terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Trinta Anos Escravos da STV

Um jovem bem trajado, levando uma bolsa com livros, bate à porta da primeira casa do conjunto residencial. A dona de casa abre a porta. Cortesmente ele se apresenta: "Represento a Torre de Vigia. Venho a fim de pregar a mensagem do reino. Tenho um livro que lhe quero expor. A senhora pode obtê-lo por R$ 2,00".
Aquela senhora lhe dirige algumas perguntas e ouve respostas fascinantes acerca de um "reino" por vir e de um escapar da maior guerra de todos os tempos. Ela se considera muito religiosa. Todavia, para se livrar da maneira mais rápida daquele estranho, compra-lhe o livro. Com isso se tornou automaticamente candidata a membro do grupo religioso de maior índice de crescimento no mundo - as testemunhas de jeová.
Reconhecem-se as testemunhas de jeová ativas, vendendo seus livros ou oferecendo seus periódicos "Despertai" e "Torre de Vigia", postos às esquinas das ruas, ou ainda dirigindo-se às numerosas reuniões em seus "salões do reino". Seus admiráveis relatórios de vendas atestam que muitos compradores de literatura consideram-se cristãos. Por este suave caminho começam a tornar-se "testemunhas de jeová".
Eu era uma pessoa assim. Cria no Senhor Jesus. Passei a participar desse movimento religioso em minha juventude, - trabalhava e planejava para difundí-lo mais. Com o passar do tempo percebia que minhas atividades diligentes para essa sociedade substituiam minha comunhão com Cristo. Muito tarde descobri ser um servo obediente de um regime organizado monstro, - a Sociedade Torre de Vigia que, a si mesma denomina-se "Organização Divina", com a finalidade de introduzir a "Sociedade Novo Mundo".
Após 30 anos de escravidão intelectual e espiritual por parte dos senhores da sociedade, cumpri minha promessa dada a Deus, quando descobri essa organização, isto é, de desmascarar o movimento que afirmava ser cristão, embora:
* negue todas as formas de cristianismo (isto é, todas as denominações evangélicas do mundo), considerando-as como organizações do diabo (embora seus "fiéis" auto-denominem-se também evangélicos para enganar os desavisados);
* rogue a seus membros recusa da prestação de serviço militar (o que é uma infração grave às leis de qualquer país), enquanto ela mesmo incita francamente à luta e ao emprego de métodos brutais);
* lute incessante e altamente por sua liberdade religiosa, muito embora exerça domínio tirânico sobre as ações e mesmo pensamentos de seus membros;
* afirme ser Cristo seu Salvador, embora negue que Ele seja Deus poderoso e salva para a vida eterna a todos os que nEle crêem;
* cite a Bíblia com habilidade, e, convencida, fale de seus significados gregos segundo o texto original, enquanto sua instrução na Bíblia é bem limitada; - a instrução da maioria dos testemunhas de jeová está restrita aos livros publicados pela Sociedade Torre de Vigia e ao decorar palavras gregas impressas às margens de sua Bíblia especial "Diaglott" e da "Tradução do Novo Mundo" (de forma alguma eles lêem qualquer outro tipo de publicação, pois "Torre de Vigia" - como bem diz o nome - vigia e proíbe qualquer outra leitura).
Perante Deus, a STV assegura estar dizendo a "verdade" com estas afirmações. Os membros diretores das testemunhas de jeová, em seu pomposo escritório central da STV, em 124 Columbia Heights, Nova Iorque, podem dizer nunca terem me conhecido ou de se tratar de alguém excluído, caído em desgraça. No entanto, nunca poderão apagar os fatos de sua história que, em pequena escala, eu mesmo ajudei a promover.
Na Alemanha, com apenas 14 anos de idade, aceitei Cristo como meu Salvador, e, creio que Ele de fato havia tomado meu coração. Eu estava a progredir espiritualmente com outros de minha família, quando um dia fomos visitados por um senhor, vendedor de livros sobre doutrina bíblica. Dizia-se "investigador" da Bíblia. Nós lemos os livros. A seguir visitamos a classe local dos "investigadores da Bíblia" e, sem perda de tempo, aderimos a ela.
Além do estudo da Bíblia, andamos de casa em casa e falávamos às pessoas a respeito de Jesus. Sei de 17 pessoas que confessaram a Cristo, através de meu testemunho. Naquele tempo eu nada sabia acerca das doutrinas desonrosas a Cristo, de Charles Taze Russel, o fundador americano dos "investigadores da Bíblia" (mais tarde chamados de testemunhas de jeová), nem tão pouco do poder crescente de seu sucessor em Brooklin, o juiz Joseph Franklin Rutherford que tinha uma visão mundial para a STV de Bíblias e tratados. Segundo ele cria, seu objetivo podia ser alcançado com as receitas e influências dos tratados e livros da Sociedade. Os vendedores, - membros obedientes -, não eram remunerados, e a maioria deles geralmente dá as receitas à Sociedade. Eu mesmo, após meu horário escolar, vendia semanalmente milhares de livros com títulos fascinantes, como: "Milhões Que Agora Vivem, Nunca Morrerão".
Com apenas 19 anos de idade, fui chamado ao escritório central, porque era um vendedor eficaz. O interesse pelos planos de propaganda, a participação nas vendas e uma nova sociedade mundial me fascinaram. Abandonei o estudo da Bíblia e a oração, e quando fui incumbido de visitar os grupos locais de veneráveis anciãos, a fim de admoestá-los, isto é, aos que resistiam às ordens crescentes de Brooklin, obedeci quase sem quaisquer remorsos de consciência.
A partir dos anos 1920, a STV comprou instalações impressoras, com o que ficou habilitada a publicar quantidades enormes de revistas e livros a custos baixos. Esse material, vendido ao público e estudado pelas testemunhas era o principal veículo de instrução e propaganda. Cada novo plano publicitário, consagrado com uma sentença das Sagradas Escrituras, aparecia nessas publicações para ser executado pelos membros fiéis. Hoje isso ainda é procedido assim.
O controle crescente de Brooklin, através de relatórios de tempo, tabelas de progressão de vendas, além de funcionários imperiosos e ditatoriais, me repeliram de tal sorte, que resolvi conseguir minha liberdade dessa "prisão sem grades". Por 6 anos consegui me distanciar do movimento. No entanto, meu pai e alguns dos meus parentes, eram membros ativos. Eles e os guias da Sociedade me fizeram reingressar. Tornei-me vendedor de livros "pioneiro" em Georgia, Nova Iorque, Nova Jersey e Ohio. Mas a STV substituiu as lições bíblicas dominicais por estudos da revista "Torre de Vigia", e passou a exigir de cada grupo de testemunhas a submissão a todas as instruções e prescrições futuras da sociedade, e com isso desapareceu o último vestígio da relação com Cristo. A STV seria a organização do rei Cristo Jesus, que, segundo afirmam, iniciou o reinado na terra em 1914. Todas as "testemunhas de jeová" escaparão à luta vindoura do Armagedom; somente 144.000 irão ao céu. Destes "sortudos" ainda vivem uns 20.000, e o restante deve se contentar em serem servos de seus soberanos celestiais. Tudo isso está em oposição a João 14.3 e muitas outras passagens da Bíblia. A STV também está em oposição à doutrina da Trindade, do inferno como lugar de castigo a pecados, da fé em Jesus como garantia da vida eterna. Enquanto grotescamente desprezam a fé cristã bíblica e histórica, as testemunhas afirmam que suas doutrinas estranhas tem a Bíblia por fundamento.
Em 1941 iniciei minha venda própria de auxílios bíblicos às testemunhas. Necessitava desse auxílio adicional e tinha principiado a ler minha Bíblia novamente, sem a interpretação da Torre de Vigia. O escritório central não gostava de minha independência e expressou sua forte desaprovação: além de um boicote regional, controle severo, ameaças importunas e, finalmente, em 1951, cassação de minha função de pioneiro.
Constatei estar tão emaranhado com os objetivos e esperanças do "reino", segundo meu espírito e meus sentimentos, que a condenação da Sociedade quase me estrangulava. Sofri um ataque cardíaco, procurei consolo no alcoolismo e quase perdi o juízo.
No entanto, em 1952, em desespero terrível, orei uma noite inteira. Confessei a Deus meus pecados e clamei por libertação de minha devoção àquele sistema organizado. Quando, de manhã, me levantei dos meus joelhos eu sabia - Deus me tinha dado vitória.
Em 1953, trinta anos após ter me sujeitado à vontade da sociedade, escrevi minha primeira carta, desvendando essa ditadura assombrosa. Dizia a outros escravos de alma que o único caminho de escape consistia no desterro da literatura envenenada das testemunhas, e, dirigir-se diretamente à Bíblia e a Jesus Cristo, para pedir plena redenção e certeza da salvação.
Quero alertar a você que, talvez, ainda não segue obedientemente as ordens da Torre de Vigia. Cada compra de livro e cada hora de estudo da literatura das testemunhas é um elo na corrente poderosa, que imperceptivelmente enleia sua alma, para finalmente subjugá-lo a um senhor - Sociedade Torre de Vigia. Peço-lhe de todo coração, tome esta minha infeliz experiência com as "testemunhas" como advertência imperiosa!
W. J. Schnell

Nenhum comentário:

Postar um comentário