segunda-feira, 4 de abril de 2011

Examinai as Escrituras...



Aquilo que nos é dado como verdade bíblica
deve ser investigado ou aceito automaticamente? O que acha?
Ora, o proceder correto não seria provar para si mesmo, com a Bíblia, se aquilo que estudamos é ou não a verdade? As pessoas receptivas da cidade de Beréia foram elogiadas porque examinavam as Escrituras, "cada dia", para ver se aquilo que Paulo e Silas lhes disseram era a verdade:
"Ora, estes últimos eram de mentalidade mais nobre do que os de Tessalônica, pois recebiam a palavra com o maior anelo mental, examinando cuidadosamente as Escrituras, cada dia, quanto a se estas coisas eram assim." - Atos 17:11
Quão profundo era este exame? A revista Despertai! 8/10/91, página 13, explica:
"O exame feito por eles não era superficial. Aqueles judeus bereanos faziam sondagens cuidadosas para confirmar se era verdade aquilo que Paulo e Silas estavam ensinando, à base das Escrituras, sobre Jesus como o Messias há muito prometido."
De modo similar, não é este o proceder razoável a adotar com respeito à mensagem proclamada hoje pelas TJs (Testemunhas de Jeová)? Se você é zelosa TJ, pare e reflita com honestidade: Até que ponto mostro "mentalidade nobre" como os bereanos "fazendo sondagens cuidadosas para confirmar se é verdade aquilo que" ensina os do Corpo Governante (liderança máxima que define todo os ensinos e práticas das Testemunhas de Jeová)? Aquele que faz disso um costume regular na vida é considerado feliz. (Sal. 1:1, 2) Note o que diz o Corpo Governante:
"No que se refere aos ensinos apresentados como verdade bíblica, as Testemunhas endossam fortemente o proceder seguido pelos bereanos... As Testemunhas de Jeová crêem que todos os ensinos religiosos deviam ser submetidos a esta prova, de estar de acordo com as Escrituras inspiradas, quer o ensino seja apresentado por elas, quer por outros. Convidam-no e exortam-no a fazer isso nas suas palestras com elas." - Fonte: Testemunhas de Jeová ― Quem são? Em que crêem?, p. 3.
"Visto que muitas religiões, hoje em dia, não estão fazendo a vontade de Deus, não podemos simplesmente presumir que os ensinos da organização religiosa com que nos associamos estejam em harmonia com a Palavra de Deus. O mero fato de a Bíblia ser usada por uma religião não prova, em si mesmo, que todos os ensinos e práticas dela se baseiem na Bíblia. É importante que nós mesmos examinemos se se baseiam ou não. (...) A religião que é aprovada por Deus tem de concordar em todos os sentidos com a Bíblia; não aceitará certas partes da Bíblia, rejeitando outras partes. — 2 Timóteo 3:16." - Fonte: Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra, p. 31.
Se parássemos aqui, o público em geral teria a feliz impressão de que as TJs têm um só pensamento: são 100% favoráveis ao "proceder [investigativo] seguido pelos bereanos". Contudo, a decepção começa quando percebemos quão abrangente é este "endosso".

Nenhum comentário:

Postar um comentário