sábado, 1 de janeiro de 2011

Que Significa Ter Mente Aberta ?


Significa Ter Mente Aberta?
"A pessoa de mente aberta está isenta dos laços do preconceito, que certo dicionário define como: 'Conceito ou opinião formados antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos; idéia preconcebida . . . julgamento ou opinião formada sem levar em conta o fato que os conteste; prejuízo.'
Faz parte necessariamente da vida fazer decisões e formular juízos. Mas as decisões feitas 'sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos' e juízos formulados de forma 'preconcebida . . . sem levar em conta o fato que os conteste' são evidências duma mente fechada.
Ter mente aberta, por outro lado, significa ser receptivo a novas informações e idéias. Significa dispor-se a examinar e avaliar informações sem atitude preconceituosa. Por reter o que vale a pena e rejeitar o que não vale, podemos chegar a conclusões definitivas numa base sólida, e ainda deixar nossa mente aberta para posterior revisão, caso dados adicionais se tornem disponíveis no futuro. Quem pensa já ter aprendido tudo pode estar certo de que tal atitude o impedirá de aprender mais."
(...) "A mente fechada talvez revele falta de interesse no assunto, ou relutância em examinar a questão. Com efeito, poderia ser até sinal de incerteza ou de dúvida. Para exemplificar, se não pudermos defender nossos conceitos religiosos, talvez verifiquemos que atacamos implacavelmente os que questionam nossas crenças, não com argumentos lógicos, mas com termos depreciativos ou com insinuações. Isto sabe a preconceito e a uma mente fechada."
Comentando:
Caro leitor, comprove na prática: O que acontece se uma TJ encontrar alguém sabedor das denúncias deste site, por exemplo, querendo respostas para as questões contidas no folheto "Investigando as Testemunhas de Jeová"? Ora, ignorando o artigo da Despertai! citado acima, é praticamente certo que evidenciarão "preconceito" e, sem poder "defender seus conceitos religiosos... atacarão implacavelmente os que questionam suas crenças, não com argumentos lógicos, mas com termos depreciativos ou com insinuações". E as Testemunhas de Jeová ainda afirmam ter mente aberta! Êta mentes fechadas!


"Meus pais eram Testemunhas de Jeová e não permitiram que eu recebesse um transplante de córnea para recuperar minha visão. Acreditavam que isso era pecado de canibalismo. Hoje em dia o transplante já é permitido pela liderança. Mas, não posso mais fazê-lo..."
"Oi! Minha mamãe obedeceu a liderança das Testemunhas e não me vacinou. Na época, ensinavam que vacinar era "prática demoníaca". Fiquei muito, muito doente. Até hoje sofro as dolorosas conseqüências..." Atualmente a liderança até elogia
É duro dizer, mas, na prática, este artigo não serve para as Testemunhas de Jeová! Só serve para que outros tenham mente aberta para assimilar os conceitos das TJs! De fato, a liderança das TJs não quer - e impede com ameaças - que seus membros façam alguma "ponderação" quando críticos apresentam "fato que os conteste". (Note Romanos 2:21,22). Por que será? É simples: se cada Testemunha "examinar e avaliar informações [críticas] sem atitude preconceituosa" acabará abrindo a mente e abandonando os ensinamentos desta religião!
Que
Lemos na revista Despertai! 22/03/85, páginas 3 e 4:

Nenhum comentário:

Postar um comentário