quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O Deus da Bíblia e o Deus da Torre de Vigia

As diferenças do que a bíblia ensina sobre Deus e o que a STV ensina sobre Ele.


Sabemos que a bíblia é o tribunal definitivo sobre questões teológicas e para a definição do que está de acordo com a sã doutrina (Tito 1:9). A Sociedade Torre de Vigia fala muito de Jeová, que somente eles tem o favor do "verdadeiro Deus", que somente a organização ensina "a verdade", de forma que faz-se mister saber se realmente o que ela ensina sobre Deus é correto e verdadeiro. Para isto é necessário primeiro saber o que a bíblia diz sobre o verdadeiro Deus e o que a Torre de Vigia fala sobre Deus. Nada mais elucidativo do que uma comparação simples como esta. No final, você mesmo tirará sua conclusão lógica e racional do assunto.
O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE DEUS
A bíblia nos fornece um rico material sobre o nosso criador. Entretanto, sabemos que como criaturas finitas, nossa compreensão do Deus infinito é muito limitada (1 Cor. 13:9). Seria muita petulância querer compreender Deus completamente com nosso pouco conhecimento do que ocorre no mundo espiritual. Mas vejamos o que podemos concluir do nosso Pai celestial.
Primeiramente, é preciso compreendermos que Deus tem atributos que Ele divide com o resto de sua criação, sendo chamados comumente de "atributos morais de Deus". É por isto que podemos ser considerados "imagem e semelhança de Deus", por partilharmos com Ele algumas características. Já os chamados "atributos naturais de Deus" Ele não divide com ninguém. São de propriedade exclusiva do criador, sendo aquilo que o difere diretamente de suas criaturas, mesmo aquelas que são grandes em poder e força, como os anjos mais destacados. Vamos elencar abaixo:
Atributos Morais de Deus (que ele divide com sua criação):
a) Bondade (Lc 18:19; Sl 106:1; 100:5; 107:1; 34:8)
b) Amor (1 Jo 4:8; Rm 5:8; Jo 3:16)
c) Misericórdia, graça e paciência (Sl 103:8; 2 Co 1:3; Rm 3:23-24; Ef 2:5-8; Ex 34:6; Nm 14:18; Jn 4:2)
d) Santidade (Sl 71:22; Is 1:4; Is 6:3; Lv 19:2; 1 Pe 2:9);
e) Justiça  (Dt 32:4; Hb 11:6);
f) Fidelidade (Nm 23:19; Jo 17:17).
Atributos Naturais de Deus (que ele não divide com ninguém):
1) Independência (At 17:24-25; Jó 41:11; Sl 50:10-12);
2) Imutabilidade (Sl 102:25-27; Tg 1:17; Sl 33:11; Is 46:9-11) ;
3) Eternidade (Ap 1:8; Ex 3:14);
4) Onipresença (Jr 23:23-24; Sl 139:7-10; 1 Rs 8:27; Am 9:1-4);
5) Unidade;
6) Onisciência (1 Co 2:10-11; Hb 4:13; Sl 139:1-4);
7) Onipotência (Gn 17:1; Ap 1:8).
Este sim é Jeová. Este é o verdadeiro Deus, e é este aquele a quem eu adoro.
Vamos ver agora o que diz a Torre de Vigia sobre o "deus" deles.
DEUS NÃO É ONIPRESENTE...
Este é uma assertiva que o corpo governante faz acerca de Deus. Mas antes de tudo é bom sabermos exatamente o que significa a onipresença de Deus. Podemos defini-la assim: Deus não tem tamanho nem dimensões e está presente em todos os lugares e ao mesmo tempo, com todo o seu ser.
Vejamos o que a Torre de Vigia tem a falar sobre isso na "A Sentinela" de 15/8/1981 (Edição Brasileira), página 6:
"Tem Ele um Corpo?
Na realidade, por ensinar que Deus é onipresente, a cristandade confundiu a questão e tornou mais difícil para Deus ser encarado como real por seus seguidores. Como é que Deus pode estar presente em todo lugar ao mesmo tempo ? Deus é uma Pessoa espiritual, o que significa que não tem um corpo material, mas sim um espiritual. Será que um espírito tem corpo ? Sim, pois lemos: 'Se há corpo físico, há também um espiritual' (1 Coríntios 15:44; João 4:24) Deus como indivíduo, como Pessoa com um corpo espiritual, tem um lugar de residência, e assim não poderia estar em qualquer lugar ao mesmo tempo".
É incrível ler um parágrafo desses. Eles concebem Deus pela sua experiência humana, e querem compará-lo de certa forma com sua criação. A bíblia é clara ao mostrar que Deus não tem limitação alguma, pois para Ele "tudo é possível" (Mt 19:26) - esse tudo tem sentido literal.
Esse pensamento de que Deus mora num local específico do céu remonta a tempos mais antigos. Russel escreveu o seguinte na Watchtower:
"Nosso sistema solar de planetas se encontra circulando ao redor de outro grande centro, e bem distante nos limites mais remotos do nosso sistema, pela ajuda de um telescópio, outras estrelas e sistemas são discernidos, todos presumidamente circulando com o nosso em volta de um centro comum. - o grupo de Pleiades. E uma sugestão razoável foi feita que o centro pode ser o céu dos céus, o mais alto dos céus, o trono de Deus." (Reimpressões da Watchtower, 15 de Maio de 1895, página 1814 - Confira o Original clicando AQUI - Você deve ter o Adobe Acrobat Reader Instalado)
Mas esta limitação de estar habitando num lugar específico do céu criou um problema para o Deus da Torre, de forma que seria necessário um jeito para que ele pudesse agir em toda a parte. Qual foi a saída ? Transformar o Espírito Santo em uma "força ativa" (portanto impessoal) que seria capaz de estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Vemos nas declarações da Torre de Vigia como se dá isto:
"...Poderíamos ilustrar esses fatos por comparar Deus com uma usina elétrica. Esta encontra-se em determinado lugar talvez em certa rua duma cidade. Mas a sua eletricidade é distribuída pela cidade inteira, fornecendo luz e energia. E assim é com Jeová Deus. Ele tem determinado lugar nos mais altos dos céus, mas a sua força ativa, seu espírito santo, provê esclarecimento, e sua força pode ser sentida em todo o lugar, em todo o universo" - O grifo é nosso (A SENTINELA, 15/8/1981 Edição Brasileira, pg 6).
Para saírem do claro problema teológico, eles incorrem num pensamento incrível: comparar Deus com uma usina elétrica, mais uma vez tentando comparar o Deus infinito com as coisas da terra. O Espirito Santo seria apenas como uma "energia" que pode ir para todo lugar, fazendo com que a limitação do Deus da Torre fosse supostamente vencida.
A RESPOSTA BÍBLICA
Já vimos que a bíblia deixa claro que Deus é onipresente. Mas é bom usarmos a lógica para derrubarmos este raciocínio blasfemo. Em primeiro lugar, a bíblia diz que Deus "enche os céus e a terra" (Jr. 23:24) não podendo os céus ao menos contê-lo (1 Rs 8:27). Como Deus pode morar num local fixo nos céus se estes não podem contê-lo ? Além disso, a bíblia também afirma que "Deus criou os céus" (Gn 1:1; Is 45:18). Houve então um tempo que o céu não existia, mas Deus é de "eternidade em eternidade" (Sl 90:2).
Será que Deus era um "sem-teto" antes de criar o céu ?
Vemos a inconsistência dos argumentos heréticos da Torre de Vigia, que poderiam levar alguém a crer que o céu é tão eterno quanto Deus. Ora, o céu é uma criação, e logo teve um início. Deus nunca teve princípio.
Além disso, textos como Jr 23:23-24; Sl 139:7-10; 1 Rs 8:27 e Am 9:1-4 mostram a onipresença de Deus.
DEUS É ONISCIÊNTE "SELETIVO"
A bíblia também mostra claramente que Deus é onisciente, ou seja, Deus conhece a si mesmo e a todas as coisas reais e possíveis num ato simples e eterno. Resumindo claramente: esta é a capacidade de Deus de saber todas as coisas.
Será que o Jeová da Torre de Vigia sabe todas as coisas ? Para eles, Jeová pode saber todas as coisas, mas escolhe o que quer saber e o que não quer saber.
Veja as declarações da "A Sentinela" de 15/5/1986 (Edição Brasileira), página 4:
"Uma pessoa que tem um rádio pode ouvir as notícias mundiais. Mas o fato de que pode ouvir certa estação não significa que realmente faça isto. Ela precisa primeiro ligar o rádio e daí selecionar a estação. Da mesma forma, Jeová tem a capacidade de predizer eventos, mas a bíblia mostra que ele faz uso seletivo e com discrição dessa capacidade que tem, com a devida consideração pelo livre-arbítrio com que dotou suas criaturas humanas".
Não é realmente incrível ? Deus tem de "sintonizar em sua estação" para saber o que você vai fazer ou se será fiel a Ele até a morte - pelo menos na concepção da Torre de Vigia.
Para não nos acusarem de mostrarmos meias-verdades - o que definitivamente não é o caso de nenhum artigo aqui - vamos ver o que eles dizem no livro "Raciocínios à base das escrituras" na página 117:
"Ele é também Onipotente. Não somente conhece o final desde o princípio, o futuro sendo para ele um livro aberto, mas nele também reside todo conhecimento e sabedoria, como indicam as suas maravilhosas obras de criação"
Ou quem sabe a citação de "A Sentinela" de 15/5/1986 (Edição Brasileira), na página 4:
"Além disso, Jeová tem conhecimento de tudo, é todo-sábio - onisciente. Ele pode prever tudo o que deseja prever. Sobre ele se diz: "Não há criação que não esteja manifesta à sua vida, mas todas as coisas estão nuas e abertamente expostas aos olhos daquele com quem temos uma prestação de contas - Hebreus 4:13"
Veja a frase "Ele pode prever". É incrível como a organização chega a ser inconsistente com seus argumentos. Lendo as duas citações acima, alguém pode crer que a organização crê igual ao cristianismo. Mas vemos que na "A Sentinela" de 15/6/1986 ela deixa clara a sua posição quanto ao assunto. E além disso, deixa implícito nas últimas citações por dizer que o futuro é um "livro aberto" (ou seja, o livro não está fechado, podendo acontecer coisas que ele preferiu não saber, ou que não foram "sintonizadas em sua rádio") ou ainda que Ele "PODE prever tudo o que deseja prever", dando margem que Deus pode não querer prever alguma coisa. Outro detalhe: se sua onisciência é seletiva, como diz a organização, as coisas não estão nuas para Ele, mas algumas coisas estão encobertas, e isto é o mesmo que dizer que Deus tem alguma limitação.
A RESPOSTA BÍBLICA
Também vimos na bíblia que Deus é onisciente, o que significa que Ele sabe de "todas as coisas" (1 Co 2:10-11; Hb 4:13; Sl 139:1-4). A bíblia também diz que Ele tem "perfeito conhecimento" (Jó 37:16; Sal 147:5; Is 40:28; 46:9-10; At 1:24; Heb 4:13 1 Jo 3:20). A bíblia chega a mostrar o cordeiro como sendo morto "desde a fundação do mundo" (Ap 13:8), mostrando que para Deus, TODOS os acontecimentos são de sua ciência, mesmo anos antes de eles se concretizarem no mundo físico. Deus sabia assim do pecado do homem antes de criá-lo. "Mas então, porque Deus criou o homem ?" Essa é uma pergunta complexa, mas que tem resposta. Entretanto, este artigo não está sendo escrito para abordar isto.
O JEOVÁ BÍBLICO É O VERDADEIRO DEUS
Vemos um pequeno exemplo das inconsistências da Torre de Vigia. O Deus da Torre é limitado, tem um corpo e um lugar de habitação no céu. O Deus verdadeiro (o verdadeiro Jeová) é ilimitado, todas as coisas lhe são possíveis, Ele SABE (que é diferente de "pode saber") de todas as coisas, e não habita em um lugar específico deste universo físico, pois nem mesmo o céu dos céus o podem conter. Vemos claramente que o verdadeiro Deus e o Deus da Torre não são os mesmos.
A bíblia mostra que aqueles que tem limitação no espaço-tempo são os anjos. Por exemplo, Daniel nos mostra anjos, inclusive Miguel, indo e vindo. E os anjos demoníacos bloqueavam um dos anjos bons de vir por um tempo (Dn 10:11-13). Assim, sabemos que enquanto Deus não tem limitação no espaço-tempo, os anjos o têm, inclusive satanás o diabo. Sabemos também que Deus "sabe todas as coisas" em sentido literal e absoluto, mas o diabo é aquele que queria muito, mas não "sabe todas as coisas".
A bíblia também mostra que só há um Deus verdadeiro, e que todos os demais são deuses falsos. Pelo que vimos aqui, o Deus que a Torre de Vigia mostra é diferente do verdadeiro Jeová mostrado na bíblia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário