quinta-feira, 14 de abril de 2011

Tempos dos Gentios - A História de Uma Doutrina


É verdade que Russel tinha 1914 como uma parte importante de sua cronologia. Ele predisse o fim do mundo e o pleno estabelecimento do reino de Deus para esta data. Isto não foi o que aconteceu, mas ainda assim as TJ's argumentam que algo importante aconteceu quando a Primeira Guerra mundial começou.
Que evidência cronológica Charles Taze Russel usou ? Seu argumento cronológico foi completamente emprestado do Adventista Nelson Barbour. Eles tinham uma longa lista de datas, uma das quais era 1914.
Nelson Barbour construiu todos os seus argumentos sobre sua completa cronologia bíblica, a qual colocava a criação de Adão em 4127AC. Barbour (e Russel) pensavam que versículos bíblicos diferentes contendo números eram mensagens "codificadas" de Deus sobre as datas de vários eventos.
Um destas passagens era Daniel capítulo 4. O profeta Daniel aqui diz ao rei Nabucodonosor:
Dan 4:24,25 "E expulsar-te-ão de entre os homens e tua morada virá a ser com os animais do campo, e vegetação é o que te darão para comer, como a touros; e tu mesmo virás a ser molhado pelo orvalho dos céus, e passarão mesmo sete tempos sobre ti, até saberes que o Altíssimo é Governante no reino da humanidade e que ele o dá a quem quiser" [NWT].
Barbour de alguma forma (e as TJ's hoje) interpretam que isto significa mais do que anos (ou "tempos") de insanidade para Nabucodonosor. A expressão em português "tempos" também é usada em traduções de Revelação 12:6, 14. Aqui ela pode ser interpretada como se três tempos e meio sejam iguais a 1260 dias. Um tempo é definido como 360 dias, e sete tempos serão 2520 dias. A STVentão apela para a regra de "ano-dia", baseada em Números 14:34 e Ezequiel 4:6 (que interessantemente não é mais aplicado pela STV para a interpretação de Revelação 12!). para chegar a 2520 anos.
Mas o que durou 2520 anos ? Barbour, sem nenhuma evidência, aplicou isto ao período das palavras de Jesus sobre a queda de Jerusalém, cumprida em 70DC:
Luc 21:24 "e cairão pelo fio da espada e serão levados cativos para todas as nações; e Jerusalém será pisada pelas nações, até se cumprirem os tempos designados das nações"
Apesar do fato de que as palavras de Jesus "será" nos informa que o início destes "tempos das nações" ou "tempos dos gentios" (maioria das traduções) seria quando Jerusalém cairia no futuro, Barbour argumentou que estes "tempos dos gentios" começaram quando Jerusalém caiu séculos antes, no 19º ano do reinado de Nabucodonosor. (Jeremias 52:12). Quando foi isso ?
Barbour disse que Jerusalém foi destruída em 606AC.
Contando 2520 anos desde 606AC nos dá 1914, certo ?
Errado!
Barbour estava, como Russel, ignorante a respeito de cronologia e história. Quando o calendário que usamos (Juliano, depois melhorado pelo gregoriano) foi criado, não havia ano zero, então 1AC foi seguido de 1DC. 2520 anos de 606AC nos daria 1915, o qual Russel de fato usou ao invés de 1914 por alguns anos. Mas então a primeira Guerra Mundial começou em 1914. Russel tinha predito algo para 1914, e algo tinha de fato acontecido, então Russel pensou que ele tinha estado certo. Russel então "esqueceu" do ano-zero, e mudou a cronologia para 1914 novamente.
Mas cedo ou tarde isto tinha de ser corrigido. Como ? Por mover a destruição de Jerusalém para um ano a frente, de 606 para 607AC. Isto é fácil de fazer no papel!
O livro da Sociedade "Revelação - O seu grandioso clímax está próximo" (1988) cita uma brochura antiga de Barbour na página 105:
"'Foi em 606 AC que terminou o reino de Deus, que se removeu o diadema e toda a terra foi entregue aos gentios. 2.520 anos contados desde 606 AC terminarão em AD 1914 " - The Three Worlds (os três mundos), publicado em 1877, página 83."
Uma nota de rodapé nos informa:
"Providencialmente, estes estudantes da Bíblia não se haviam dado conta de que não existe ano zero entre "AEC" e "EC" (ou "AD"). Mais tarde, quando uma pesquisa feita tornou necessário ajustar 606AC para 607AEC, eliminou-se também o ano zero, de modo que ainda valia a predição de "AD 1914" - Veja "A verdade vos tornará livres", publicado em Português em 1946 e distribuído pela Sociedade Torre de Vigia, página 242'.
Não é isto impressionante ? "Providencialmente" - pela direção de Deus - eles tinham cometido dois erros cancelando ambos.
Que nova "pesquisa" mudou esta data ? Nenhuma, é claro. Se você examinar os livros da STV, você não encontrará evidência alguma para esta nova data.
Esta mudança era necessária para manter a data de 1914, na qual toda a superestrutura doutrinária da Torre de Vigia está baseada.
O fato é que, Jerusalém caiu para os Babilônios em 587 AC, não em 607. A ignorância de Barbour e Russel em cronologia e história deu a STV um tremendo problema. A enciclopédia Britânica (versão on-line), uma fonte sempre usada pela Soceidade diz:
"Em 587/586AC a cidade e o templo foram completamente destruídos por Nabucodonosor, e o cativeiro começou. Ele terminou em 538AC quando Ciro II, o grande, da Pérsia, que tinha derrotado Babilônia, permitiu  aos judeus, liderados por Zerubabel, da linhagem Davidica, retornarem a Jerusalém."
É claro, a STV admitem que eles estão bem sozinhos no mundo dizendo que Jerusalém caiu em 607. Eles argumentam que isto é assim porque somente eles realmente aderem a bíblia acima de fontes "seculares".
A STV, no livro Venha o teu Reino (1981) página 187, diz:
"Os Cristãos, que crêem na bíblia, têm vez após vez encontrado que a palavra dele suporta a prova de muita crítica e tem-se mostrado exata e fidedigna. Reconhecem que, sendo a palavra inspirada de Deus, ela pode ser usada como mediador na avaliação da história e dos conceitos seculares"
Isto pode soar muito belo para um cristão, mas é isto verdade ? Será que a Sociedade Torre de Vigia realmente adere a bíblia por ser "exata e fidedigna" ? Será que eles usam a bíblia como uma varinha de medição ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário