quinta-feira, 10 de março de 2011

Charlatanismo em Assuntos Médicos



A Watchtower Society [Testemunhas de Jeová] tem estado fortemente envolvida em procedimentos médicos relacionados com o ocultismo, curas psíquicas e charlatanismo ao longo da maior parte da sua história. Tal como a proibição de transfusões de sangue que a Watchtower actualmente tem para os seus adeptos, este charlatanismo colocou desnecessariamente em risco as vidas de milhões de pessoas. Muitos perderam a visão, contraíram doenças ou perderam as suas vidas por terem seguido os ensinos pouco ortodoxos e bizarros das TJ em questões médicas. Este artigo apresenta uma visão geral da estranha história das TJ no capítulo do charlatanismo em questões médicas e envolvimento no ocultismo.
Um dos aspectos das Testemunhas de Jeová que o público em geral melhor conhece não é a teologia delas mas sim uma das suas posições médicas: a recusa em aceitar transfusões de sangue. Muitas pessoas leram ou ouviram relatos de TJ que recusam uma transfusão de sangue para elas ou para os seus filhos, sendo o trágico resultado a morte da pessoa que recusou a transfusão, talvez tendo à cabeceira da cama um médico frustrado e que nada pode fazer.
A maioria das pessoas que não são TJ (e mesmo muitos que só recentemente entraram para esta religião) desconhecem a longa história da Watchtower na promoção de charlatanismo médico que põe a saúde de milhões dos seus seguidores em risco, ou provocam a morte prematura de milhares de pessoas.
A Watchtower Society [Sociedade Torre de Vigia, ou TJ] chegou ao ponto de apoiar e recomendar alguns dos charlatães em assuntos médicos mais notórios do século vinte, como por exemplo Albert Abrams, George Starr White, Charles Betts, Bernarr McFadden e outros. As Testemunhas de Jeová promoveram um grande número de mezinhas e curas relacionadas com o ocultismo, psiquismo e pseudociência, chegando até a inventar, promover e vender aparelhos aos seus seguidores.
A Watchtower patrocinou coisas tão bizarras e exóticas como por exemplo a radiestesia médica; radiónica; o Bloco Radio-Solar (um dispositivo inútil e possivelmente perigoso que continha Rádio e que foi usado pelo "Juiz" Rutherford, o segundo presidente das TJ); Terapia de Zona; Iridiagnose; O Purificador Biológico de Sangue; O Matador de Doenças por Rádio; O Biola de Rádio Electrónico (inventado por uma Testemunha de Jeová), A Cura da Uva; Remédios de Insígnias e muitas outras.

Posição Contra a American Medical Association

A revista The Golden Age



The Golden Age, 8 de Setembro de 1937, p. 771

A Watchtower Society raramente publicou algo favorável à medicina ortodoxa ou científica. Isto é especialmente verdade no caso da revista The Golden Age [A Idade de Ouro] cujo nome mudou para Consolation [Consolação] em 1937 e para Awake! [Despertai!] em 1946, nome que se mantém até hoje. Esta revista da Sociedade [Testemunhas de Jeová], ao contrário da The Watchtower [A Sentinela], não tinha como principal tema a interpretação bíblica e a teologia. Era antes uma revista de notícias e informação para o público em geral e para as Testemunhas de Jeová. Foram publicados muitos artigos sobre saúde e medicina, documentando os pontos de vista da Sociedade [Testemunhas de Jeová] sobre esse assunto.
A opinião deles acerca da medicina científica era extremamente crítica e condenatória até à década de 1960, altura em que começaram a ter uma atitude mais moderada. Segue-se um exemplo típico de um artigo da Golden Age [A Idade de Ouro] que exaltava as virtudes da Eugenia:
Fazemos bem em ter presente que entre as drogas, soros, vacinas, operações cirúrgicas, etc., da profissão médica, não existe nada que se aproveite excepto um procedimento cirúrgico ocasional. Toda a "ciência" (como eles lhe chamam) procedeu da magia negra Egípcia e não perdeu o seu carácter demoníaco.... estaremos numa triste condição quando colocarmos o bem estar da raça na mãos deles.
Eles não só diabolizaram a profissão médica, mas até mesmo os médicos proeminentes, como o Dr. Morris Fishbien, que foi presidente da American Medical Association e editor das duas publicações periódicas dessa associação, o Journal of the American Medical Association (JAMA) e o Hygeia. Numa Golden Age as TJ citaram de forma favorável uma revista de charlatanismo médico que disse:
A Journal of the A.M.A. é a folha mais vil que passa pelo correio dos Estados Unidos.... Nada que seja novo e útil em terapêutica escapa à sua condenação cega. Os seus ataques são geralmente ad hominem. As suas colunas editoriais são devotadas em larga medida ao assassinato das pessoas.... O seu editor [Morris Fishbien] é o tipo de Judeu que crucificou Jesus Cristo.

Recusa do Uso Medicinal de Drogas

A Watchtower Society [Sociedade Torre de Vigia] condenou o uso medicinal da maior parte das drogas, desde o tempo em que a aspirina e a morfina surgiram até recentemente. Eles disseram (ironicamente) que a aspirina causava doenças do coração e outros padecimentos.
Apesar disto, num dos primeiros números da Golden Age eles afirmaram que o uso de drogas intravenosas seria comum durante o Milénio e que isto seria usado por O Cristo (os 144.000 e Jesus) para ajudar a humanidade a tornar-se perfeita, livre de todas as doenças!

Histeria das Vacinas



The Golden Age, 30 de Março de 1932, p. 409

Muitas pessoas sabem que a Watchtower Society fez campanha contra as vacinas durante décadas. Eles diziam que as vacinas eram "uma violação directa do pacto eterno" e esperava-se que as Testemunhas não se vacinassem. Foi dito que as vacinas causavam todo o tipo de doenças:
Pessoas ponderadas prefeririam ter varíola em vez de serem vacinadas, porque as vacinas propagam as sementes da sífilis, cancros, eczema, erisipelas, scrofula, tuberculose, até a lepra e muitas outras doenças nojentas. Portanto, a prática da vacinação é um crime, um ultraje, e um engano.
As vacinas eram inúteis:
As vacinas nunca salvaram uma vida humana. Não previnem a varíola.
Além de doenças, as vacinas eram responsáveis pela disseminação de "demonismo" e imoralidade sexual!Resumindo, as vacinas eram uma "mistificação cruel"      que Satanás usava para enganar a humanidade.  Eles continuaram a sua cruzada durante décadas, mesmo depois de a comunidade médica ter demonstrado o valor das vacinas na prevenção de certas doenças contagiosas. Ninguém sabe com precisão quais os efeitos que esta proibição sobre as vacinas teve nas TJ, mas supõem-se que muitas vidas foram postas desnecessariamente em risco.

Histeria do Alumínio



The Golden Age, 23 de Setembro de 1936, p. 803

A Watchtower Society também levou a cabo uma campanha irracional contra os utensílios de cozinha feitos em alumínio. Estes utensílios eram outra praga "demoníaca" ou Satânica lançada sobre a humanidade, e eles estavam corajosamente a tentar pará-la. A Sociedade acreditava que os utensílios de cozinha feitos em alumínio provocavam todo o tipo de indisposições e doenças, desde o pé-chato até ao cancro. Esta campanha também foi continuada durante décadas, mesmo depois de se ter mostrado que os utensílios de cozinha de alumínio eram inofensivos para a população em geral.

Germes versus Prisão de Ventre

A revista The Golden Age [A Idade de Ouro] e a que lhe sucedeu, Consolation [Consolação], publicaram vários artigos contra a teoria dos germes como causadores de doenças. Eles acreditavam que os profissionais médicos e a comunidade científica estavam errados ao defenderem que certos germes causavam doenças. As TJ acreditavam que os germes associados a certas doenças só apareciam depois da doença ter começado. Em vez de serem os germes a causarem as doenças, eles acreditavam que eram as doenças a causarem os germes. As doenças eram causadas por uma dieta imprópria e por prisão de ventre! Se uma pessoa tivesse menos de dois movimentos dos intestinos por dia, poderia apanhar em pouco tempo várias doenças.
Mais uma vez, muito tempo depois de se ter provado que as bactérias e os vírus eram a causa de algumas doenças, a The Golden Age ainda dizia que nenhuma doença era causada pelos germes, que Pasteur era uma "fraude" e que a hidrofobia e a raiva eram apenas uma "mistificação da mente." Por esta razão, as revistas The Golden Age e Consolation aconselharam os seus leitores a não beberem leite pasteurizado, deviam bebê-lo em bruto para aproveitarem os benefícios dos nutrientes que eram destruídos durante a pasteurização.
Como eles não acreditavam que as bactérias envenenassem os alimentos, pensaram que a causa do envenenamento devia ser o alumínio em que a comida era cozinhada. Como não acreditavam que os vírus e as bactérias causassem doenças como a varíola, as vacinas eram vistas como nada mais que introdução de "pus nojento" nas veias. A verdadeira causa do aparecimento das doenças era a prisão de ventre!

Medicina Alternativa

A Watchtower Society [Sociedade Torre de Vigia] rejeitou a medicina ortodoxa até muito recentemente. Promoveu activamente filosofias e práticas médicas "alternativas." Os artigos das revistas The Golden Age, Consolation, e Awake! [Despertai!] sobre saúde eram quase todos escritos na perspectiva anti-ortodoxa e pró-medicina alternativa. A maioria dos artigos sobre saúde nessas revistas foram escritos por médicos ligados à medicina alternativa, incluindo naturopatas, homeopatas, quiropatas e osteopatas. Estes sistemas de cura alternativos têm ideias completamente diferentes quanto à causa e cura de doenças e deram origem a muita charlatanice.

Naturopatia

A Naturopatia tem uma história colorida. A sua filosofia básica soa inofensiva e até intuitiva: a doença é o resultado de uma falha do corpo, provocada por uso impróprio e falta de cuidados (dieta, etc.). A Naturopatia pretende ajudar o corpo a reparar os estragos "de forma natural" e prevenir as doenças com coisas tais como dieta apropriada, descanso (dormir), ar fresco, luz do sol, exercício e coisas semelhantes. Estes factores ajudam a natureza a curar o corpo através da utilização ou fortalecimento do que eles chamam "força de vida" da pessoa. Assim, os naturopatas têm estado tradicionalmente preocupados com a nutrição, dieta e exercício. Desta forma, têm estado por vezes à frente do seu tempo. Contudo, é um facto histórico que esta filosofia e abordagem aparentemente benigna têm sido muitas vezes levadas a extremos pouco saudáveis e têm tornado os naturopatas vulneráveis a numerosos charlatães e charlatanices, o que não tem contribuído nada para que os métodos naturopáticos sejam aceites pela medicina ortodoxa.
A Naturopatia deu origem e promoveu numerosas curas e tratamentos fraudulentos, que foram por sua vez promovidos pelas Testemunhas de Jeová: a Lavagem Biológica do Sangue; a Cura Através das Uvas; Iridiagnose; Terapia de Zona, etc. Esta aceitação da charlatanice ficou a dever-se ao facto de os naturopatas (e as Testemunhas de Jeová) terem uma tendência para aceitar tudo aquilo que estivesse em oposição à medicina ortodoxa. Os médicos usavam substâncias "desnaturadas" (vacinas, soros, drogas, etc.) para curar, o que contrariava a filosofia das "curas naturais," adoptada pela Naturopatia. Esta era a razão por detrás das cruzadas fúteis dos naturopatas (e das TJ) contra coisas como as vacinas e o uso medicinal de drogas.
Muitos naturopatas aceitavam outras correntes principais da medicina que rejeitavam o uso de drogas, como a Osteopatia e a Quiropatia. O treino dos médicos da Watchtower baseava-se principalmente nessas correntes.

Osteopatia

Ao contrário da Naturopatia, que não tem um fundador conhecido, a Osteopatia foi fundada por Andrew Still, filho de um missionário Metodista. Os escritos de Still acerca da Osteopatia estão repletos de temas religiosos e doutrinas da sua fé Metodista/Millerista. Still acreditava que a Osteopatia era inspirada por Deus.
O slogan da Naturopatia, "Não à cirurgia, não às drogas, não aos soros" foi adoptado por todas as correntes principais de cura que excluíam o uso medicinal de drogas, incluindo a Osteopatia. Still acreditava que as doenças eram causadas por um funcionamento incorrecto dos nervos e do sangue, que por sua vez era causado por pequenas deslocações da vértebra espinal que restringia ou cortava os nervos e o suprimento de sangue para o resto do corpo. Ele chamou "subluxações" a estas deslocações. Ajustando estas subluxações com as mãos (massagens, etc.) podia-se corrigir o problema e curar as doenças que resultavam delas.
No livro de texto que Still escreveu para a primeira escola de Osteopatia que fundou, ele afirmou que era capaz de curar febre amarela, malária, difteria, raquitismo, hemorróidas, diabetes, caspa, prisão de ventre e obesidade simplesmente manipulando a coluna espinal para eliminar "subluxações."
Muitos dos médicos que escreveram artigos na literatura da Sociedade entre 1919 e a década de 1960 eram osteopatas. A sociedade recomendou tratamento osteopata para muitas doenças ainda na década de 1960.  Actualmente, os osteopatas adoptaram algumas práticas ortodoxas e agora administram anestesias, prescrevem drogas e até realizam pequenas cirurgias. Abandonaram assim até certo ponto a sua posição anterior que se resumia no slogan "não às drogas, não aos soros, não à cirurgia."

Quiropatia

A medicina quiropata foi iniciada por Daniel Palmer. Surgiu da Osteopatia e inicialmente tinha a mesma filosofia básica: a doença é causada por "subluxações" da vértebra da espinha que beliscam ou comprimem os nervos. Supunha-se que os "ajustes" quiropatas da espinha, para corrigir estas subluxações, curariam muitas doenças e maleitas no resto do corpo. Palmer acreditava que a "vida" ou "força" vital da vida (a que ele chamava força "inata") expressava-se através do sistema nervoso central, cujo funcionamento era dificultado pelas subluxações.
Muitos escritores de artigos de saúde da Watchtower Society eram quiropatas, incluindo A.G. Eckols, que tratou a pneumonia de J.F. Rutherford em San Diego, o que levou à construção de Beth-Sarim.
A Quiropatia também evoluiu ao longo dos anos. Actualmente tem dois ramos principais, os "Mistos" e os "Puristas". Os puristas são da velha escola e muitos deles ainda são contra as vacinas, drogas, cirurgias, etc. Os mistos (que excedem largamente em número os puristas) "misturam" a Quiropatia com a medicina ortodoxa e enviam certos pacientes para os médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário