quinta-feira, 14 de abril de 2011

Será Que Torre de Vigia Defende a Cronologia Bíbicla?



Como temos visto, a STV alega que eles seguem a bíblia e a defendem contra o criticismo. É isto verdade ? Algumas vezes, mas não neste caso.
Nós notamos que Daniel 1:1 disse que Nabucodonosor levou prisioneiros de Jerusalém no 3º ano de Jeoiaquim (sistema de ano-ascensão).
De acordo com cronologia da Torre de Vigia, isto não é possível.
A enciclopédia Bíblica da Torre de Vigia, Estudo Perspicaz das Escrituras (daqui por diante: it), Volume 2, página 489, afirma:
"Evidentemente, é a este terceiro ano de Jeoiaquim como rei vassalo de Babilônia que Daniel se refere em Daniel 1:1. Não podia ser o terceiro ano do reinado de 11 anos de Jeoiaquim sobre Judá, pois, naquele tempo, Jeoiaquim não era vassalo de Babilônia, mas sim do Faraó Neco, do Egito."
"Evidentemente," eles dizem. Uma pessoa não versada na Bíblia pode achar possível que Daniel se referira a "o terceiro ano" desde um evento específico do reinado do rei. Mas quando nós sabemos que esta era a forma em que o tempo era contado naqueles dias, nós entendemos como isto é extremamente improvável. Para usar um exemplo: É provável que qualquer pessoa vivendo nos nossos dias possa datar o começo de Segunda Guerra Mundial para 1869, simplesmente porque ele achou que a queda de Jerusalém para os romanos era um evento mais interessante para iniciar o começo de nosso calendário ? Se Daniel tivesse feito tal declaração estranha, ele teria sabido que certamente seria mal entendido. Também, Daniel, como muitos outros escritores da Bíblia, usam esta forma de datação freqüentemente (Daniel 7:1; 8:1; 9:1; 10:1; 11:1).
Daniel 2:1 tem a interpretação do profeta para os sonhos de Nabucodonosor no seu 2º ano de reinado. Novamente, a STV tem apelar para uma acrobacia, quando o próprio texto diz "no segundo ano do reinado de Nabucodonosor" o que é algo muito claro.
Este recusa para pôr as escrituras à frente do dogma se torna especialmente complicado no livro "Venha o Teu Reino" (daqui em diante: kc), o qual, no seu apêndice, tenta refutar a crítica contra a cronologia da STV. Na página 188, eles tentam refutar o valor das crônicas babilônicas de Beroso:
"Embora as alegações de Beroso de que Nabucodonosor levou cativos os judeus pelo ano de sua ascensão, não há nenhum documento cuneiforme que apóie isto".
Não é surpreendente ver que em apenas alguns parágrafos depois que a STV se anuncia como o único defensor da Bíblia, eles propositadamente falham em reconhecer que a própria Bíblia, em Daniel, apóia Beroso contra a cronologia da STV?
Estes certamente não são os únicos exemplos. O profeta Zacarias desfere o maior golpe contra a cronologia da STV.
Zac 1:7 "No vigésimo quarto dia do décimo primeiro mês, que é o mês de sebate, no segundo ano de Dario, veio a haver a palavra de Jeová para Zacarias, filho de Berequias, filho de Ido, o profeta."
Desta vez, a STV concorda com todas as fontes disponíveis que o evento deve ser datado em fevereiro de 519 AC. Afinal de contas, a data de 607 da STV usa o reinado de Ciro como um "ponto de âncora", de modo que, seria tolice negar isto.
O que o profeta Zacarias vê e ouve?
Zac 1:12 "De modo que respondeu o anjo de Jeová e disse: 'Ó Jeová dos exércitos, até quando não terão misericórdia com Jerusalém e com as cidades de Judá, que verberaste por estes setenta anos ?'".
Sim, durante 70 anos, Deus tinha denunciado as cidades de Judá. Isto nos leva a 589AC. De acordo com cronologia a Sociedade, nada de significante aconteceu neste ano. Na cronologia estabelecida, este era o ano em que Nabucodonosor começou a sitiar Jerusalém (2. Reis 25:1; Ezeq 24:1,2; Jer 52:4).
Além disso, teria sido sem sentido para este anjo dizer que as cidades tinham sido denunciadas durante "setenta anos" se este período começou dezoito anos depois da completa destruição da capital! Por outro lado, se este anjo estivesse falando sobre um período de setenta anos de 607 a 537 - como uma TJ argumentará sem nenhuma dúvida - por que o anjo deveria perguntar "até quando"? Estas mesmas palavras demonstram que neste ponto, o período de denúncia não tinha ainda terminado. E visto que eles ainda continuaram, eles devem ter começado com um evento maior em 589AC.
Como se isto não fosse o bastante, depois, Zacarias desfere um golpe até mesmo mais fatal para a cronologia da Sociedade:
Zac 7:1-5 "Além disso, sucedeu no quarto ano de Dario, o rei, que veio a haver a palavra de Jeová para Zacarias, no quarto [dia] do nono mês, [quer dizer,] em quisleu. E Betel passou a enviar Sarezer e Regem-Meleque, e seus homens, para abrandar a face de Jeová, dizendo aos sacerdotes que pertenciam à casa de Jeová dos exércitos, e aos profetas, sim, dizendo: 'Chorarei no quinto mês, observando abstinência, assim como fiz, oh!, por tantos anos ?'. E continuou a vir a haver para mim a palavra de Jeová dos exércitos, dizendo: 'Dize a todo o povo da terra e aos sacerdotes: 'Quando jejuastes e houve lamentação no quinto [mês] e no sétimo [mês], e isto por setenta anos, jejuastes realmente para mim, sim, para mim ?'"
A evidência cronológica nestes versículos é surpreendente e dá uma riqueza de informação. Até mesmo a literatura da STV tem que concordar que nestes eventos, claramente marcados na bíblia, os judeus estão lamentando e jejuando. Eles estavam jejuando no quinto mês "a fim de comemorar como naquele dia Nebuzaradã, o guarda-costas chefe de Nabucodonosor, depois de dois dias de inspeção, queimou completamente a cidade de Jerusalém e seu templo," como a STV declarou no seu livro "Paraíso Restabelecido para Humanidade - Pela Teocracia!" (daqui por diante: pm), na página 235. Eles também jejuaram no sétimo mês "para comemorar o assassinato do Governador Gedalias que era da casa real do Rei Davi e a quem Nabucodonosor fez governador da terra para os judeus pobres que foram permitidos permanecer depois da destruição de Jerusalém ". (pm, pág. 235).
Isto deixa a STV com um problema óbvio, visto que eles reivindicam que isto aconteceu em 607 AC. Em Novembro de 518AC, no 4º ano de Dario, quando Zacarias teve esta visão, está 90 anos depois de 607AC. A STV concorda que os setenta anos de lamentação começaram quando Jerusalém foi destruída. O texto Bíblico abaixo mostra tão claramente quanto qualquer outro texto possa fazer, que os setenta anos correram até o ano 518AC. Os Israelitas perguntaram se eles continuariam este jejum. Se eles tivessem parado vinte anos mais cedo, esta pergunta não faria sentido. Também, em Zacarias 1:12, os setenta anos foram chamados "estes setenta anos " ao invés de "aqueles setenta anos" que seria a palavra apropriada se eles terminassem vinte anos mais cedo (em Zac 7:5 RSV diz "durante estes setenta anos ", NIV diz "durante os últimos 70 anos").
Como a STV responde a esta séria objeção contra sua cronologia ? Com respeito ao Anjo em Zacarias capítulo 1, eles dizem:
"Então, o anjo de Jeová quis dizer que aqueles setenta anos ainda não haviam terminado, ou que eles tinham terminado naquele momento ? Isto não pode ser historicamente verdadeiro". (pm [edição americana], pág. 131,; o grifo é nosso)"
Sim, Realmente! Todo historiador e todo comentador da Bíblia, apoiados por milhares de documentos cuneiformes, documentos antigos e inscrições, afirmam que 586/7AC é a data correta para a queda de Jerusalém. Agora, quando o próprio Deus e o Anjo de Deus dizem a mesma coisa pelo profeta Zacarias, a Sociedade Torre de Vigia corajosamente atesta que 'Isto não pode ser historicamente verdadeiro.'
Tais exemplos não deveriam ser necessários para demonstrar até que grau a STV apóia a Bíblia.
Não obstante, vamos examinar os argumentos usados pela STV para estabelecer a data de 607AC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário