quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Os Cristãos Primitivos e a Cruz

Os cristãos primitivos e a cruz
 
Pelo Irmão Brasileiro
O TESTEMUNHO DOS PRIMEIROS CRISTÃOS ACERCA DO FORMATO DA CRUZ
A Igreja de Cristo, cujas "portas do inferno não prevalecerão", segundo sua própria profecia (Mateus 16:18), tem uma história riquíssima, muito bem documentadas por diversas epístolas e documentos do período pós-apostólico. Infelizmente, é costume de muitos cristãos ignorar completamente esta história, pois sua fé em Deus muitas vezes os leva a tomar o conceito de Sola Scriptura ao pé da letra. Com as Testemunhas de Jeová não é diferente. Aliás, qualquer TJ que se deparar com os livros históricos do Cristianismo acabará tendo de tomar uma decisão: ou acredita em tudo que está lendo e abandona a Torre de Vigia ou cai no sofisma que afirma que "a igreja já havia apostatado". Ora, não somente a igreja nunca apostatou - do contrário as palavras de Jesus em Mateus 16:18 seriam uma mentira - como ela deixou estes belos documentos para a posteridade.
Esta breve introdução é necessária antes que eu apresente aos leitores do "Vigiando a Torre" a farta documentação da igreja primitiva acerca da cruz usada para o sacrifício de Cristo, o que desmantela por completo a fajuta teoria da "estaca de tortura" da Torre de Vigia. Mas, sem maiores delongas, vamos direto às citações:
Barnabé
Justino Mártir
- "Moisés orava a Deus com as mãos estendidas... enquanto permanecia nessa forma, Amalec era derrotado. E se o povo tinha forças, era por causa da cruz que as tinha... ele formava o sinal da cruz" (Diálogo com Trifo, Capítulo 90
"Com efeito, uma haste da cruz se ergue verticalmente e dela surge a parte superior, quando se ajustou à haste transversal" (Diálogo com Trifo, Capítulo 91 )
Irineu
Tertuliano
"Todo pedaço de madeira que é fixado no chão em uma posição ereta é uma parte de uma cruz, e de fato a maior porção de sua massa. Mas uma cruz inteira é atribuída a nós, com sua trave transversal, claro, e seu assento projetado." (Tertuliano - Ad Nationes, capítulo 12)
[viveu entre 155-222 D.C] (um dos "pais" da Igreja) - "pois esta mesma letra TAU dos Gregos, que é nosso 'T', tem a aparência da cruz (crucis)" (Contra Marcião, livro 3, capítulo 23)
[viveu entre 130-202 D.C] (um dos "pais" da Igreja) - "A própria forma da cruz, também, tem cinco extremidades, duas no comprimento, duas na largura, e uma no meio, na qual a pessoa descansa àquele que é fixado pelos pregos. Cada uma de nossas mãos tem cinco dedos, e também temos cinco sentidos..." (Contra as heresias – Livro II - Capítulo 24)
)
[viveu entre 100-165 D.C] (um dos "pais" da Igreja)
[70-135 D.C] (discipulo de Paulo) - "Dezoito se escreve: I, que vale dez, e H, que representa oito. Tens aí: IH(sous) = Jesus. E como a cruz em forma de T devia trazer a graça, ele menciona também trezentos (= T). Portanto, ele designa claramente Jesus pelas duas primeiras letras e a cruz pela terceira." (Epístola de Barnabé, Capítulo 9)viveu entre
A Torre de Vigia sempre tenta desmerecer os primeiros cristãos, mesmo quando estes andaram ombro a ombro com os apóstolos. É o caso de Barnabé, que pregou junto com Paulo. Pessoalmente, eu acredito muito mais nestes escritores - embora que os mesmos não tenham a mesma autoridade dos apóstolos e seus escritos canônicos - visto que estavam na igreja nascente. Enquanto isso, não acredito num bando de gente que se auto-proclama o "canal de Deus com a humanidade" e que veio mais de 1900 anos depois pregando um cristianismo às avessas, dizendo uma novidade nunca vista: cristo morreu num pau ereto, uma "estaca de tortura", e o entendimento suportado pela história é uma fraude. Em quem vocês, leitores, vão acreditar ? Na Torre de Vigia, ou naqueles que se martirizaram pelo nome de Cristo, e que andaram junto com seus apóstolos, cujo testemunho foi ocular ? Penso que só sendo muito crédulo, para não dizer estúpido, para acreditar nas asneiras propagadas pela STV acerca da matéria. Ora, é certo que os apóstolos comentaram muito com seus discípulos acerca de como foi aquele dia tão marcante. Suas memórias permaneceram com a igreja primitiva por muitos anos, de forma que muito mais digno de crédito é o testemunho destes homens do que o testemunho de um grupo que surgiu muito tempo depois, inventando uma falácia, só para tentar ser diferente da "cristandade" a todo custo.
Fora estas citações que trouxemos à baila aqui, existem muitas outras. Peguei apenas as principais, digamos que, as mais irrefutáveis quanto ao formato do instrumento usado para o sacrifício que nos trouxe a paz. Vejam que são citações bem diretas e explícitas quanto ao formato da cruz. Publicá-las foi fruto de uma idéia que tive ao ler a epístola de Barnabé e outra citação de Irineu. Depois me deparei com o excelente artigo intitulado "Com quantos paus se faz um stauros", que referencio abaixo. Muito boa também é a apresentação PowerPoint ilustrada, que usa a própria Bíblia para desmantelar a tese da "estaca" da Sociedade. Além disso, é claro, há o artigo já publicado nesta página "Morreu Jesus numa cruz ?". Bem, espero que após ler toda esta evidência você se convença do inevitável: Jesus Cristo morreu sim numa cruz como a conhecemos, para contragosto dos líderes da seita inventada por Russel e piorada ainda mais pelos seus sucessores.
Um detalhe importante é necessário acrescentar aqui:  O que as mentes inteligentes das "testemunhas-de-jeová" acha a respeito de os cemitérios de todo o mundo ocidental, há dois mil anos, terem uma cruz em cada túmulo em vez de uma estaca?  Será que existe em alguma parte do mundo um cemit´rio cheio de estacas ao invés de cruzes?  Gente, usemos o raciocínio.  O nosso culto a Deus é racional e não irracional.  É por isso que todas as pessoas que faziam parte das "testemunhas-de-jeová" podem ser consideradas inteligentes, ou seja, elas usaram a razão e não o fanatismo; elas investigaram e conheceram a verdade, e a verdade as libertou.  Simples. Importa obedecer a Deus em primeiro lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário