segunda-feira, 27 de junho de 2011

As Loucas Aventuras Proféticas da Torre de Vigia - 1


O Rei do Norte e o Rei do Sul

Final dos anos 40. Regimes socialistas e comunistas começavam a florescer em nações como a ex-União Soviética. Logo eles se tornaram conhecidos pelo resto do mundo que acabara de testemunhar os horrores da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Mas não importando a opção de governo, países como os EUA e a União Soviética resolveram investir pesadamente em algo mais atemorizante ainda: a "corrida armamentista".

Envolta nesse perigoso contexto de mundo, a sede da Torre de Vigia, em Brooklyn, EUA, abrigava alguns ansiosos profetas de plantão que se interessaram em estudar febrilmente o quadro da "Guerra Fria" entre os EUA e a ex-União Soviética para encaixá-lo em alguma profecia bíblica.

O evento profético bíblico escolhido para a interpretação particular da organização das Testemunhas de Jeová da guerra fria foi logo definido. Do livro bíblico de Daniel, capítulo 11, que fala sobre um Rei do Norte e um Rei do Sul, suscitaram-se interpretações "inquietantes" a partir da Torre de Vigia, que tanto serviram para estimular a curiosidade de uns como arrepios de outros. Como costuma agir a organização, o "entendimento" dela sobre essa profecia, conforme o tempo passava, foi mudando. Os dois reis assumiram, no decorrer de poucas décadas de história, caras novas, tendo em vista as inesperadas conjunturas mundiais.

Em 1999, a Torre resolveu apelar para um "entendimento" mais abrangente: a de que esses reis já haviam existido desde muito tempo, com rostos diferentes, representando outras nações poderosas no curso da história. Publicou-se, então, um livro chamado "Profecia de Daniel".

Nesse livro, o Rei do Norte, por exemplo, que por tanto tempo havia sido interpretado pela Torre de Vigia como sendo a ex-União Soviética, teve de perder sua coroa e tomar outro rumo. E por quê? Porque a Rússia hoje em dia já não representa grande perigo para o Rei do Sul, supostamente o império anglo-americano.

A profecia havia simplesmente caducado e tinha de sofrer alterações convenientes. Mas como era a mesma publicada desde 1958? Deixe que a Despertai! de 08/12/81, pág 10, nos relate (o grifo é nosso):

__________________________________________________________________



As causas da crescente tensão mundial

No livro ‘Seja Feita a Tua Vontade na Terra’, publicado em 1958, a União Soviética foi identificada como sendo o "rei do norte", mencionado em Daniel capítulo 11. "O Rei do sul", também mencionado nesse capítulo, foi identificado como sendo o chamado mundo livre, liderado pelos Estados Unidos e pela Grã-Bretanha. Esse capítulo da profecia bíblica descreve uma competição entre estes dois reis simbólicos, na seguinte linguagem:


"E, no tempo do fim, o Rei do sul se empenhará com ele [o Rei do norte] em dar empurrões, e o Rei do norte arremeterá contra ele com carros, e com cavaleiros, e com muitos navios . . . E ele [o Rei do norte] dominará realmente sobre os tesouros ocultos de ouro e de prata e sobre todas as coisas desejáveis do Egito." - Dan. 11:40, 43.

O que significava isso, O livro ‘Seja Feita a Tua Vontade na Terra’ fez a seguinte interessantíssima predição baseada na Bíblia, há mais de 22 anos:


"Só o futuro dirá até onde o Rei do norte conseguiu avançar quando ele chegar ao seu ‘tempo do fim’. Mas, está predito que ele obterá o controle sobre os tesouros de ouro, de prata e de todas as coisas preciosas deste mundo comercializado e materialista, inclusive sobre o petróleo." - Página 281.


Hoje, a União Soviética é uma das pouquíssimas nações industrializadas que não precisam importar petróleo. A União Soviética também controla vastos depósitos de minerais muito estratégicos que o "rei do sul" precisa desesperadamente. Não é de admirar que em anos recentes a política mundial tem sido caracterizada por um jogo de "empurrões" entre as superpotências!

__________________________________________________________________


A "interessantíssima predição baseada na Bíblia" de que o Rei do Norte e do Sul ficariam a "dar empurrões entre si", tinha de ser modificada urgentemente com o fim da Guerra Fria, a verdadeira fonte do "novo entendimento"; mudada a situação do mundo, mudam-se também as interpretações da organização, e mais uma "nova luz" brilhou no mundo TJtiano.

A organização tornou-se mestre em utilizar artifícios sutis para remover de sua história os transtornos, os embaraços e os vexames que ela mesma criou e promoveu ao longo do tempo através de suas especulações proféticas desapontadoras. Por vezes, ela confunde a cabeça de seus membros e depois usa de sofismas e raciocínios falaciosos a fim de promover sua imagem de "mãe" amorosa que se preocupa em dar novo "alimento espiritual" nutritivo e especial a seus filhos espalhados mundo afora. Para tanto, ela precisa de vez em quando, recompor tralhas proféticas e reformulá-las. Surgem então os chamados "novos entendimentos" e, como que por uma tal "orientação do espírito santo de Deus", as velhas idéias são re-editadas numa linguagem que descaradamente subestima a inteligência alheia e mostra o verdadeiro espírito que orienta os editores e profetas de Brooklyn.



As Faces "Mutantes" do Rei do Norte e do Sul


O que intriga os pesquisadores da Torre de Vigia, é a falta de questionamento dos membros fiéis que rapidamente compram as velhas roupas desbotadas e remendadas que ela lhes vende, como se fossem tecidos novinhos em folha. Quando os velhos "novos" artigos reaparecem nas prateleiras dos Salões do Reino, ostentando uma nova etiqueta atraente, eles nunca se perguntam sobre a já fragilizada natureza dos mesmos.

À guisa de exemplo, vejamos como ela induziu o mundo TJ a pensar que simplesmente havia um padrão bíblico-histórico para a mudança de identidade dos dois reis em questão, tão logo ela concluiu que o erro profético tinha de ser consertado. Um indício disso pode ser achado no capítulo 14 do livro "Profecia de Daniel" (1999) cujo título é: "Os dois reis mudam de identidade".

Acompanhe a seqüência dos "entendimentos" anteriores, até o lançamento desse último livro (1999) e veja como foram feitas as investidas proféticas relacionadas com o Rei do Norte e Rei do Sul por vários anos. (Todo o material a seguir foi extraído de publicações da própria organização. [Os grifos são nossos]):


de 1 de agosto de 1977, página 461:
A Sentinela


",é evidente que a profecia de Daniel está tendo cumprimento na época atual. Ela predisse com exatidão que o comunista "rei do norte" estaria decidido a desenvolver seu potencial militar como meio de influenciar os assuntos do mundo. Resta ver até que ponto este "rei" será bem sucedido em fazer isso, antes de Deus dar cabo de todo este sistema de coisas. — Dan. 2:44; 11:44, 45.
Militar Soviético
Desenvolvimento


As profecias bíblicas no livro de Daniel, capítulo 11, delineiam a luta pela supremacia entre "o rei do norte" e "o rei do sul". A profecia indica que o "rei do norte" adora o "deus dos baluartes", quer dizer, o poderio militar baseado na tecnologia científica. — Dan. 11:36-43.


, desenrola-se paralelamente àquela profecia. E nos últimos meses, muitos têm sugerido que a União Soviética está no processo de ultrapassar os Estados Unidos em diversas categorias militares, vitais.
A luta atual pela supremacia, entre as forças comunistas lideradas pela União Soviética e as forças democráticas lideradas pelos Estados Unidos


O "Relatório Sobre Informações Secretas" da revista "Parade" fez o seguinte comentário: "A nova edição de ‘Jane’s All the World’s Aircraft’, publicada em Londres, afirma que a União Soviética é vastamente superior à América em aviação militar. . . . J. W. R. Taylor, respeitado redator de ‘Jane’s’, diz que há grande dúvida de que os E. U. A. poderiam equiparar-se à União Soviética numa guerra convencional, nesta época."



Sem se considerar a relativa posição militar destes dois "reis


de 15 de junho de 1981, página 30:
A Sentinela



Não obstante, a aliança anglo-americana continua na sua poderosa posição dominante como a Sétima Potência Mundial. Nem mesmo a União Soviética a ultrapassou por ter alcançado superior poderio militar, político e comercial. A Bíblia mostra que, neste sentido, haverá apenas sete potências mundiais, correspondentes às sete cabeças da fera. (Rev. 13:1) Há rivalidade e competição entre a potência mundial anglo-americana como o "rei do sul" e o "rei do norte" socialista, mas não há nenhum indício nas Escrituras de que o último substitua o primeiro como uma oitava potência mundial, antes de ambos terem o seu fim. - Dan. 11:40-45.


Na Despertai! 06/08/87, página 22, a organização apela para o "bloco comunista" e "bloco oponente", ao invés da velha ênfase na "União Soviética" e na "potência Anglo-americana" (Inglaterra e EUA), conforme vimos nas referências acima e na Despertai! de 08/12/81, pág. 10. Veja então essa Despertai! (06/08/87, página 22):


Em Daniel 11, a Bíblia simbolicamente designa o bloco comunista de nações como "o rei do norte", e o bloco oponente, como "o rei do sul". Veja o livro ‘Seja Feita a Tua Vontade na Terra’, distribuído pela Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, e publicado em português em 1962, páginas 244-284.


Esse tipo de menção menos arriscada ("o bloco comunista e o bloco oponente") já havia ocorrido levemente em A Sentinela de 1 de outubro de 1978:


O profeta Daniel falou sobre os nossos dias quando predisse o clímax da luta secular entre o "rei do norte" e o "rei do sul". Hoje em dia, estes dois reis são identificados como os blocos opostos das nações comunistas e das capitalistas, que lutam pelo domínio do mundo.


Observa o leitor a presunção ao dizer "o profeta Daniel falou sobre os NOSSOS DIAS". Quem estava falando ali era tão-somente a organização e não o servo de Deus, Daniel. Os rumos que tomaram as certezas proféticas da organização mostraram isso. O mundo mudou e nenhuma nação do bloco comunista hoje em dia representa antagonismo contra qualquer nação do bloco capitalista.

Desde a primeira identificação, em 1958, do "Rei do Norte" como sendo a União Soviética, o "entendimento" foi alterado e o leitor perspicaz pode notar que as declarações atuais ignoram tudo que foi enfatizado. A tentativa agora é dar vida a um mutante "rei do norte".

Veja o que ela hoje diz no livro Profecia de Daniel (1999), página 270, parágrafo 2, descrevendo a identidade "atual" do Rei do Norte até final da década de 40:





Durante as duas guerras mundiais, a Alemanha. No entanto, depois da Segunda Guerra Mundial, essa nação ficou dividida. A Alemanha Ocidental tornou-se aliada do rei do sul, e a Alemanha Oriental alinhou-se com outra poderosa entidade — o bloco comunista de nações, chefiado pela União Soviética. Este bloco, ou entidade política, ergueu-se como o rei do norte, em forte oposição à aliança anglo-americana. E a rivalidade entre os dois reis tornou-se uma Guerra Fria, que durou de 1948 a 1989. Anteriormente, o rei do norte, alemão, havia agido "contra o pacto sagrado". (Daniel 11:28, 30) tinha sido o principal inimigo do rei do sul — a Potência Mundial Anglo-Americana — e tinha ocupado a posição de rei do norte


Boa saída, não? Novamente, nesse livro (Profecia de Daniel) capítulo 16, parágrafo 21:

Com a dissolução da União Soviética, em dezembro de 1991, o rei do norte sofreu um sério revés. Quem será este rei quando se cumprir Daniel 11:44, 45? Será um dos países que faziam parte da anterior União Soviética? Ou mudará ele completamente de identidade, assim? Resultará o desenvolvimento de armas nucleares por mais nações numa nova corrida armamentista, afetando a identidade desse rei? Somente o tempo fornecerá as respostas a estas perguntas. É sábio não especularmos sobre isso. Quando o rei do norte empreender sua campanha final, todos os que têm perspicácia baseada na Bíblia discernirão claramente o cumprimento de profecia. como já fez várias vezes no passado


Primeiramente, as frases "o tempo fornecerá as respostas" e "não é sábio especularmos", não condiz com a conduta especulativa da organização. Ela poderia Ter apresentado um pedido de desculpas aos seus leitores por ter, não só especulado como tentado "fornecer as respostas a estas perguntas" que "somente o tempo" forneceria, quando divulgou mundial e enfaticamente que "sem se considerar a relativa posição militar destes dois "reis", ( é evidente que a profecia de Daniel está tendo cumprimento na época atual"A Sentinela de 1 de agosto de 1977, página 461). Tanto a norma bíblica de Atos 1:7 que ordena: "Não vos cabe obter conhecimento dos tempos ou das épocas que o Pai tem colocado sob sua própria jurisdição", como o aviso de 2 Ped. 1:20: "...nenhuma profecia da Escritura procede de qualquer interpretação particular", foram postos de lado pela organização.


Como se não bastasse o vexame, o uso da expressão "mudar completamente" possibilita à organização passar a idéia de que ela estava "quase correta" quanto à interpretação dessa profecia que ela sustentou até bem próximo à queda da União Soviética em 1991.

Uma TJ fiel talvez não perceba que uma interpretação "meio-correta" não tem valor nenhum aos olhos de Deus e deveria ser firmemente rejeitada por Seus servos leais, conforme lemos nos livros bíblicos de Deuteronômio 18:22 e Jeremias 23:21.

Também, ao dizer: "assim como já fez várias vezes no passado", a organização pretende mais uma vez, e sutilmente, passar a impressão de que a mudança de identidade do "Rei do Norte" é simplesmente normal, cíclica, rotineira e esperada. Pura invenção humana!


Assim, os profetas da organização Torre de Vigia nos EUA, apenas dizem hoje que o Rei do Norte está de cara nova, e que sua versão mutante é compreensível e deveria ter sido aguardada para esse século 21 que teve a temosia de se iniciar. O que na imaginação deles representava o Rei do Norte, no caso a velha União Soviética, teve de passar por uma costura completa depois da queda do muro de Berlim em 1989. Mas essa é apenas uma pequena amostra da loucas aventuras proféticas dos escritores da Torre de Vigia. Se não, vejamos mais alguns exemplos...



Profecias Bíblicas à Luz da Torre


Como vimos, tudo que fora escrito e dito sobre o Rei do Norte e o Rei do Sul nas década de 70 e 80, nada mais era que o produto do contexto da Guerra Fria. O profeta Fred Franz e cia. embarcaram em barcos furados de especulações. Tais barcos foram afundando à medida que o mundo tomava outros rumos inesperados.

Depois que os EUA e a Rússia deixaram de ser rivais ferozes, vimos várias nações aumentando seu poderio nuclear ou de posse de armas de destruição em massa (como a Coréia do Norte). Elas hoje são iguais preocupações para os EUA (e Inglaterra), que lideram o suposto "bloco capitalista", o Rei do Sul..., por enquanto.

É válido ressaltar que outras especulações dos "profetas" de Brooklyn também têm dado com os "burros n´água". O caso da ONU, então, será mais um.

Diz-se em publicações da organização como Clímax de Revelação que a política (a fera), cuja cabeça é a ONU, irá estraçalhar "a religão falsa, Babilônia a Grande", que se "embriaga de vinho e comete fornicação com os reis da terra". (Revelação [Apocalipse] 13- 19)

Obviamente, a Bíblia não esclarece quem é quem ou o quê é o quê nesses quadros proféticos mas a Torre, ah, sim, a Torre já interpretou à sua maneira que, é claro, a coloca à parte da "imundície religiosa" do resto do mundo. Ela junta todo o resto da humanidade, à parte de sua estrutura, num só rebanho de condenados à destruição eterna, ao lado dessa "prostituta religiosa" (Babilônia, a Grande) e seus "amantes políticos".

São vários os problemas oriundos dessa presunção. Primeiro, o que vemos é que a religião tem estado realmente achegada à política e não o oposto. A política, por sua vez, está longe de querer destruir tal "aliada". Fica muito difícil imaginar como se dará esse desfecho alardeado pela Torre. Mas, com certeza, nessa ficção mirabolante, ela tem conseguido assustar todos os que dela são reféns.

Um detalhe é que, a Testemunha com mais tempo na organização, pode facilmente se lembrar da famosa "urgência dos tempos" e de como isso deixava as Testemunhas confiantes de que Babilônia iria cair "em breve". Ora, mesmo pelo calendário profético da Torre, para quem acompanhou todas as publicações das décadas de 60, 70, 80 e 90, isso já deveria ter ocorrido há muito tempo. Que nada! Tudo fruto das fantasias humanas do Corpo Governante!

Cada religião do mundo gostaria de disputar entre si o prêmio de "única escolhida como religião verdadeira" enquanto as outras, achadas falsas, fossem "perseguidas e devastadas pelo governantes do mundo". Certamente, se algo assim ocorresse, isso se daria por causa do vazio existencial e do mal desempenho delas em cuidar de seus vastos rebanhos de seguidores. Todavia, o que vemos, cada vez mais, são pessoas buscando refúgio nas igrejas do mundo elegendo cada uma delas como "religião verdadeira". Embora em alguns países da Europa, igrejas tradicionais possam estar perdendo adeptos, o que dizer da crescente quantidade de muçulmanos, evangélicos, dentre outros, ao redor do mundo? O que dizer do aumento no número de seitas e religiões alternativas?

Mas, se muitas das religiões do mundo vierem a falir um dia, com certeza isso não se dará por meio dos "reis da terra", mas devido às próprias pessoas que "as devastarão" pelo que fizeram à humanidade.

Quanto ao significado da referida profecia, aplica-se aqui novamente o que nos alerta 2 Ped. 1:20.



"Um Poderoso Comentário sobre Revelação e Ezequiel"


O livro O Mistério Consumado (1917) é o exemplo típico de profecias e especulações da Torre de Vigia. Esse livro está repleto de profecias e "explicações" risíveis e bastante insignificantes. No entando, elas também marcaram época na história da Torre.

Grande parte do que foi escrito nele era apenas produto do espanto de Russell, fundador da Torre, diante das inovações tecnológicas de sua época e das fantásticas mudanças que o mundo no começo do século 20 atravessava.


No livro Em Busca da Liberdade Cristã, o escritor Raymond Franz demonstra o absurdo das elucubrações de Russell no livro O Mistério Consumado. E, pasme o leitor, a Sociedade ainda hoje se refere a essa publicação como um "poderoso comentário sobre Revelação e Ezequiel" Revelação, Seu Grandioso Clímax Está Próximo!, página 165): (








Pelo espaço de mil e [seiscentos] DUZENTOS estádios. Isto não pode ser interpretado como que se referindo às 2100 milhas da linha de batalha das guerras do mundo. Um estádio não é uma milha e esta está fora da cidade, enquanto a linha de batalha está dentro da cidade. (Veja a tradução de Rotherham) De "qualidade" semelhante é o que o livro chama de "tradução corrigida de Jó 40:15 a 41:34, "com os respectivos comentários, apresentados nas páginas 84 a 86. Lá o livro de Jó fala do "beemote" e do "leviatã" (hoje entendidos pela Sociedade Torre de Vigia e por outros como referências ao hipopótamo e ao crocodilo). Eu recomendaria que primeiro fossem lidas as palavras tal como se encontram em Jó. Depois, analise esta "tradução corrigida" feita por "um dos seguidores do Pastor Russell" no livro O Mistério Consumado. Primeiro, sobre o "beemote" ele diz: (O que segue é uma tradução corrigida de Jó 40:15 a 41:34, com os respectivos comentários de um dos seguidores do Pastor Russell)














Início da citação de Raymond Franz:


********************************************************


Considere agora o que ocorreu em 1917. Lembremo-nos de que, segundo o ensino "reajustado" atual da Torre de Vigia, Cristo Jesus estava então oficialmente reinando como rei entronizado havia três anos. Em 1917, a organização Torre de Vigia imprimiu um livro chamado O Mistério Consumado.

Dizia-se que este livro era ‘a mensagem do momento.’ Já que se argumenta insistentemente que a "luz torna-se cada vez mais brilhante," esta nova publicação tão aclamada deveria logicamente conter excelente evidência da "qualidade" do alimento servido, algo que o recém-empossado Rei pudesse usar como um notável exemplo da prova pela qual teria de ser avaliado o canal que servia alimento de qualidade.

Observe algumas das predições feitas para os anos de 1918 e 1920 nestes trechos que tratam do capítulo 16 de Revelação e dos capítulos 24 e 35 de Ezequiel:

...



258 O Mistério Consumado REV. 16


16:20. E toda ilha fugiu. — Até as repúblicas desaparecerão no outono de 1920. E não se acharam os montes. — Todos os reinos da terra passarão, serão tragados pela anarquia.


16:21. E caiu sobre os homens. — Em grego "Os Homens."os adoradores da fera e da sua imagem, i. e., o clero.


Uma grande saraiva do céu. — A verdade, compacta, chegando com força esmagadora. Uma declaração concludente de como o sétimo volume dos Estudos das Escrituras parece aos adoradores da fera e da sua imagem. — Rev. 1:19; Isa. 28:17; 30:30; Eze. 13:11; Josué 10:11.


Cada pedra pesando cerca de um talento. — 113 libras. (Mal. 3:10) Outra visão do sétimo volume dos Estudos das Escrituras, conforme parece aos adoradores da fera e da sua imagem, se encontra na última das pragas egípcios, a morte dos primogênitos. Êxodo, capítulos 11 e 12.


Os três dias nos quais as hostes de Faraó perseguiram os israelitas no deserto representam os três anos de 1917 a 1920, tempo no qual os mensageiros de Faraó serão tragados pelo mar da anarquia. As rodas se soltarão de seus carros—organizações.


24:24. Assim Ezequiel é para vós um sinal: segundo tudo o que ele fez, vós fareis: e quando isto chegar, sabereis que eu sou o Senhor Deus. Assim, a silenciosa dor do coração do Pastor Russell devia ser um sinal para a Cristandade. As dolorosas experiências do Pastor Russell com respeito a isto tornar-se-ão mais tarde as de toda a Cristandade; e "quando isto chegar" saberão que Jeová Deus é supremo, e está por trás de todos os julgamentos da época da tribulação.



O PASTOR RUSSELL MORTO, MAS FALANDO OUTRA VEZ


24: 25, 26. Também tu, filho do homem, não será no dia em que tirarei deles a sua força, o júbilo de sua glória, o desejo de seus olhos, e aquilo em que fixam suas mentes, e seus filhos e suas filhas. Que aquele que escapar naquele dia virá a ti para fazer-te ouvir com teus ouvidos. Também, no ano de 1918, quando Deus destruir as igrejas em escala total e os membros das igrejas aos milhões, ocorrerá que qualquer um que escapar se voltará para as obras do Pastor Russell para aprender o significado da derrocada do "Cristianismo."


35:14. Assim diz o Senhor Deus; Quando toda a terra se regozijar eu te causarei desolação. Quando vierem os Tempos da Restituição de todas as coisas, uma das coisas que não será restaurada é o movimento Socialista, trabalhista. Quando toda a sociedade se regozijar na nova ordem de coisas instituída por Deus, o estado Socialista terá sido então desolado completamente e para sempre.


35:15. Assim como te regozijaste diante da herança da casa de Israel, por ter sido desolada, assim farei a ti; serás desolado, Ó monte Seir, e todo o Edom, sim, todo ele: e saberão que eu sou o Senhor. Assim como os apóstatas de mentalidade carnal do cristianismo, aliando-se aos radicais e revolucionários, se regozijarão diante da herança de desolação que virá a ser da Cristandade depois de 1918, assim fará Deus ao movimento revolucionário triunfante; será completamente desolado, "sim, todo ele." Não sobreviverá nenhum vestígio dele nas ruínas da anarquia mundialmente abrangente no outono de 1920. (Rev.11:7-13.)

...

O livro especializava-se na profecia de Ezequiel e no livro de Revelação. Tudo que se relacionava com o próprio Ezequiel foi aplicado ao Pastor Russell, o Ezequiel moderno. Além das fracassadas profecias de data relativas a 1918 e 1920, considere as explicações que o livro dá sobre Revelação 14:20, como amostras do tipo de "alimento" servido nesta publicação. O relato da própria Bíblia reza:


"E o lagar foi pisado fora da cidade, e saiu sangue do lagar até aos freios dos cavalos, numa extensão de mil e seiscentos estádios."


Usando a tradução de Rotherham (em inglês) que diz "mil e duzentos estádios" (em vez de mil e seiscentos), esta é a explicação que o livro (página 230) dá como cumprimento do texto:



Um estádio é 606 ¾ de um pé inglês; 1200 estádios são, em milhas, 137,9. O trabalho deste volume foi realizado em Scranton, Pensilvânia. Tão logo foi con-cluído enviaram-no para Betel. Metade do trabalho foi feito à uma distância média de 5 quadras da estação Lackawanna, e a outra metade a uma distância de 25 quadras. As quadras em Scranton são de 10 por milha. Deste modo a distância média até a estação é de 15 quadras, ou 1,5 milha.

A distância em milhas de Scranton para o Terminal de Hoboken aparece nas tabelas como sendo 143,8, e esta é a distância que é cobrada dos passageiros, mas em 1911, ao custo de $12.000.000, a Ferrovia Lacka-wanna concluiu o seu famoso atalho, eco-nomizando 11 milhas de distância. A partir do dia em que foi concluído o atalho os fer-roviários foram aquinhoados com 11 milhas a menos do que a que aparece na tabela, ou seja, uma distância reduzida para 132,8. "De Hoboken Ferry para Barclay Street Ferry, Nova York, são 2,0 "De Barclay Street Ferry para Fulton Ferry, Nova York, são 4.800 pés ou 0,9 "De Fulton Ferry, Nova York, para Fulton Ferry, Brooklyn, são 2.000 pés ou 0,4"

"De Fulton Ferry, Brooklyn, para Betel, são 1.485 pés ou 0,3"

A distância mais curta do local em que o lagar foi pisado pelos Pés Membros do Senhor, cuja direção e ajuda apenas, torna-ram possível este volume. João 6:60, 61; Mat.20:11.) 137,9 milhas.



"Contempla agora um que tem grande calor [a máquina a vapor imóvel], que eu criei para estar contigo; ele consumirá forragem [turfa, madeira, carvão] como o gado. Olha agora, sua força está nos seus lombos [as chapas da caldeira], e seu poder está dentro das partes curvas [concha da caldeira] de seu ventre. Sua cauda [chaminé defronte à extremidade de abastecimento] se empina como o cedro; as junções de suas partes separadas [barras de conexão, bielas] são pregadas juntas. Seus ossos são tubos de cobre; seus ossos sólidos [barras da grelha] são como barras de ferro batidas com martelo. Ele é o principal dos meios de força. Aquele que o criou [o Senhor] pode fazer Sua espada [a Palavra] achegar-se [revelar-se] a ele. [Isa. 27:1, 2] Ele repousará sob fino abrigo [colunas de vapor] dentro de uma cobertura de juncos fibrosos [juta] e argila [almofariz]. Os salgueiros do vale [as árvores acima] o cercam. Contempla [como um sistema de captação de água], ele bebe um rio transbordante sem muito esforço; fará o povo confiar [que seus celeiros manter-se-ão secos], ainda que o Jordão se levante até sua boca. Ele o ajuntará em suas fontes por meio de armadilhas e com a narina perfurada.

...

O redator da Torre de Vigia dá em seguida esta explicação definindo "leviatã," não como uma máquina a vapor imóvel, tal como as que se utilizam nos moinhos e nas fábricas, mas como uma locomotiva:

...

"Puxarás para fora o leviatã [a locomotiva] com um anzol [engate automático] ou com um laço [pino de engate] prender-lhe-ás a língua [conexão de engate]? Acaso colocar-lhe-ás uma argola [pistão] nas narinas [cilindros] ou furar-lhe-ás as bochechas [pontas dos pistões] com uma vara [barra do pistão]?

Far-te-á ele repetidas súplicas [para que te afastes dos trilhos]? Acaso proferir-te-á ele sons suaves [quando faz guinchar o apito]? Fará ele um pacto contigo, para que o tomes como servo para sempre [sem consertos]? Brincarás com ele como se fosse um pássaro [fazendo-o apitar à vontade]? Ou o deixarás amarrado [escravizado] para tuas moças [de modo a levá-las aos piqueniques e congressos]?

Companheiros [os acionistas] regalar-se-ão com ele [os lucros]? Partilhá-lo-ão entre os especuladores? [Sal.74:14] Acaso encher-lhe-ás a pele de arpões [parafusos], e por-lhe-ás a cabeça numa cabina de pescadores [como as cabinas dos barcos de pesca]? Põe tua mão sobre ele, lembra-te da peleja [o furor da caldeira] e não mais farás pergunta alguma. Contempla sua confiança [a caldeira] sendo enganada [por não ter sido devidamente abastecida com água], não será sua poderosa imagem espalhada de uma vez [por uma explosão]? Ninguém há tão audaz que venha a incitá-lo [a correr à maior velocidade possível], e ninguém que lhe possa fazer frente [para atropelá-lo]. Quem competirá com este e resistir-lhe-á [ultrapassando-o nos trilhos]? Debaixo de todos os céus, ninguém, senão [alguém como] ele próprio.

"Não silenciarei a respeito de seus membros, nem da causa de suas forças poderosas, nem da beleza de seu equipamento. Quem poderá abrir-lhe as vestes? Quem poderá penetrar entre as dobras duras de seu escudo [as seções sobrepostas das chapas da caldeira]? Quem pode forçar as portas de seu escudo [extremidades da caldeira]? Os círculos de seus dentes [fileiras de rebites] são formidáveis. Sua força reside em fileiras de escudos [seções de chapas] bem encostados com um selo [vedados].

Estarão tão juntos uns aos outros que nem um sopro [vapor] passará entre eles. Colar-se-ão uns aos outros. Tão ligados uns aos outros ficarão que não poderão separar-se. Seus espirros [as lufadas dos cilindros] relampejam faíscas, torrentes de luz varam a massa de fumaça: e seus olhos [faróis] serão como as pestanas da aurora [os raios de luz do sol nascente]. De sua boca [boca da fornalha] saltarão tochas acesas, e [da chaminé] prorromperão centelhas incandescentes. De suas narinas [cilindros] irromperá o vapor como que de uma fundição ou caldeirão. Sua inalação [refluxo da chaminé] reavivará carvões acesos, e uma chama saltará de sua boca. Em seu pescoço reside a força, e diante dele festejará a desolação [tornando-se uma comunidade próspera]. As partes separadas de seu corpo ajuntar-se-ão; comprimir-se-ão todas contra ele; nada se move. Seu coração estará rijo como pedra, estará sólido como a mó de baixo [rocha]. Quando em sua plena velocidade, os mais bravos temerão [acidentes], perder-se-ão. Quando a seca o exalta [ou o torna furioso], não se pode deter; faz-se romper a abóbada curva [o forno], e também a couraça. Ele prezará o ferro como se fosse palha, e o latão como madeira apodrecida. O arqueiro não consegue pô-lo em fuga; projéteis [de guerra] virar-se-ão contra ele como refugo. O [batidas de um] martelo será prezado como um refugo; regozijar-se-á com os empurrões do foguista. Vigas lavradas [ou entalhadas] de artesão estarão por baixo dele; estenderá uma barragem sobre o lodo. Fará [como uma máquina marítima] das profundezas [lugares] uma panela fervente [sob seus propulsores]; fará o mar assemelhar-se a ungüento fervente. Fará a vereda brilhar após ele; pensar-se-á que a profundeza da terra se torna cinza. [Sal. 104:26; Isa. 27:1.] Sobre a terra nada há que se lhe assemelhe ? ele que é [tão] construído de modo que nada pode temer. Ele pode superintender [controlar por sua obra] tudo que é grandioso; é sem dúvida rei sobre todas as concepções de poder."

...

A profecia de Naum, capítulo 2, versículos 3 a 6, contém esta passagem (conforme reza a Versão Rei Jaime) dirigida contra a antiga cidade de Nínive:


O escudo dos seus poderosos torna-se vermelho, os homens valentes vestem escarlate; os carros estarão com tochas flamejantes no dia de seu aparelhamento, e vibrarão terrivelmente as lanças. Os carros troarão nas ruas, cruzarão uns com os outros pelas vias largas; parecerão tochas, correrão como os relâmpagos. Recontará seus valorosos; tropeçarão em seu caminho; apressar-se-ão para chegar ao próprio muro, e a defesa estará preparada. As comportas dos rios serão abertas, e o palácio se dissolverá.


Neste tão aguardado "Sétimo Volume," na página 93, o autor de O Mistério Consumado dá esta explicação acerca da passagem acima:

...


(18) Naum veio em seguida como um dos santos Profetas; e após profetizar no último versículo do capítulo anterior acerca da vinda do Rei com Sua boa nova de paz para a terra sobrecarregada de pecados, ele em seguida fala (Naum 2:3-6) sobre uma coisa interessante que será uma questão de costumeira experiência diária na época em que o Reino estiver estabelecido. Ele descreve uma composição ferroviária em movimento [não

um automóvel, como alguns pensam], e se fizermos o esforço de colocarmo-nos no lugar do Profeta, poderemos ver exatamente o que ele viu em sua visão e o que ele de modo tão interessante descreveu.

Primeiro, o Profeta fica olhando para a máquina que vem em sua direção, e então diz, "O escudo [o objeto à frente deste grande guerreiro ? o farol] torna-se rubro [brilha com força], os homens valentes [o maquinista e o foguista] são tingidos de escarlate [quando as chamas da fornalha iluminam o interior da cabina à noite, enquanto o foguista abre a tampa da fornalha para jogar carvão]. Os carros [os vagões do trem] estarão com [serão precedidos pelas locomotivas que, à noite, têm a aparência de] tochas ardentes, no dia da Preparação. A seguir, o Profeta toma seu lugar no trem e olha pela janela, e aparentemente, "Os abetos serão terrivelmente agitados [os postes de telégrafo ao longo dos trilhos parecem estar dançando um pouco]. Os carros enfurecer-seão nas ruas [uma ferrovia não passa de uma rua elaborada, cientificamente construída, ou uma rodovia], colidirão uns contra os outros nas vias largas [o chacoalhar e o ranger] dos vagões juntos é um dos aspectos mais significativos das viagens ferroviárias]. Assemelhar-se-ão a tochas [um comboio ferroviário à noite, correndo ao longo de um campo distante, parece nada mais que uma vasta tocha, correndo como se voasse], correrão como os relâmpagos." A seguir, o Profeta vê o condutor em busca de sua passagem e diz, "Ele recontará seus valorosos [o condutor passa quase todo o seu tempo contando e recontando os passageiros, conferindo-os, etc.]; tropeçarão em seu caminho [tentando andar num trem que se move rapidamente]; apressar-se-ão para chegar ao próprio muro [a próxima cidade ou vila] e a cobertura [o abrigo do trem, a estação] estará preparada [o carregador de bagagens, o conferente, carro postal, o ônibus do hotel, passageiros que embarcam, e amigos que lá estão para receber os passageiros que desembarcam, todos estarão lá aguardando o trem que chega]. As comportas dos rios serão abertas [as portas dos vagões serão abertas e as pessoas fluirão para fora] e o palácio [vagão] se dissolverá [se esvaziará]."

...


Em Revelação capítulo 19, versículo 10, lemos que, "dar-se testemunho de Jesus é o que inspira o profetizar." Sendo assim, o ‘recém entronizado Rei’ razoavelmente teria considerado com grande

interesse as explicações da profecia e as predições anunciadas nesta publicação, provenientes de uma organização que se proclama seu mensageiro escolhido, seu "canal" de informação. Em sua obra de julgamento ele naturalmente examinaria esta mensagem "oportuna," supostamente provinda de Deus, uma publicação oferecida a toda a humanidade no período de grande crise e sofrimento da Primeira Guerra Mundial. Conforme declara A Sentinela de 15 de março de 1978 (página 15):


"Sua fidelidade e sabedoria espiritual no serviço do Amo decidem seu merecimento de ser encarregada de todos os bens terrenos de seu Amo."


Os exemplos mostrados não são exceções. Basta ler o livro O Mistério Consumado para ver que eles são típicos da matéria encontrada no livro como um todo. Não são apresentados simplesmente para mostrar de que tolices incrivelmente imaginárias e não acho que o termo esteja aqui sendo mal aplicado ou injusto os homens são capazes quando têm o conceito religioso que estes autores tinham.

Eles são apresentados porque as Testemunhas lendo as alegações de clara superioridade da organização Torre de Vigia em "sabedoria espiritual" sobre todas as outras fontes religiosas de "alimento espiritual" daquele período têm ouvido uma versão muito tendenciosa. A maioria delas não têm absolutamente nenhum meio para investigar a realidade, já que as publicações da Torre de Vigia daquela época não estão disponíveis para elas. Deve-se recordar que, segundo a Sociedade Torre de Vigia, este foi um período de grande significado histórico e divino, tanto para a organização como para o mundo, um período crucial no qual estava em jogo a escolha da organização por Deus como Seu canal para toda a humanidade, estando isso dependendo enormemente do que o Amo encontraria ao inspecionar a alimentação que se produzia. Este livro teve um papel de destaque nessa história. A publicação de 1988, Revelação, Seu Grandioso Clímax Está Próximo! (página 165) descreve O Mistério Consumado como "um poderoso comentário sobre Revelação e Ezequiel"! Uma revisão do seu conteúdo força a pessoa a imaginar se o autor destas palavras chegou sequer a ler o livro ou a considerá-lo seriamente. Duvido muito que hoje a organização cogitasse de reimprimir um só capítulo, ou mesmo qualquer trecho dele que fosse. Isto mostrar-se-ia dolorosamente embaraçoso. E no entanto, o lançamento de O Mistério Consumado é com freqüência mencionado em publicações posteriores como um evento notável. Relata-se que o lançamento do livro para a "família de Betel" resultou numa "granada" que precipitou uma controvérsia que durou cinco horas. Em publicações posteriores da Torre de Vigia, o livro é apresentado como uma espécie de "prova decisiva" de lealdade para aquele período.

Foi a publicação do livro O Mistério Consumado que levou a julgamento, num tribunal federal, o presidente da Torre de Vigia, Rutherford, e outros encarregados da Sociedade, e à sua subseqüente prisão. Parece incrível que homens estivessem dispostos a suportar a perda da liberdade por causa de uma publicação tão repleta de matéria que só pode ser chamada de absurda. No entanto, a pena de prisão causada por esse livro foi mais tarde apresentada como acontecimento de grande importância profética, retratada por um lado, como a causa da morte injusta imposta às "duas testemunhas" descritas em Revelação 11: 3-7, e por outro, como algo relacionado com ‘partir para o cativeiro em

Babilônia, a Grande.’ Uma história oficial, As Testemunhas de Jeová no Propósito Divino (em inglês), na página 91, diz que em 1919 (quando veio sua alegada libertação de "Babilônia, a Grande") os "irmãos reconheceram que tinha havido uma transigência [em 1918] por se terem cortado as páginas 247-253 de O Mistério Consumado a fim de agradar àqueles que haviam assumido a posição de censor." A organização hoje, com efeito, cortou não somente aquelas páginas, mas o livro inteiro.


Assim mesmo, a ação então tomada é apresentada nesta história oficial como uma "transigência" que desagradou ao Rei recém-entronizado.

Na época em que Cristo Jesus estava supostamente designando a organização Torre de Vigia em virtude de ela ter distribuído de modo discreto e fiel o alimento espiritual no tempo certo, a principal conferência pública então proferida tinha o tema "Milhões Que Agora Vivem Jamais Morrerão." Este discurso foi primeiro proferido por J. F. Rutherford em 1918, continuou a ser apresentado no início dos anos 20 e foi também publicado em forma impressa. Lançou-se uma campanha mundial, toda centralizada neste tema. As publicações da Terra de Vigia de tempos mais recentes ainda falam desse assunto em termos favoráveis, descrevendo o alcance e a intensidade da campanha, os milhões de cópias da conferência que foram distribuídos e referindo-se a ela como um "espantoso discurso," uma "conferência bíblica que marcava época." A publicação de 1988, Revelação, Seu Grandioso Clímax Está Próximo! (página 173) a alista como estando relacionada com o toque da segunda das "sete trombetas" mencionadas em Revelação capítulo 8, versículo 6.



Final da citação de Raymond Franz


********************************************************


Quadros proféticos bem centrados nos EUA e no estilo da Torre de Vigia, não concorda o leitor? Mas não era para ser? Afinal de contas, de algum modo, para o suposto "escravo (in)fiel e (in)discreto", "God Lives in Brooklyn".


http://www.testemunha.com.br/ (CID MIRANDA)

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Testemunhas de Jeová? De Jeová?

1ºTimóteo 1:7 Querem ser mestres da lei, mas não entendem nem o que dizem nem o que com tanta confiança afirmam
Seria impossível comentar todas as heresias desta seita chamada Testemunhas de Jeová, nem que dedicássemos vários artigos para esta seita iríamos esgotar todas elas. Suas doutrinas, muitas vezes, vêm acompanhadas de textos bíblicos deturpados, para serem usados em sua finalidade: atrair e ludibriar os incautos. Afirmam que Jesus não é nem nunca foi Deus e têm uma tradução própria da Bíblia, alterando os textos sagrados. Esta tradução é a mesma que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias utiliza.
Como surgiu a Seita:
Charles T Russell

Foi fundada em 1870 por Charles Tarze Russell, que tinha grande dificuldade em aceitar a doutrina da condenação eterna ao inferno. (Uma das mais comuns investidas de Satanás = negar a existência do inferno e assim convencer que não existe condenação eterna). Este, em seus estudos, veio a anular não apenas a punição eterna, mas também a Trindade, a divindade de Cristo e o Espírito Santo. Em 1870, com a idade de 18 anos, Russel organizou uma classe bíblica em Pittisburgh.
Em 1879, ele procurou promulgar as suas idéias e doutrinas aberrantes por meio de publicações em jornais e revistas da época. Em 1884, Russell passou a publicar a revista “A Sentinela Anuncia o Reino de Jeová” e fundou a “Sociedade Bíblica Torre de Vigia”.
Russell alegava que a Bíblia Sagrada só seria corretamente entendida se estudada de acordo com as suas interpretações particulares. Um golpe perfeito, pois era ele quem controlava o que era escrito na revista Sentinela. Depois da morte de Russell, em 31 de Outubro de 1916, um advogado do Missouri chamado Joseph Franklin Rutherford (1917-1942) recebeu o controle da Sociedade Torre de Vigia, que era conhecida até então como Associação Bíblica Dawn. Porém, em 1931, ele mudou o nome da organização para: “As Testemunhas de Jeová” (TJs), Rutherford foi sucedido por Nathan Knorr (1942-1977) e atualmente o presidente da Sociedade é Fred Franz.
Eles afirmam:
“Precisamos examinar, não somente o que cremos pessoalmente, mas também o que é ensinado por qualquer organização religiosa à qual possamos estar associados. Seus ensinamentos estão em plena harmonia com a Palavra de Deus, ou estão baseados em tradições dos homens? Se somos amantes da verdade, nada há a temer de tal exame.” (The Truth That Leads to Eternal Life, Brooklyn: The Watchtower Bible and Tract Society of Pennsylvania, 1968, pág. 13).
Túmulo de Charles T. Russell

O que seria uma afirmação perfeita, e 100% Bíblica. Se as TJs fizessem realmente isto, teriam doutrinas tão antagônicas aos Ensinamentos contidos na Bíblia Sagrada? Esperamos que elas não se ofendam com nosso exame de algumas de suas crenças fundamentais que parecem estar fora de harmonia com a vontade revelada de Deus. Se elas, na realidade, têm a luz da verdade de Deus, deveriam estar desejando perfeitamente ter suas crenças expostas à luz do exame público minucioso.
João 3:20-21 Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.
Deturpações:
 


As técnicas utilizadas pelos TJs para deturpar a Bíblia Sagrada são:
a) Tiram os versículos e passagens de seu contexto;
b) Recusam-se a ler as passagens dentro do contexto bíblico completo;
c) Inserem suas próprias pressuposições Téo lógicas no texto bíblico;
d) Alteram o texto bíblico para suprir suas idéias;
e) Baseiam-se apenas em um versículo para interpretar um conjunto de outros;
f) Trocam o significado das palavras;
g) Aplicam os versículos no sentido figurado quando contradizem suas doutrinas;
h) Criaram sua própria bíblia, a “Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas”
 
Doutrinas:
1. Sobre Jesus Cristo
Revista das TJs

Afirmam que Jesus Cristo é o filho de Deus, mas é inferior a Ele. Essa doutrina é altamente diabólica, tendo como objetivo afastar definitivamente as pessoas de Cristo Jesus, impedindo aos que forem enredados em seus métodos de ensino de crerem no verdadeiro Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Não negam a humanidade de Jesus, mas negam a sua divindade. Afirmam que Jesus, antes de vir ao mundo, era apenas o arcanjo Miquel, baseando esta tese em 1ºTessalonicenses 4:16, que diz que Jesus descerá do céu com voz de arcanjo. Essa passagem bíblica refere-se ao grande dia do arrebatamento da igreja, e não do nascimento de Jesus como insinuam as TJs. Afinal, a carta aos Tessalonicenses foi escrita DEPOIS que Jesus já havia nascido, vivido, crucificado e ressuscitado.
REFUTAÇÃO BÍBLICA:
É impossível Jesus e Miguel serem a mesma pessoa, pois as diferenças entre eles são gigantescas. Vejamos a supremacia de Cristo:
- Miguel é ser angelical e Cristo é Deus:
João 1:1 NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
João 20:28 E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!
1ºJoão 5:20 E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
- Miguel é criatura e Cristo é Criador:
Colossenses  1:16-17 Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.
João 1:1-5 NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2 Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
- Miguel é Príncipe e Cristo é Rei dos reis:
Daniel 10-13 Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.
Apocalipse 19-16 E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.
- Miguel não pode ser adorado e Cristo é adorado pelos próprios anjos:
Apocalipse 22:8-9 E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar. E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.
Hebreus 1:6 E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.
- Miguel não é juiz e Cristo é juiz
Judas 1:9 Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.
Atos 17:31 Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.


Torre de Vigia - Símbolo original das TJs

2. Criador ou criatura
Ainda sobre Jesus Cristo, dizem as TJs que ele foi a primeira criação de Deus, que morreu numa estaca e não numa cruz, que ressuscitou em espírito e não em corpo físico, e que o inferno onde ELE foi é a sepultura comum da humanidade.
REFUTAÇÃO BÍBLICA:

Toda essa interpretação errônea das Escrituras, graças às técnicas usadas por eles, serve para tentarem afirmar suas teses unitaristas e deturpar a veracidade da Palavra de Deus.
A verdadeira instrução bíblica acerca de Jesus Cristo é que Ele é imutável
Hebreus 1:10-12 E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos eles, como roupa, envelhecerão, e como um manto os enrolarás, e serão mudados. Mas tu és o mesmo, E os teus anos não acabarão.
Sendo assim, Ele tinha duas naturezas aqui na Terra: A divina que trouxera do céu, e a humana.
Filipenses 2:6-7 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
Mateus 1:21-23 E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.
Jesus é o próprio Deus encarnado possuindo os atributos de Onipotente, Onipresente e Onisciente, Santo e Eterno.
João 1:1 NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
João 1:14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
João 10:30-32 Eu e o Pai somos um. Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar. Respondeu-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu Pai; por qual destas obras me apedrejais?
João 14-9 Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
3. Os 144.000 escolhidos:
 
Inicialmente os TJs eram um grupo pequeno e achavam que quando chegassem ao número de 144.000 membros este seria o cumprimento do Apocalipse. Depois, quando ultrapassaram este número de membros eles criaram a opção da “esperança terrestre” onde ficariam todos os demais não participantes dos 144.000.
Para as Testemunhas de Jeová, esse é o pequeno número dos que são salvos e passarão a eternidade com Deus. Segundo eles, os demais viverão em carne naquilo que eles chamam de “esperança terrestre” – um paraíso na Terra governado por Cristo e os 144.000. Porém não acreditam, de modo nenhum, a parte final do que está escrito tão claro e inequivocadamente em Apocalipse 7:4 “de todas as tribos dos filhos de Israel”.
REFUTAÇÃO BÍBLICA:

Um exame imparcial da Bíblia esclarece que, na realidade, esses 144.000 selados de ISRAEL serão intocáveis para a “besta”, que então ainda não poderá se manifestar em toda sua plenitude. Todos aceitarão o novo líder mundial, inclusive Israel, menos os 144.000, que terão o selo de Deus nas suas frontes.
Apocalipse 14:1 E olhei, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que em suas testas tinham escrito o nome de seu Pai.
Portanto, os 144.000 surgirão no período da grande tribulação e serão todos judeus. A igreja, nesse período, já terá sido arrebatada; e o número dos salvos é incontável, e não só 144.000, como apregoam as TJs.
Além disso, o milênio é diferente do “estado eterno”, o qual vai acontecer no final. Vamos habitar para sempre com Deus e seremos Seu povo.
Apocalipse 21:3 E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
A Herança prometida a nós em Cristo Jesus e selada pelo Espírito Santo será nossa, e seremos todos co-herdeiros com Cristo Jesus, nosso salvador eterno.
Efésios 1:13-14 Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.
Romanos 8-17 E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.

Para as TJs Jesus não morreu numa cruz mas numa estaca

4. Sobre o Inferno

As Testemunhas de Jeová dizem que o inferno é a sepultura (ou em outras palavras não existe), pois o fundador desta seita, como vimos no início desta matéria, tinha grande dificuldades de acreditar na existência do inferno. Assim, usou seus métodos particulares de interpretação para aplicar falsos ensinos a respeito desse tema e, infelizmente, milhares de pessoas já caíram nesse engano. Usam Eclesiastes 3:19-21, texto isolado do contexto geral das palavras de Salomão, para afirmarem que o ser humano não tem alma, e que tudo acaba na sepultura, como ocorre com os animais. Porém, o mesmo Salomão, no contexto geral de seus escritos, afirma o contrário.

REFUTAÇÃO BÍBLICA:
Eclesiastes 12:7 E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.
Ou seja, todos os espíritos dos homens, que foram criados por Deus, um dia comparecerão diante DELE para ou serem galardeados ou para juízo.
No Novo Testamento, temos o exemplo de Jesus, que entregou o Seu Espírito a Deus:
Lucas 23:46 E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou.
Estevão também entregou seu espírito a Deus:
Atos 7:59 E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.
Podemos compreender, à luz da Bíblia Sagrada, que o espírito do homem tem conhecimento da eternidade, é inteligente e tem consciência após a morte
Apocalipse 6:9-10 E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?
A Bíblia nos fala que o inferno é real e que este é um lugar de tormentos eternos:
Isaías 33:14 Os pecadores de Sião se assombraram, o tremor surpreendeu os hipócritas. Quem dentre nós habitará com o fogo consumidor? Quem dentre nós habitará com as labaredas eternas?
Daniel 12:2 … uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.
Mateus 5:29-30 Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
Mateus 10:28 E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.
Mateus 13:40-42 Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Mateus 25:46 E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.
Apocalipse 20:10-15 E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.
Ali haverá consciência de todos os atos praticados durante a passagem da pessoa aqui na Terra, os ímpios serão lançados no inferno e ali haverá choro e ranger de dentes.
Salmo 9:17 Os ímpios serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus.
Mateus 8:12 E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Mateus 22:13 Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
5. A Volta de Jesus

Afirmam as Testemunhas de Jeová que Jesus já voltou, invisivelmente, em 1914 e, desde então, está governando o mundo nos ares, como rei, através da sociedade Torre de Vigia.

REFUTAÇÃO BÍBLICA:

Jesus Cristo ainda não voltou, porém voltará novamente para realizar o arrebatamento da Sua Igreja e não só um pequeno grupo o verá, mas TODO olho verá.
1ºTessalonicenses 4:13-18 Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
Mateus 24:36-44 Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai. E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem. Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra. Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis.
Diferente dos Adventistas que previram as datas da volta de Jesus e admitiram que Ele não voltou à Terra naquelas datas, as previsões das Testemunhas de Jeová marcavam a data de 1914 para a volta de Jesus e eles afirmam que Ele voltou à Terra naquela data e para isto criaram a figura do Reino Invisível aos olhos dos não membros das TJs.



6. Transfusão de Sangue:

Esta talvez seja a característica mais visível das TJs, no entanto esta característica é pouco compreendida em seu significado e as vezes gera até uma aceitação dentre os evangélicos sobre os motivos aparentes deste posicionamento, por acharem que este dogma tem por base o Sangue de Jesus Cristo derramado na cruz. (Isto nunca foi nem citado pelas TJs como base)
Elas alegam, como base, o seguinte versículo:
Carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis. (Gênesis 9:4)
Esse versículo é retirado de seu contexto, é analisado de forma inapropriada e chegam a conclusão de que não podem receber transfusão de sangue.
No entanto, ele é claro, o problema é a manifestação da vida através do sangue do animal recém morto. Essa ordenança foi direcionada ao ato de comer carne que ainda estivesse pulsando com a sua vida. Se o problema fossem as substâncias contidas no sangue, nenhuma carne poderia ser consumida, pois todos os músculos (Carne) possuem células, hemoglobina e outros componentes sanguíneos.
Além disso, a Bíblia fala claramente que o povo israelita não deveria “comer” a carne. Comer significa ingerir algo pela boca (via oral). Embora as TJs possam tentar tornar isso equivalente à administração via parenteral (intravenosa ou subcutânea), isso não é realidade e é uma distorção da Bíblia. A alimentação oral possui muitos componentes que a infusão via parenteral não apresenta, como sabor, odor, diferente absorção, mastigação, entre outros.


A polêmica do sangue

Não se dão por conta que o sangue é composto por células temporárias, como de qualquer outro tecido humano, ou seja, as células-sanguíneas que temos hoje, dentro de algum tempo, serão substituídas por outras inteiramente novas, formadas nos tecidos hematopoiéticos de nosso corpo. Nosso sangue está constantemente sendo renovado. No caso da trasnfusão sanguínea, quando componentes sanguíneos são administrados a uma pessoa numa condição que poderíamos chamar de medicação via parenteral (quase como um suplemento medicamentoso), aquelas células implantadas, dentro de algum tempo, já terão sido destruídas e o sangue voltará a ser unicamente o produzido pela própria pessoa.
Condenar a transfusão de sangue seria o mesmo que condenar as cirurgias como transplantes de tecidos e órgãos, por exemplo. Fisiologicamente, o efeito (levando-se em conta esta abordagem) seria basicamente o mesmo, tanto considerando que células estranhas virão a fazer parte daquele organismo quanto porque todos os órgãos também possuem componentes sanguíneos. É notório que mesmo os judeus ortodoxos, que drenam o sangue cuidadosamente de sua comida kosher (comida dedicada nas sinagogas pelos rabinos), aceitam transfusão de sangue.
Também afirmam ser o sangue a alma, não podendo ser passada a outra pessoa, citando para defesa dessa tese, Levítico 3:17 d Deuteronômio 12:23-35 dizendo que seria desobediência ao mandamento de amar a Deus com toda a alma. Há um grande despropósito nessa interpretação. Devemos, sim, amar a Deus com todo o nosso ser (Corpo, Alma e Espírito), não se relacionando isso com transfusão de sangue. Até porque, nesse caso, a alma permaneceu com o doador (prova é que continua vivo, isto é, com corpo, alma e espírito). Não há como uma pessoa “doar” um pouco de sua alma para outro através de uma transfusão sanguínea.

Conclusão


somente 144.000 humanos salvos?

Convém destacar que, além do que foi abordado aqui, há mais contradições bíblicas referentes a essa seita. Dizem que o Espírito Santo é uma força não viva, que a salvação é pelas obras, não creem na Bíblia Sagrada como livro de Deus, rejeitam o voto, o Hino Nacional (não se reportam para as exortações bíblicas de honras e submissão às autoridades), não comemoram aniversários, negam a Santíssima Trindade, afirmam que é impossível perder a salvação, não podem nem ler um texto religioso de fora da TJs, não podem nem ouvir alguém que fale contra as TJs, se alguma TJ for vista por outra TJ lendo ou ouvindo algo contrário as TJs este último deve denunciar o primeiro aos anciões daquela região, os anciões são mais capacitados do que a Bíblia para responder as dúvidas, os anciões são mais importantes do que qualquer profeta do passado, os anciões são os únicos que podem dar a interpretação correta sobre cada texto bíblico ou não… Esses são alguns dos pontos sobre as Testemunhas de Jeová, são idéias totalmente anti-bíblicas e são correntes dentro desse movimento.
Apostatar significa abandonar, desertar ou rebelar-se contra Deus. Em síntese, é o afastamento da fé descrito em
Lucas 18:8 Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?
E nesse processo estão em atuação espíritos enganadores. Portanto, tomemos cuidado e batalhemos pela fé que uma vez foi dada aos santos, para que não sejamos enredados pelo engano
Judas 1:3-4 Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos. Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.
É necessário termos sempre em mente o conselho da Palavra de Deus no que diz respeito a verdades sobre o modo de servir a Ele, sabendo que já se aproxima o grande dia da nossa redenção. Oremos para que todos possam ter o discernimento do Senhor para não se deixar seduzir e, além disso, alertar a tantos outros que, não tendo conhecimento da verdade, já estão enganados.
1ºCoríntios 10:12 - Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia.

sábado, 18 de junho de 2011

Testemunhas de Jeová São Anti-Semitas


  • "Seja sabido, de uma vez por todas, que aqueles homens gananciosos, sem consciência e egoístas que se chamam Judeus, e que controlam a maior parte das finanças do mundo e os negócios do mundo, nunca serão dirigentes desta nova terra. Deus não correria o risco com tais homens egoístas em uma posição tão importante." - A Idade de Ouro de 23/2/1927, pág. 343 (em inglês)
  • “Os Judeus receberam mais atenção do que realmente mereciam.” - Vindicação (1932), pág. 258 (em inglês)
  • “...O Clero Protestante... com os rabis da organização religiosa judaica, seguem as direções da organização Católica Romana... todos eles praticam a religião, da qual o diabo é o autor.” - Inimigos (1937), pág. 212 (em inglês)
  • “Atualmente, os assim chamados ‘Protestantes’ e o clero Yiddish [judeu] cooperam abertamente e são controlados pelas mãos da Hierarquia Católica Romana, como simplórios palermas...” - Inimigos (1937), pág. 222 (em inglês)
  • “Entre os instrumentos que ela (a Prostituta de Babilônia) usa, estão os homens ultra-gananciosos chamados ‘Judeus’ que só procuram o lucro pessoal. - Inimigos (1937), pág. 281 (em inglês)
Nota: De modo semelhante às questões sobre racismo, não seria correto atribuir às Testemunhas de Jeová, hoje, uma filosofia anti-semita. Por outro lado, também não podem passar despercebidas certas oscilações de pensamento da entidade com relação ao povo judeu, em função da época. Por exemplo, nas publicações Conforto para os Judeus (1925) e Vida (1929), a organização defende, a exemplo de seu fundador, idéias claramente sionistas. Subitamente, a partir da década de 30 - época em que o anti-semitismo ganhou novo impulso mundial - é nítida a mudança no teor das publicações da Sociedade Torre de Vigia. Queira o leitor atentar para as datas em que as declarações acima foram feitas - coincidentes com a ascensão do nazi-fascismo na Europa.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Transplante de Órgãos e Testemunhas de Jeová



Quando colocamos matérias sobre a Torre de Vigia expondo certas atitudes anti-cristãs por parte da mesma, na maioria dos casos lidamos com suas doutrinas, com suas especulações e com coisas triviais tais como se uma Testemunha de Jeová deve ou não usar barba, ou sobre o comprimento da saia das “irmãs” e assim por diante.
Porém, quando passa para a questão criminal, de culpa de sangue e de expor seus adeptos a perigo de vida devemos nos indignar diante disso e aqui coloco até as palavras da Torre de Vigia que comentava sobre a Igreja Católica Romana:” A Igreja Católica ocupa posição muitíssimo significativa no mundo, e afirma ser o caminho da salvação para centenas de milhões de pessoas. Qualquer organização que assuma tal posição deve estar disposta a ser esmiuçada e criticada”.(Sentinela, 22/12/1984, pág. 28)
Bem, a Torre de Vigia se apresenta como sendo a única religião que tem a VERDADE, assim como ela mesma diz no texto anterior, deve estar disposta também a ser esmiuçada e criticada, pois a VERDADE não tem duas caras.

A questão dos TRANSPLANTES é algo muito sério e todo cristão sincero deveria rever seu modo de pensar com o que vamos apresentar agora. Vamos começar com uma simples pergunta para a Torre de Vigia: É correto um cristão se submeter a um transplante de órgãos ou doá-los para outra pessoa?

RESPOSTA Nº 1 - Sentinela 01/02/1962 pág.96

“Entretanto, não parece haver nenhum princípio ou lei bíblica envolvida. É, portanto, algo que cada pessoa deve decidir por si mesma. Se ela estiver satisfeita em sua própria mente e consciência que isto seja coisa correta a fazer, então poderá fazer tais arranjos, e ninguém a deveria criticar por assim fazer”.

COMO PODEMOS OBSERVAR, LIBERADO OS TRANSPLANTES.

RESPOSTA Nº2 - Sentinela 01/06/1968 págs.349-351

"Aqueles que se submetem a tais operações vivem às custas da carne de outro humano. Isso é canibalesco. Não obstante, ao permitir que o homem comesse carne animal, Jeová Deus não deu permissão para os humanos tentarem perpetuar suas vidas por receberem canibalescamente em seus corpos a carne humana, quer mastigada quer na forma de órgãos inteiros ou partes do corpo, retirados de outros".

MUDANÇAS DE PLANOS: É TAXATIVAMENTE PROIBIDO OS TRANSPLANTES!

Como podemos observar, em menos de 6 anos a diretriz primeira que era para considerar a decisão pessoal de cada Testemunha de Jeová foi mudada. O grande problema está por vir, pois de 1968 a 1979, a Torre de Vigia aterrorizou seus adeptos com notícias que visavam que ninguém ousasse fazer um transplante de órgãos. Foram 11 anos de muitas vítimas que morreram pensando fazer a vontade de Deus, e o pior de tudo, em vão, pois em 1980 a Torre de Vigia novamente libera os transplantes de órgãos para as Testemunhas de Jeová.
Antes, porém vejamos a década do terror onde os artigos pós 1968 tiveram uma intenção clara de manipular pessoas sinceras com fins trágicos:
Despertai 08/05/1970"A média de sobrevivência aos transplantes cardíacos tem sido de apenas cerca de dois meses. O Dr. Irvine Page da Clínica de Cleveland, EUA, sugeriu que alguns pacientes viveriam mais tempo sem a operação".
Despertai 08/04/1970
"Nenhuma pessoa de mente sã deseja morrer. A vida é preciosa, de modo que o homem deseja viver. Mas, o canibalismo com os órgãos humanos não é a resposta para a longevidade. A solução só pode vir na nova ordem de Jeová Deus, depois do fim deste sistema de coisas. Como garante a inspirada Palavra de Deus em Revelação 21:4: “Enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem clamor, nem dor.”
A vida longa, sim, a vida eterna, será então disponível, não se a pessoa puder encontrar um doador de coração e puder pagar as contas médicas, mas para todos os que exercerem fé na provisão de Jeová por meio do sacrifício resgatador de seu Filho, Jesus Cristo".
Despertai 08/06/1971
"O primeiro transplante cardíaco foi realizado em dezembro de 1967. Em 1968, 101 foram tentados. Em 1969, o número caiu para 47. Em 1970, só se realizaram 15 até setembro. De todos estes, apenas 21 recebedores ainda estão vivos. O Dr. Norman E. Shumway da Universidade de Stanford declarou: “O entusiasmo inicial, que quase chegou à histeria, com que se acolheu os primeiros transplantes cardíacos clínicos agora parece ter sido substituído por uma perspectiva geralmente pessimista.”
Sentinela ano de 1971 págs. 519-520
"É significativo que os pacientes de transplantes de coração, quando se lhes cortam os nervos de ligação entre o coração e o cérebro, têm sérios problemas emocionais depois da operação".
Despertai 08/05/1972
"Foram muitos os pacientes que morreram — mais de 85 por cento até fins de 1971. Houve também péssimos efeitos colaterais. Houve depressão, lapsos da memória, breves períodos de estado psicótico, insônia e mudanças marcantes de personalidade".
Despertai 08/01/1973"E, novamente neste caso, poder-se-ia notar que a posição das testemunhas cristãs de Jeová — de que tais transplantes são efetivamente uma forma de canibalismo — provaram ser uma salvaguarda. Como assim? No sentido de que lhes poupou da frustração, do pesar e da ansiedade sentidos não só pelos pacientes e seus parentes, mas até mesmo por muitos da equipe médica assistente".
Despertai 22/11/1974
"O Dr. Denton A. Cooley observa: “Embora tenhamos podido substituir todos os componentes do coração, a única parte que não podemos substituir é o músculo cardíaco . . . Parece que é uma tarefa para o criador . . . Essa parece ser a fronteira além da qual não temos conseguido avançar.”
Despertai 22/04/1975
"Há algum tempo, noticiou-se que a incidência de câncer é 100 vezes maior entre os recebedores de órgãos transplantados do que entre a população em geral. No entanto, a freqüência de tumores cerebrais é “cerca de 1.000 vezes maior”, segundo o Dr. Wolff M. Kirsch, do Centro Médico da Universidade de Colorado, EUA. A terapia prolongada de imunossupressão para impedir a rejeição do novo órgão com freqüência envolve o paciente “num emaranhado de processos patológicos”, afirma ele. As perspectivas de ajudar tais pacientes são consideradas “tênues”.
Sentinela ano de 1976 P.135
"Sabe-se já por muito tempo que pacientes de transplantes de coração têm problemas psiquiátricos pós-operatórios numa proporção acima da média. Mas parece que o mesmo se dá com respeito a outros transplantes de órgãos vitais, assim como os transplantes de rins".
Despertai 08/05/1977"Fui operado a coração aberto.
O local: O Hospital St. Vincents, em Melbourne, Austrália. A ocasião: vinte e quatro horas antes de minha operação a coração aberto. Ao ler a amorosa mensagem de um de meus filhos, lembro-me de ter pensado: “Sem a ajuda de Deus, jamais conseguirei sair vivo dessa atrapalhada.”
Despertai 08/11/1978
"Uma equipe internacional de cirurgiões, no Hospital de Zurique, Suíça, recentemente publicou um relatório sobre o primeiro uso bem sucedido de um “coração totalmente artificial”.
Despertai 08/12/1979
"Uma senhora de 37 anos de Boise, Idaho, EUA, foi hospitalizada com dores de cabeça e dormência facial cerca de cinco semanas depois de receber o transplante da córnea de um guarda florestal em seu olho direito. Ela sofreu paralisia gradual e morreu dentro de curto tempo, apesar dos esforços de seus médicos perplexos. Mas novos testes feitos com seus olhos congela dos revelaram o vírus da raiva".

DEPOIS DE TODO ESSE TERRORISMO PSICOLÓGICO, DAS POSSÍVEIS MORTES OCASIONADAS AOS SEUS ADEPTOS, A TORRE DE VIGIA SIMPLESMENTE MUDA PELA TERCEIRA VEZ SEU PONTO DE VISTA, MAS AÍ O ESTRAGO JÁ TINHA SIDO FEITO!

RESPOSTA Nº 3 - Sentinela 01/09/1980 pág.31 e Despertai 22/12/1982

"No que se refere ao transplante de tecido ou osso humano de um humano para outro, é um caso de decisão conscienciosa de cada uma das Testemunhas de Jeová.
Por este motivo, cada um que se confronta com uma decisão sobre este assunto deve examinar esta questão com cuidado e oração, decidindo então conscienciosamente o que ele ou ela pode ou não pode fazer perante Deus. É um assunto para decisão pessoal. (Gál. 6:5) A comissão judicativa da congregação não tomaria nenhuma ação disciplinar, se alguém aceitasse o transplante dum órgão".

"Não parece às Testemunhas que a Bíblia faça comentários diretos sobre transplantes de órgãos; por conseguinte, as decisões quanto a transplantes de córnea, de rins, ou de outros tecidos, precisam ser feitas pela Testemunha individualmente".

Visto que estavam envolvidas a saúde e a vida de todas as Testemunhas de Jeová no mundo, onde estava a orientação divina sobre estas decisões? Será que o Deus que não é de desordem (1Co 14:33) orientou essas decisões errôneas? Será que o Deus de amor (1Jo 4:8) daria uma orientação que prejudicasse a vida e a saúde de seus servos leais? Sabemos que os cristãos podem sofrer provações para manter sua integridade a Deus nas coisas que ele realmente determina, e não com relação a normas inventadas por homens (Mat. 15:9). Contudo, será que foi este o caso? Isso mostra ser culpa de sangue para com inocentes que acreditavam estar seguindo uma Organização que se diz ser a representação visível de Deus na Terra!

Texto de Pascoal Naib