sábado, 19 de fevereiro de 2011

Plágio ou Roubo ?

A Sociedade muda a capa de "A Sentinela" de 15/09/82 forçada por companhia de bebidas alcoólicas

Cada número de A SENTINELA é reimpresso depois em um volume encadernado ao término do ano. Mas o número de 15 de setembro de 1982 foi reimpresso com uma capa diferente. (Edições estrangeiras também impressas depois da edição inglesa/norte-americana mostravam uma nova capa.) Por que? O que fez a Sociedade Tore de Vigia deixar de usar a silhueta da varanda num bonito pôr-do-sol vermelho e a substitui-la com uma cena de árvores e montanhas?
A resposta é tão chocante para as Testemunhas de Jeová que a Sociedade está tentando encobri-la.
Um Leopardo não pode mudar suas manchas, mas A SENTINELA pode mudar sua capa. E é exatamente isso que a Sociedade fez, quando foi pega no flagra -- roubando a foto de uma companhia de bebidas alcoólicas. Aqui está o que aconteceu:
Desde a metade de 1981, o anúncio de uma bebida alccólica num pôr-de-sol em uma varanda apareceu em várias revistas importantes dos E.U.A. Então, o número de A Sentinela de 15 de setembro de 1982, foi publicada com a mesma gravura (ligeiramente modificada) em sua capa. Quando questionada, o porta-voz oficial da Sociedade primeiro disse que o artista deles tinha desenhado o mesmo quadro simplesmente "por coincidência".
No entanto, Comments from the Friends (Comentários dos Amigos), em sua edição de outubro de 1982, expõe publicamente o que a Sociedade tinha feito. Ex-Testemunhas de Jeová também colocaram anúncios no jornal, fizeram telefonemas, escreveram cartas, etc., tornando conhecida a fonte da gravura da capa de A Sentinela.
Em meio a tal publicidade, a companhia de bebidas alcoólicas descobriu o que tinha acontecido. Por não engolir a história de "coincidência", eles tiveram um contato com a Sociedade Torre de Vigia através de seus advogados. Pega no flagra -- com a gravura da companhia de bebida alcoólica em sua capa, e ansiosos para evitar o embaraço adicional, a Sociedade Torre de Vigia fez um acordo fora dos tribunais. Neste estava incluso obviamente, a certeza de que eles deixariam de usar a gravura da companhia de bebida alcoólica nas publicações deles. Aqui está a gravura original do anuncio de Johnny Walker (revista Readers Digest):
Assim, quando as revistas A Sentinela foram reimpressas como um volume encadernado ao término de 1982, a capa do número de 15 de setembro mostrou uma gravura diferente, como a vista abaixo. (Edições em idioma estrangeiro impressas poucas semanas depois que a edição americana foram também mudadas.)












Mas a Sociedade ainda está tentando encobrir os fatos!
Pessoas que perguntam por que a reimpressão de volume encadernado tem uma gravura de capa diferente estão recebendo respostas como a da carta da Sociedade mostrada aqui dizendo que a capa foi mudada para "produzir uma ilustração mais apropriada e satisfatória".
Por que a Sociedade está tão determinada a esconder a verdade a respeito da capa do número de 15 de setembro de 1982 de "A Sentinela" ? Porque esta informação expõe "A Sentinela" para o que ela realmente é -- não "o canal de comunicação" de Deus, como ela mesmo diz, mas apenas uma outra revista como as outras revistas as quais ela roubou suas gravuras.

Tradução de uma carta enviada à Somerset:
Caro Senhor XXXXX:
Seu telegrama de 27 de Novembro de 1982 me foi seguido para considerações.
Somerset também ficou "pasma" sobre a descoberta de um anúncio do whiskey Johnnie Walker Red Label na capa de Setembro de A Sentinela. Este anúncio foi originalmente publicado em 29 de Junho de 1981 nos jornais U.S News e World Report e em todas as principais revistas deste então, e foi feito o copyright naquela ocasião. Somerset já concluiu o assunto com as Testemunhas de jeová e acreditamos que nenhuma ação adicional será necessária.
Em resposta as suas perguntas a respeito do "cross owning of stock", somerset é completamente financiada pela Norton Simon, Inc.; Somerset não tem uma lista dos acionistas da Norton.
Eu espero que esta carta tenha sido de ajuda a você.
Sinceremente,
Eve H.Reisbaum

Tradução da 2ª Carta:
Sua carta para Sr. Reinsbaum datada de 3 de dezembro de 1984, foi enviada a mim para responde-la. O Sr. Reisbaum deixou o emprego na Somerset.

Em resposta para suas investigações, por favor, esteja certo que não houve nenhum litígio entre a Somerset e a Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados de Nova Iorque, Inc (STVB), com respeito a sua edição de 15 de setembro, 1982 de "A Sentinela". A Somerset simplesmente alertou a STVB para o problema e a STVB imediatamente concordou em mudar a capa de tal edição em todas as edições programadas para distribuição em língua estrangeira, inclusive edições do idioma inglês. Infelizmente, a edição dos Estados Unidos já estava em distribuição e não pôde ser cancelada. O indivíduo da STVB que lhe escreveu ano passado deve ser equivocado, visto que, nós estamos assegurados pelo conselho da STVB que a capa das edições estrangeiras foram mudadas.
De qualquer forma, nós compreendemos que a capa de "A sentinela" foi rudada por engano e visto que o erro foi corrigido, a Somerset conclui o assunto como encerrado.

Obrigado por sua investigação.


Tradução da Carta da Sociedade:
Caro Amigo:
Nós aproveitamos esta ocasião para responder a sua recente carta, na qual você pergunta sobre a ilustração da capa do número de 15 de Setembro de 1982, de "A Sentinela".
De vez em quando, são feitos ajustes na arte que aparece em nossa literatura. Isto geralmente é feito para produzir uma ilustração mais apropriada e satisfatória, o que é o caso referente a "A Sentinela" que você menciona. A ilustração da capa que aparece no seu número do volume de 1982 está igual aquela usada em nossas edições de idioma estrangeiro.
Você indica estar tendo algum contato com as Testemunhas de Jeová em sua vizinhança, e talvez você teve oportunidade de assistir algumas das reuniões cristãs em um salão do reino local. Por outro lado, se você ainda não assistiu, nós cordialmente o convidamos a fazer isso, de acordo com sua conveniência. É evidente que, você pode dirigir livremente quaisquer de suas perguntas bíblicas para as testemunhas de Jeová quando elas lhe fizerem uma próxima visita em sua casa.
Sinceramente no Serviço de Jeová

Um pouco investigação revela que o 'roubo' da gravura da companhia de bebidas alcoólicas é de forma alguma o primeiro escândalo na sede de Torre de Vigia. Nem tãopouco é a primeira vez que a Sociedade mudou de idéia a respeito de suas gravuras, suas datas proféticas, suas doutrinas, etc.
Por exemplo, quando a profecia da Sociedade Torre de Vigia de que o mundo terminaria em 1914 se provou falsa, a data foi mudada para 1918. Então para 1925, etc. Depois, para 1975. E agora [até 1983, ano em que foi escrito este artigo] a Sociedade Torre de Vigia prediz que o mundo terminará "antes que a geração que viu os eventos de 1914 passe".
De face a estas e outras mudanças, as próprias Testemunhas de Jeová se tem achado na situação descrita pela paráfrase da Bíblia Viva (Living Bible) de Efésio 4:14 (Traduzida pelo Irmão Brasileiro) --
." . . sempre mudando nossas mentes a respeito daquilo que cremos, porque alguém nos contou algo diferente, ou habilmente mentiu para nós e fez com que a mentira soasse como a verdade ".
Se você é uma das Testemunhas de Jeová, e agora percebe que a alegação da Sociedade Torre de Vigia de ser "o canal de comunicação de Deus" é falsa, você deve por si mesmo identificar o verdadeiro canal. O canal de Deus não é qualquer organização que publica uma revista, mas é o "único mediador entre Deus e os homens", Jesus Cristo.
Jesus lhe convida a vir ao Pai por Ele: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai exceto por mim". (João 14:6) A Sociedade pode mudar suas gravuras, suas datas proféticas e seus ensinos, mas "Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e para sempre". (Hebreus 13:8)
Aceite o convite de Jesus, e aprenda o veradeiro significado do Cristianismo -- algo mais que a rotina seca de assistir reuniões e ir de casa para oferecendo revistas. Jesus diz,
"Venham a mim, tudos vós que labutam e estão sobrecarregados, e eu vos darei descanso. Assume o meu jugo e aprendei de mim, pois sou gentil e humilde de coração', e acharás descanso para as vossas almas.' Sim, meu jugo é fácil e meu fardo é leve". (Mateus 11:28-30, A Bíblia de Jerusalém [Edição Americana].
Adaptado de artigo com Direitos Autorais (Copyright (c)) por David A. Reed da edição de outono de 1983 de "Comments From the Friends" (Comentários dos Amigos)
Comments From the Friends - P.O Box 819, Assonet, MA 02702.

Nenhum comentário:

Postar um comentário