípio os alicerces da própria terra, e os céus são obras das tuas mãos.

Jeová pergunta em Isaías 44:24 (parte b): "Quem estava comigo ?", dando a entender que somente Jeová estava no ato da criação. No entanto, João diz que Jesus "estava no princípio com o Deus". Além disso, Paulo fala aos Hebreus que "quem construiu todas as coisas é Deus". Este mesmo Paulo, alguns versículos antes fala em Espírito (sob a inspiração do Espírito Santo) que o Pai fala com referência ao filho que Ele "lançou no princípio os alicerces da própria terra, e os céus são obras" das mãos do próprio Jesus. Com relação a Colessensses 1:16,17, preferi usar a versão João Ferreira de Almeida, pois esta não faz outra inclusão descabida no texto, usando [outras] entre cada ação criativa de Jesus para desmerecer e "fazer o sentido correto" para a doutrina das Testemunhas de Jeová. Tal palavra não consta nos originais e foi inserida para que a Bíblia concordasse com as heresias do "escravo fiel e discreto".

REI DOS JUDEUS
JEOVÁ
JESUS
Isaías 33:22b (TNM): Jeová é o nosso Rei; ele mesmo nos salvará.
Isaías 44:6a (TNM): Assim disse Jeová, o Rei de Israel e seu Resgatador, Jeová.
Mateus 2:2 (TNM): dizendo: "Onde está aquele que nasceu rei dos judeus? Pois vimos a sua estrela [quando estávamos] no Oriente e viemos prestar-lhe homenagem."João 12:13-15 (TNM): E começaram a clamar: "Salva, rogamos-te! Bendito aquele que vem em nome de Jeová, sim, o rei de Israel!" 14 Mas, tendo Jesus achado um jumentinho, sentou-se nele, assim como está escrito: 15 "Não temas, filha de Sião. Eis que vem o teu rei, sentado num filho de jumenta."
Mateus 27:11 (TNM): Jesus estava então perante o governador; e o governador fez-lhe a pergunta: "És tu o rei dos judeus?" Jesus replicou: "Tu mesmo [o] dizes."

João 19:21 (TNM)
: "Não escrevas ‘O Rei dos Judeus’, mas que ele disse: ‘Eu sou o Rei dos Judeus.
Mateus 27:37 (TNM): Também puseram por cima de sua cabeça a acusação contra ele, por escrito: "Este é Jesus, o Rei dos judeus."

JESUS É DEUS

DEUS & PAI
JEOVÁ
JESUS
Isaías 45:5 (TNM): Eu sou Jeová, e não há outro. Além de mim não há Deus.
Isaías 10:21,21 (TNM): e certamente se apoiarão em Jeová, o Santo de Israel, em veracidade. 21 Um mero restante retornará, o restante de Jacó, ao Deus Poderoso.
Isaías 64:8 (TNM): E agora, ó Jeová, tu és nosso Pai. Somos o barro e tu és o nosso Oleiro;
Isaías 6:9 (TNM): Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o domínio principesco virá a estar sobre o seu ombro. E será chamado pelo nome de Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.
João 1:1 (TNM versões mais antigas): No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com o Deus, e a Palavra era Deus.
Hebreus 1:8 (João F.de Almeida): Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.
João 20:28 (TNM): Em resposta, Tomé disse-lhe: "Meu Senhor e meu Deus!"

Jeová diz claramente que "além de mim não há Deus", mas a Bíblia insiste em chamar Jesus de Deus em Isaías 6:9, João 1:1, Hebreus 1:8 (que é uma citação direta de Salmos 45:6) e João 20:28, afora todos os exemplos indiretos que já vimos. Há quem diga que a TNM não verte Hebreus 1:8 desta forma. De fato, ela não o faz. Mas, esta é mais uma adulteração do texto por parte da STV. Este documento não tem por objetivo discutir os erros de tradução da Sociedade, e por esta razão não  vou fazê-lo aqui. No entanto, basta a própria Bíblia para desmentir qualquer tradução errada. Que o Pai está chamando o filho de Deus em Hebreus 1:8, fica claro nos versículos seguintes (10-12), que Ele continua a falar do filho: "E: "Tu, ó Senhor, lançaste no princípio os alicerces da própria terra, e os céus são obras das tuas mãos. 11 Eles é que perecerão, mas tu é que hás de permanecer continuamente; e todos eles envelhecerão qual roupa exterior, 12 e tu os enrolarás assim como a uma capa, como a uma roupa exterior; e eles serão mudados, mas tu és o mesmo, e os teus anos nunca se acabarão." Esta é uma citação de Salmos 102:24-27, que diz "Passei a dizer: "Ó meu Deus, Não me retires na metade dos meus dias; Teus anos são por todas as gerações. 25 Há muito lançaste os alicerces da própria terra E os céus são o trabalho das tuas mãos. 26 Eles é que perecerão, mas tu mesmo continuarás de pé; E todos eles se gastarão como a roupa. Tu os substituirás assim como a uma vestimenta e eles terminarão a sua vez. 27 Mas tu és o mesmo, e os teus próprios anos não se completarão.". O próprio Pai dá ao filho o cumprimento do Salmo que foi dirigido a Deus Jeová, conforme o próprio livro de Hebreus deixa claro ao dizer no versículo 8 do capítulo 1o que o Pai fala toda esta passagem com "referência ao Filho".

DEUS  É ADORADO
JEOVÁ
JESUS
Mateus 4:10 (TNM): Jesus disse-lhe então: "Vai-te, Satanás! Pois está escrito: ‘É a Jeová, teu Deus, que tens de adorar e é somente a ele que tens de prestar serviço sagrado.’"
Apocalipse (Revelação) 19:10 (TNM): Prostrei-me então diante dos seus pés para adorá-lo (de um anjo). Mas ele me diz: "Toma cuidado! Não faças isso! Sou [apenas] co-escravo teu e dos teus irmãos, que têm a obra de dar testemunho de Jesus. Adora a Deus; pois, dar-se testemunho de Jesus é o que inspira o profetizar."
Hebreus 1:6 (TNM nas versões mais antigas): Mas, ao trazer novamente o seu Primogênito à terra habitada, ele diz: "E todos os anjos de Deus o adorem."
João 9:37,38 (João F.de Almeida): Disse-lhe Jesus: Já o viste, e é ele quem fala contigo. Disse o homem: Creio, Senhor! E o adorou.
Apocalipse 5:11-14 (TNM):E eu vi, e ouvi uma voz de muitos anjos em volta do trono, e das criaturas viventes, e dos anciãos, e o número deles era miríades de miríades e milhares de milhares, 12 dizendo com voz alta: "O Cordeiro que foi morto é digno de receber o poder, e as riquezas, e a sabedoria, e a força, e a honra, e a glória, e a bênção."13 E toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e no mar, e todas as coisas neles, eu ouvi dizer: "Ao que está sentado no trono e ao Cordeiro seja a bênção, e a honra, e a glória, e o poderio para todo o sempre." 14 E as quatro criaturas viventes diziam: "Amém!" e os anciãos prostraram-se e adoraram.

Somente DEUS é adorado, e não um anjo ou arcanjo!
Creio que já vimos exemplos suficientes (entretanto, existem muitos outros, e alisto mais alguns abaixo) para chegarmos a uma conclusão óbvia, racional e clara do assunto: Jesus é Deus. Eu não estou dizendo que Jesus é o Pai. O que quero dizer é que Ele é Um com o Pai (e com o Espírito Santo - João 10:30). Pense bem: Jeová foi muito claro ao afirmar que não dividiria sua glória com NINGUÉM (Isaías 42:8; 48:11). Porque o Pai dividiria sua glória com um arcanjo ? Esta idéia é descabida de qualquer sentido. Mas se Jesus é Deus, ou em outras palavras, se o filho, tanto quanto o pai, for Jeová (assim como o Espírito Santo é Jeová) qualquer confusão quanto as comparações feitas acima desaparecem.
A esta altura você deve estar pensando: "não pode ser... Deus disse que Ele é só um único Deus. Isto não faz o menor sentido, isto é politeísmo". Deixe-me dizer uma coisa: Deus é um único Deus (Deuteronômio 6:4-5). Quem crê na trindade divina crê num único Deus, não em três deuses. Vou citar alguns exemplos do cotidiano para lhe mostrar algo que é composto mas ao mesmo tempo é único. Por exemplo, creio que você deve ter um aparelho de som em casa. Como você o chama ? "O meu som", talvez diga. Perceba que é um único objeto, e você não tem dificuldade alguma em chamá-lo de "som". Porém, se você perceber, verá que ele é um único objeto composto de três partes distintas, que funcionam interligadas, mas de forma independente. O toca CD é o toca CD, e não se confunde com o toca fitas e nem com o sintonizador de rádio AM/FM e assim sucessivamente. É apenas um aparelho de som, subsistindo em três partes separadas, cada um com sua função, porém interligadas de tal forma que nos leva a chamá-lo de um aparelho de som. Um outro exemplo, sendo que um pouco mais abstrato: vemos todos os dias aquela grande estrela brilhante sobre nós e o chamamos de sol. No entanto, o sol irradia calor, que nós sentimos claramente em nossa pele, bem como sua intensa luz. A luz não é o sol, mas vem dele, nem tampouco é o sol calor, embora este emane dele.
Deus é assim. Embora não tenha aqui neste artigo falado sobre a terceira pessoa da trindade (o Espírito Santo), nem da própria trindade, pelo fato deste documento não estar tratando diretamente deste assunto, você pode ter certeza de que Ele (o Espírito Santo) também é Deus, pois a Bíblia tem cruzamentos similares que falam de Jeová e depois deixa claro que aquela referência foi para o Espírito Santo. Eu não vou resistir e vou colocar alguns exemplos contundentes abaixo:

AQUELE QUE SONDA OS RINS E O CORAÇÃO E DÁ CONFORME AS OBRAS
JEOVÁ
JESUS
Espírito Santo
Jeremias 17:10 (TNM): Eu, Jeová, esquadrinho o coração, examino os rins, sim, para dar a cada um segundo os seus caminhos, segundo os frutos das suas ações.
Jeremias 11:20 (TNM)
: Mas Jeová dos exércitos está julgando com justiça; ele examina os rins e o coração. Veja eu a tua vingança sobre eles, porque foi a ti que revelei meu pleito judicial.
1 Crônicas 28:9b (TNM): porque Jeová sonda todos os corações e discerne toda inclinação dos pensamentos
1 Crônicas 29:17 (TNM): E eu bem sei, ó meu Deus, que tu examinas o coração e que tens prazer na retidão.
2 Crônicas 6:30 (TNM): então que tu mesmo ouças desde os céus, lugar da tua morada, e terás de perdoar e dar a cada um segundo todos os seus caminhos, porque conheces o seu coração (pois somente tu mesmo conheces bem o coração dos filhos da humanidade);
 
Apocalipse (Revelação) 2:1,23 (TNM): 1 Ao anjo da congregação em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que segura na sua direita as sete estrelas, aquele que anda no meio dos sete candelabros de ouro (Jesus): ... E matarei os filhos dela com praga mortífera, de modo que todas as congregações saberão que sou eu quem pesquisa os rins e os corações, e eu vos darei individualmente segundo as vossas ações.
João 2:24,25 (TNM): Mas o próprio Jesus não se confiava a eles, porque os conhecia a todos 25 e porque não tinha necessidade de que alguém desse testemunho do homem, pois ele mesmo sabia o que havia no homem.
Romanos 8:26,27 (TNM): De maneira semelhante, o Espírito também se junta com ajuda para a nossa fraqueza; pois não sabemos o [problema de] em prol de que devemos orar assim como necessitamos, mas o próprio Espírito implora por nós com gemidos não pronunciados. 27 Contudo, aquele que pesquisa os corações sabe o sentido do espírito, porque está intercedendo de acordo com Deus, a favor dos santos.

Se alguém tinha alguma dúvida de que Jesus é Deus (e que o Espírito Santo é Deus), este texto é irrefutável (ainda vou mostrar outro abaixo). Jeová  em 5 textos, notadamente o de Jeremias 17:10, diz que É ELE MESMO que "esquadra o coração, examino os rins, sim, para dar a cada um segundo os seus caminhos, segundo os frutos das suas ações". Isto mesmo! Ele diz que é ELE quem esquadrinha os rins e o coração para dar a cada um segundo suas obras. Em Apocalipse (Revelação) temos a "Revelação" de QUEM vai fazer isto: Jesus. Meu amigo, não há mais como duvidar: a Bíblia está falando da MESMA PESSOA (explico: do mesmo DEUS, pois o Pai não é o Filho, nem o Filho é o Pai, nem o Espírito Santo, e etc, mas todos são um, assim como marido e mulher é uma só carne - sendo duas pessoas). E aí entra em cenaa o Espírito Santo, aquele que "pesquisa os corações". 
Devo aqui fazer outro adendo importante: todo mundo sabe que não há outro, exceto Deus, que sabe o pensamento do homem. Até as Testemunhas de Jeová concordam que Satanás não pode ler os pensamentos dos homens. Se Satanás, que era um anjo muito poderoso não pode, imagine os próprios anjos. Até as TJ's concordam que anjos não lêem pensamentos e intenções do coração. Se ainda "não caiu a sua ficha" acorde! Somente DEUS pode esquadrinhar a pessoa e suas intenções e mais ninguém. E se Jesus deixa claro em Apocalipse (Revelação) de que "todos saberão que sou eu quem pesquisa os rins e corações" Ele não só está deixando claro que quem falava em Jeremias 17:10 era Ele, mas também que Ele é Deus.
Mas... Vamos ver mais um, para não ficarmos só com um exemplo:

ISAÍAS VIU A GLÓRIA DE DEUS E JEOVÁ PROFETIZA SOBRE ISRAEL
JEOVÁ
JESUS
Espírito Santo
Isaías 6:1-10 (TNM): No ano em que morreu o Rei Uzias, eu, no entanto, cheguei a ver Jeová sentado num trono enaltecido e elevado, e as orlas da sua [veste] enchiam o templo. 2 Acima dele havia serafins de pé. Cada um tinha seis asas. Com duas cobria sua face, e com duas cobria seus pés, e com duas voava. 3 E este clamou para aquele e disse: "Santo, santo, santo é Jeová dos exércitos. A plenitude de toda a terra é sua glória." 4 E os pivôs dos limiares começaram a estremecer diante da voz daquele que clamava, e a própria casa encheu-se gradualmente de fumaça. 5 E eu passei a dizer: "Ai de mim! Pois, a bem dizer, fui silenciado, porque sou homem de lábios impuros e moro no meio de um povo de lábios impuros; pois os meus olhos viram o próprio Rei, Jeová dos exércitos!" 6 Em vista disso voou para mim um dos serafins, e na sua mão havia uma brasa viva que ele tirara do altar com uma tenaz. 7 E ele passou a tocar-me a boca e a dizer: "Eis que isto tocou os teus lábios, e teu erro sumiu e o próprio pecado teu está expiado."8 E comecei a ouvir a voz de Jeová, dizendo: "A quem enviarei e quem irá por nós?" E eu passei a dizer: "Eis-me aqui! Envia-me." 9 E ele prosseguiu, dizendo: "Vai, e tens de dizer a este povo: ‘Ouvi vez após vez, mas não entendais; e vede vez após vez, mas não obtenhais conhecimento.’ 10 Torna embotado o coração deste povo e torna insensíveis os próprios ouvidos deles, e gruda os próprios olhos deles, para que não vejam com os seus olhos e não ouçam com os seus ouvidos, e para que seu próprio coração não entenda, e para que realmente não recuem e obtenham para si a cura.
João 12:36-41 (João Ferreira de Almeida): 36 Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que vos torneis filhos da luz. Havendo Jesus assim falado, retirou-se e escondeu-se deles. 37 E embora tivesse operado tantos sinais diante deles, não criam nele;
38 para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías: Senhor, quem creu em nossa pregação? e aquem foi revelado o braço do Senhor? 39 Por isso não podiam crer, porque, como disse ainda Isaías: 40 Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos e entendam com o coração, e se convertam, e eu os cure. 41 Estas coisas disse Isaías, porque viu a sua glória, e dele falou.
Atos 28:25-27 (TNM): 25 Assim, visto haver desacordo entre eles, começaram a retirar-se, fazendo Paulo este único comentário: "O Espírito Santo falou aptamente por intermédio de Isaías, o profeta, a vossos antepassados, 26 dizendo: ‘Vai a este povo e dize: "Ouvindo ouvireis, mas de modo algum entendereis; e, olhando olhareis, mas de modo algum vereis. 27 Pois o coração deste povo tem ficado embotado e com os seus ouvidos têm ouvido sem reação, e eles têm fechado os olhos; para que nunca vissem com os olhos, nem ouvissem com os ouvidos, nem entendessem com o coração e se voltassem, e eu os sarasse.

Esta passagem é de uma riqueza sem igual para (aliás, são tantos exemplos que já nem sei qual o melhor) provarmos o que estamos falando. Antes de esclarecermos qualquer coisa, note que em Isaias 6:3 os serafins que glorificam a Deus falam: "Santo, Santo, Santo é Jeová dos exércitos". Santo, Santo e Santo (3 vezes) é Jeová! Isto é uma fórmula trinitária. Ainda mais, quando Deus fala com Isaías Ele pergunta: "Quem irá por NÓS ?" (um plural). Isaías prossegue e vê o próprio Jeová (em visão é claro - ou seja, uma figura que representava Deus, pois homem algum jamais viu a Deus em sua forma espiritual - e nem pode, pois morreria). Então, Jeová fala a Isaías que os olhos do povo de Israel ficariam insensíveis as obras maravilhosas de Deus. Agora vamos para o texto de João. Eu preferi usar aqui a versão João Ferreira de Almeida, visto que ela retrata melhor o contexto. Entretanto, mesmo quem ler a passagem na TNM vai ver claramente que João estava falando de Jesus. Pois bem, Isaías viu a glória de Jeová, mas vemos João dizendo que Isaías viu a sua glória (de Jesus) e dele falou. Percebe a ligação ? Agora, em Atos, o apóstolo Paulo fala as mesmas palavras de Isaías 6:9,10, aplicando a passagem para aquele povo insensível e fala que o Espírito Santo (tomei a liberdade de colocar as iniciais em maiúsculo na TNM) foi aquele que falou a Isaías.
Você quer mais um exemplo ? Será que a ordem "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" (Mateus 28:19) não lhe diz alguma coisa ? Faz sentido alguém batizar em nome de um arcanjo ? Ou pior ainda, em nome de uma "força ativa" impessoal ? Este texto só faz sentido se a ordem foi batizar em nome de DEUS.
Para explicar a trindade, poderia aqui ter falado dos credos existentes, ter dito que se tratava de um "mistério" (embora o seja) ou ter dado respostas evasivas. Mas mostrei a trindade na Bíblia, que revela gradualmente as coisas (no Antigo Testamento estas coisas estavam implícitas - vindo a ficar explícitas no Novo) fazendo simples cruzamentos de textos, que mostram indiscutivelmente que os profetas e apóstolos usaram o nome de Jeová tanto para o Pai, o Filho e o Espírito Santo, deixando a unidade da divindade para todos nós vermos. Só não vê quem tem um véu em seu coração - mas Deus é poderoso para tirar o véu (Leia 2 Cor. 3:13-16).
Vou repetir, entretanto, algo muito importante: saiba que o filho não é o Pai, assim como o Pai não é o filho, nem o Espírito Santo é o Pai, mas estes formam a divindade santa: Deus, o verdadeiro Jeová (Pai, Filho e Espírito Santo). É por isto que a Bíblia pode falar que Jeová é o Salvador, é o Pastor, o Juiz, Primeiro e Último e que todos confessarão abertamente que Ele é o Senhor e falar a mesma coisa do Filho e do Espírito Santo. Desfaz-se qualquer confusão com esta revelação de Deus.
Mas só para não deixar passar em branco a questão do politeísmo, posso afirmar sim, com toda a convicção que politeísta é a Sociedade Torre de Vigia. Porque afirmo isto ? Primeiro, só há um Deus (Deut. 6:4-5). Entretanto a Bíblia chama Jesus diretamente de Deus em Isaías 9:6, João 1:1, João 20:28, Hebreus 1:8 e João 1:18 além do Espírito Santo nos dois exemplos citados acima (existem mais é claro - mas o objetivo deste documento não é este) . A sociedade não vê nenhum problema de reconhecer Jesus como "um deus". Afinal, até mesmo Satanás é chamado de "deus deste sistema de coisas" na Bíblia, porque Jesus não poderia ser chamado de "um deus" ?  Acompanhe agora o meu raciocínio: se só há um Deus verdadeiro, por eliminação todos os outros serão deuses falsos. Assim, segundo a própria lógica da Torre de Vigia, Jesus seria mais um dos "deuses falsos" deste mundo. Ou na melhor das hipóteses, que teríamos dois deuses. O Todo-Poderoso (Jeová) e o Deus poderoso (Jesus). Isto é a ressurreição da mitologia grega, que acreditava num Deus maior (Zeus) e numa outra classe de deuses menores (os deuses e semi-deuses). Isto é politeísmo claro e totalmente anti-bíblico!
Agora, se você ainda está com problemas para entender a triunidade de Deus, deixe-me dizer a você que o problema não está com Deus. O problema está com você. Você está tentando entender Deus com sua natureza humana, com o espírito do homem (leia 1 Cor. 2:11). Em outras palavras, você está tentando conceber Deus com sua experiência de vida, baseado nas suas observações e compreensão do que você observa. Tudo que vai além disso (que transcende disto) lhe é estranho e inconcebível. Não podemos ser assim, amado leitor. Vou lhe dar um exemplo de que podemos crer no transcendente: todos crêem que Deus é eterno, que nunca teve princípio. Mesmo que isso seja estranho para nós humanos - a idéia de nunca ter tido princípio - nós cremos mesmo assim, por fé em Deus.
Você precisa mudar seu paradigma para entender as coisas espirituais. "Mas o que é paradigma ?". Vou lhe mostrar na prática. Veja o desenho da figura abaixo. Você deve fazer os mesmos pontos numa folha de papel e tentar passar com a caneta sobre os todos os pontos, com quatro linhas e sem tirar a caneta do papel (ou seja, deve fazer sem que a ponta da caneta deixe de entrar em contato com o papel). Você também a pessoa não poderá repassar a caneta pelo mesmo ponto mais de uma vez. Vamos lá, tente. Veja a resposta clicando na figura - mas faça o exercício antes no papel, senão isto perde o sentido.
O QUE A BÍBLIA FALA MAIS A RESPEITO DE JESUS
A Bíblia não pára por ai com respeito a Jesus. Ela também diz que:
  • Todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão escondidos nele (Col. 2:3);
  • Toda a plenitude da divindade habita nele (Col. 2:9);
  • Ele sustenta todas as coisas pela palavra de seu poder (Heb. 1:3);
Jesus também possuía todos os atributos divinos:
  • Onipotência (Jo 5:17-19; Apo 1:8-11; Isa 9:6);
  • Onipresença (Mat 18:20; Mat 28:20);
  • Onisciência (Jo 2:25; Apo 2:23; Mat 11:27);
  • Imutabilidade (Heb 1:11-12; Heb 13:8);
  • Eternidade (Isa 9:6; Miq 5:2; Jo 8:58);
  • Digno de adoração (Fil 2:9-11; Heb 1:6; Apo 5:12-13).
As obras divinas são atribuídas a Cristo:
  • O Filho cooperou com o Pai na obra da criação (Jo 1:3; Col 1:16; Heb 2:10);
  • Todas as coisas são sustentadas por Ele (Heb 1:3);
  • Jesus, a semelhança do Pai, é o doador da vida, vivificando a todos a quem Ele quer (Jo 5:21,25,28, Fil 3:21);
  • A obra da salvação é atribuída a Ele (Sal 79:9; Isa 43:11; Isa 45:21; Os 13:4).
Será que uma pessoa com todos estes atributos pode ser um arcanjo ?
Algumas razões pelas quais a divindade de Jesus é absolutamente necessária:
  • Só alguém que fosse Deus infinito poderia arcar com toda a pena de todos os pecados de todos os que cressem nEle;
  • Nenhum ser humano, nem qualquer outra criatura, poderia salvar a humanidade. Apenas o próprio Deus poderia executar tal obra, conforme Jonas 2:9.
PORQUE OS CRISTÃOS VERDADEIROS FALAM MUITO DE JESUS
Apesar de muitas Testemunhas de Jeová pensarem que os cristãos (ou como eles dizem: a cristandade) só falam de Jesus, e que não falam de Jeová (embora vimos aqui que tanto faz), isto está longe de ser real. O Pai é tão glorificado quanto o Filho. Afinal, quem não honra o Filho não honra o Pai (Leia João 5:23). Some-se a isto o fato de que o Rei agora é Jesus, pois o próprio Pai entregou o reinado a Ele e o exaltou soberanamente para que toda língua confesse que Ele (Jesus) é o Senhor para honra do próprio Pai (Filipenses 2:9-11), e que não há outro nome debaixo dos céus pelo qual venhamos a ser salvos (Atos 4:12). Adicione também que devemos mesmo falar com Jesus, pois é através dele que chagamos ao Pai, pois ele é o nosso único intermediário (Leia 1 Tim. 2:5)*. Devemos assim fazer como Estevão, que orou ao "Senhor Jesus" (Atos 7:59).
O que deve ficar transparente aqui é que não importa se estamos chamando por Jesus, pelo Pai, ou pelo Espírito Santo, pois estamos chamando a Jeová de qualquer forma. Não importa mesmo se você continue a chamá-lo de Jeová, porque é isso que Deus é (EU SOU O QUE SOU - EU CAUSO O QUE VEM A SER). O que importa é você ter consciência da divindade de Cristo e da verdadeira natureza de Deus (um ser composto mas ao mesmo tempo único). Este é o verdadeiro Deus, o verdadeiro Jeová.
*OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Embora as escrituras deixem bem claro que Jesus é o intermediário entre Deus e os homens, a Torre de Vigia não pensa assim. Eles pensam que Jesus é o intermediário apenas entre os "ungidos" (os 144.000) e Deus, e que os demais (a grande maioria das testemunhas - 99,9%) devem ter como intermediários estes mesmos homens (os "ungidos"). Confira isto na própria publicação da Sociedade Torre de Vigia, Segurança Mundial Sob o Príncipe da Paz [Worldwide Security Under the Prince of Peace], na página 10, ou ainda no Estudo Perspicaz das Escrituras, sob o tópico Mediador, notadamente no sub-tópico "Aqueles Para Quem Cristo É Mediador". Com isto, eles tomam o lugar que só cabe a Cristo e põe deliberadamente em perigo espiritual a vida de milhões de pessoas. Há um estudo nesta página, intitulado "O mediador das TJ's" (clique no link para visualizá-lo e saber mais a respeito disto).
CONCLUSÃO DA MATÉRIA
Por todos os fatos que vimos aqui, biblicamente mostrados, não dá para duvidar que Jesus Cristo é o Senhor e é Deus. Passar a ter conhecimento disto trás consigo uma responsabilidade maior. Deus não leva em conta o tempo da ignorância (Atos 17:30), mas agora você sabe o que não sabia antes. Você deve agir então de acordo com o que a Bíblia diz, não com o que um homem ou grupo de homens diz. Não importa o quanto você vá sofrer com isto, afinal, Deus é mais importante que os homens, e até nossa própria família (Leia Atos 4:18-20 e Mateus 10:37). E mesmo que você padeça um pouco com sua decisão, Deus o fortalecerá (2 Cor. 1:4; 1 Ped. 5:9). Além disso, o verdadeiro Deus realmente responde orações (Atos 10:4, 1 Reis 8:45, Salmos 69:13 e Daniel 9:17) e não te deixará, nem te desamparará (Isaías 42:16 e Hebreus 13:5) e certamente te fará feliz (Leia Salmos 128:2). Este não é o Deus que você talvez esteja acostumado (que responde as vezes ou nunca responde).
O QUE FAZER AGORA ?
"Eis que estou em pé a porta e estou batendo. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei na sua casa e tomarei a refeição noturna com ele e ele comigo" (Revelação 3:20 TNM).
Entregue o seu caminho a Jesus e receba-O como seu Senhor e Salvador. Isto pode ser feito em sua própria casa, no seu quarto ou onde preferir. Ore comigo:

Se você fez isto, Deus tem uma grande promessa para você:
"porque sois filhos, Deus enviou o espírito do seu Filho aos nossos corações, e ele clama Aba, Pai"! (Gálatas 4:6 TNM).
"Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?" (1 Coríntios 3:16 João Ferreira de Almeida)
Deus, a partir de agora, habita dentro de você e começará o trabalho de santificação em sua vida. Ele vai começar a te ensinar (1 João 2:27) e guiar os teus passos (João 16:13).
Que Deus, o verdadeiro Jeová te abençoe ricamente!

Santo e altíssimo Deus, criador dos céus e da terra, que se nos revelou pelo nome de Jeová, o grande EU SOU a Moisés, a Abraão, Isaque e a Jacó. Deus grande e maravilhoso, venho neste momento pedir que tu adentres com toda tua força, com todo o teu amor na minha vida. Confesso que sou pecador(a) e que não posso me redimir sozinho(a). Me salva com o precioso sangue do cordeiro, para que eu possa ser justo(a) diante de ti. Me dá do teu Santo Espírito, para que eu possa me sentir um(a) filho(a), para que eu possa sentir a tua presença. Faz uma grande transformação na minha vida, para que eu possa saber que este momento foi especial, para que eu possa marcar esta data no meu calendário como o dia que o Deus supremo, o Deus verdadeiro me acolheu como herdeiro(a) de suas promessas. Eu também desfaço neste momento, diante de ti e de todos, qualquer envolvimento que eu tenha feito, consciente e inconscientemente no reino das trevas. Eu nada tenho a ver com eles, mas apenas com o reino da luz, com o reino de Jeová. Apaga agora todas as minhas transgressões e me lave com o sangue de Jesus, purificando minha vida para que eu seja conforme o que queres. Que eu possa testemunhar acerca das transformações que tu já estás fazendo, para a honra e glória do teu nome. Pelo nome santo de Jesus entrego todo o meu viver, totalmente em tuas mãos. AMÉM!!!