quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Superstições

Conhecemos de perto muitas pessoas que têm pavor e que se afastam para bem longe quando vêem um gato preto. Se perguntarmos a elas se crêem em Deus, todas dirão que sim. Também se perguntarmos qual religião professam, dirão: "Católica". E por que agem assim? Dirão: "Dá azar".
Como e de onde veio este medo, ninguém sabe. Pessoas religiosas vivem suas vidas regidas por tradições, superstições e esquisitices que nem sequer se dão ao trabalho de averiguar o sentido de tantas excentricidades.
Mas colocamos aqui o dedo na ferida: é tudo falta de conhecimento da Palavra de Deus. Como sempre, Jesus tem razão quando diz: "Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus" (Mateus 22.29). Porque se realmente conhecêssemos ao menos um pouco da Bíblia não procederíamos assim dessa forma tão tola e sem sentido. Se dêssemos crédito às palavras de Jesus agiríamos de outra forma. Por quê? Ora, se de fato crêssemos e confiássemos mesmo na proteção de Deus, não teríamos medo de nada e poderíamos dizer: "não temerei mal nenhum" (Salmo 23.4), confiaríamos no que Deus nos diz: "Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua casa" (Salmo 91.10).
Realmente, quando confiamos em Deus, não andamos dizendo por aí que somos de religião tal, de denominação tal, porque nada disso nos pode dar segurança, mas somente o Deus vivo e verdadeiro - JESUS CRISTO, o caminho, a verdade e a vida (e não a religião).
Quando um povo realmente confia em Deus, "então andará seguro no seu caminho" (Provérbios 3.23).
Por que falamos que as pessoas "católicas" geralmente agem supersticiosamente? Simplesmente por ignorar e não observar a Palavra de Deus, pois elas preferem dar crédito às tradições recebidas e dogmas não bíblicos. Aprendemos muitas coisas de nossos pais (que aprenderam de nossos avós) e nunca nos damos ao trabalho de investigar ou perguntar a "veracidade" de tais ensinamentos. Simplesmente seguimos a corrente. Dizem por aí que uma mentira muitas vezes repetida torna-se uma "verdade".
Certamente que Deus tem muito povo espalhado em muitas denominações religiosas cristãs regidas pelas tradições e invencionices humanas, gente sincera e que teme a Deus, e que mais cedo ou mais tarde conhecem a verdade. O Espírito Santo de Deus trabalha em corações tementes a Ele, e nos leva ao pleno conhecimento da verdade - JESUS, o único Salvador.
"Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados" (2Crônicas 7.14).
Se crermos nestas palavras, certamente nossa vida mudará drasticamente. Para melhor. Erramos tremendamente quando evitamos um simples bichano em nossa frente, somente porque o coitado nasceu de cor negra. Quando conhecemos a Palavra de Deus não procedemos de maneira supersticiosa. Quem foi mesmo que disse que gato preto dá azar? Macumbeiros ou feiticeiros? Ou será que foi o pai da mentira? Não, amigo, não devemos ter medo de um simples bichano preto, que é um animal como qualquer outro, uma das criaturas de Deus, que nada tem a ver com sorte ou azar. Muitos se dizem "cristãos", fazem o que lhes dá na telha, "ouvem prognosticadores e adivinhadores; porém (aos verdadeiros cristãos) o Senhor Deus não permitiu tal coisa" (Deuteronômio 18.14).
Quem confia verdadeiramente em Deus não anda se espantando à toa, nem perde tempo com coisas tais como "horóscopos" e previsões baseadas em astros. "Não aprendais o caminho dos gentios (pagãos e idólatras), nem vos espanteis com os sinais dos céus que os atemorizam" (Jeremias 10.2).Concluindo, para um bom entendedor, "de tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem" (Eclesiastes 12.13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário