terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Testemunho de Romilda Galiardi

Deus me resgatou por meio de Jesus

Esta é a minha história que tenho o prazer de compartilhar com meus irmãos, inclusive os ex-TJ. Que possamos nos fortalecer e nos encorajar mutuamente em nossa busca em fazer a vontade de Deus. Que Deus nos abençoe em nome de Jesus . Amém. 
Fui uma Testemunha de Jeová, muito dedicada por aproximadamente 18 anos. Me desencantei quando minha mãe que também era TJ, morreu e nenhum dos irmãos da congregação foram ao enterro dela porque estava havendo um casamento no Salão do Reino naquele dia. Para mim aquilo foi uma total falta de amor. Depois disso, freqüentava a congregação mas sempre na hora do cântico, chorava. Então certo dia decidi que não mais me agrediria daquela forma, não iria mais lá e não mais continuaria a sofrer. Resultado: me afastei e passei a sentir uma enorme solidão. Como era jovem acabei fazendo o que não devia. Ciente de que iria ser desassociada, me desassociei primeiro. Escrevi uma carta à congregação. Não me lembro os detalhes, mas me lembro que pedia desculpas por tê-los desapontado e dizia que não queria que eles me procurassem mais porque não iria voltar. O que me lembro com certeza é que na carta escrevi que entregava o assunto para Jeová julgar. E agora escrevendo este testemunho me dei conta que ELE julgou, me aceitou e me redimiu. Deus não falha nunca. Pode até demorar, mas, uma vez que entregamos em suas mãos a resposta vem. ( no meu caso veio depois de 26 anos) 
O que posso dizer é que o Senhor Deus por meio de Jesus me resgatou. De repente,  como que do nada passei a agir de uma maneira que não consigo explicar, mas foi maravilhoso. Não estava freqüentando nenhuma igreja e estava convicta que jamais pisaria em uma. Não porque tivesse uma vida imprópria, muito pelo contrário, minha moral era exemplar e tinha uma vida digna e honesta e achava que isso me bastava para a salvação. 
Minha vida se transformou de uma forma tão maravilhosa que somente Deus é a explicação. Foi uma mudança tão grande e tão repentina que todos perceberam. Eu não conseguia parar de falar de Deus, de suas maravilhas e do que Ele requeria de nós em termos de retidão e justiça. Tive consciência de todos meus pecados. Me lembro de ter comentado com minha irmã que; agora entendia que Deus não tinha obrigação nenhuma de me salvar, simplesmente porque eu me achava honesta e de boa moral.
Tinha sido uma presunçosa em me achar digna quando havia ainda inúmeros pecados que eu não tinha tomado consciência, mas que agora pela misericórdia divina, Deus me havia revelado. Eu tinha uma palavra para cada pessoa que encontrava, e de cada pessoa eu consegui extrair um ensinamento, até das crianças. Nunca um dia era igual ao outro e a cada manhã eu me ajoelhava  orava a Deus que isso nunca terminasse (quando TJ nunca me ajoelhei, mas lendo a bíblia vi que se ajoelhar é bíblico). Tive ensinos gravados em meu coração e passei a sentir um amor muito grande pelas pessoas. Não sentia vontade de voltar pra as TJ e tampouco sentia vontade de ir à qualquer igreja. Então comecei a orar a Deus, sempre em nome de Jesus,  que me mostrasse se havia alguma religião que fosse a certa, pois eu queria fazer a vontade de Deus. E  Ele não me mostrava. Então tive a firme convicção que não havia religião verdadeira. Havia em mim uma necessidade imensa de orar e de cantar louvores, enfim render adoração. Mas qual louvor cantar, se não sabia nenhum? O único louvor que me lembrava , de quando era TJ, era o da SULAMITA que era o que se cantava em todo memorial. Quem foi TJ conhece ( Lembre-se que eu não era de  nenhuma religião por aproximadamente 26 anos, mas esse cântico ainda me soava familiar). 
Sentia a mão de Deus sobre mim mas não achava explicação para tão grande benção. Era o amor de Deus. Os que perceberam essa mudança em mim, tentavam me direcionar a uma igreja mas eu me recusava. Já me sentia  de  Cristo e por isso  não sentia necessidade de freqüentar igreja alguma. Os crentes falavam de um jeito, como se uma coisa estivesse atrelada a outra e isso me desagradava profundamente. Bastou o tempo de escravidão à Sociedade Torre de Vigia  e eu não queria repetir a dose.  Tinha um amigo crente o qual nunca dei muita atenção porque o julgava fanático. No meio de nossas discussões ele frisava um ponto: Você pode fazer o que quiser, mas  nunca terá a salvação pelas suas obras por melhor que sejam. Somente JESUS pode te SALVAR. Essas palavras gravou fundo no meu coração. Entendi que alguma coisa se exigia , mas o que estava subentendido nessa entrega a Jesus, que todos crentes apregoam? Freqüentar igreja eu já tinha descartado. Que fazer para continuar merecendo a benção?  Certo dia , ao fazer uma busca na Internet para algo que não tinha nada a ver com religião fui parar no site www.espada.eti.br. Nesse site havia uma página da salvação e entrei nela por curiosidade. Nessa página da salvação não se pedia filiação a nenhuma igreja ou organização e isso era tudo o que eu precisava naquele momento. Este site dizia que mesmo em casa, bastava orar a Deus, aceitar o sacrifício de Jesus, se confessar pecador, se arrepender e ler a Palavra de Deus todos os dias. Assim fiz e Deus me direcionou. A consciência dos pecados Deus já tinha me dado, mas eu nunca tinha orado pedindo perdão. Li a biblia inteira ( Tradução do Novo Mundo, que era a única que tinha). Sem nenhuma “ajuda”  de A Sentinela, a biblia ficou mais clara em assuntos que só entendia da maneira das TJ.
Então em 2005 fui sósinha, no dia do memorial ao Salão do Reino das Testemunhas de Jeová que havia frequentado há 26 anos, pois tinha ficado sabendo da data e horário através de uma TJ, a única que conversa comigo, porque ela é daquele tipo pura, que não absorveu conhecimento contrário a bíblia. Nesse dia, chorei muito, provavelmente porque me lembrei de minha mãe. Eram muitas as lembranças que tinha. O Salão estava completamente lotado, porque é muito comum nesse dia  receberem visitantes. Ao meu lado, um lugar ficou vago por muito tempo, parece que ninguém se habilitava a sentar lá. Muitas TJ antigas me conheciam.. As que não me conheciam foram gentis e se aproximaram solícitas. Percebo hoje, que as TJ perderam uma bela oportunidade de me terem de volta porque Deus tinha outros planos para mim. ELE  me mostrou que lá não era meu lugar e que também havia pessoas carentes de salvação como há em todas as igrejas. E é por isso que oro por elas e atendo bem as TJ que batem a minha porta e tento falar de Cristo. Nunca pensei que fosse tão difícil falar de Cristo à outro “cristão”. Mas estarei sempre disposta a alcançá-las, seja como for, pessoalmente ou por carta, e-mail, internet, livro, indicação de sites, etc. O irmão Raymond Franz não imagina quantas pessoas ele pôde ajudar ao escrever aquele livro “ Crise de Consciência”. Aquele livro dá uma limpada na consciência de muita gente que está presa à Sociedade Torre de Vigia. Não podemos desistir. Muitos acham que é caso perdido, eu não. Sou da opinião que somente um ex- muçulmano pode ajudar um muçulmano a ser cristão. Parece um paralelo absurdo mas é real. Nos que somos  ex TJ estamos em condição de ajudar. O crente nunca deve se abster de falar de Jesus, mas deve evitar discussões tolas (do tipo daqueles assuntos profundos, que as TJ se preparam anos a fio,  no afã de provar que é a única religião verdadeira e os demais não - possuem técnicas que o crente comum descconhece) ) Onde me for dada a oportunidade de lançar a semente ali lançarei. Se vai germinar ou não é o SENHOR  DEUS quem decide. Faço-as ver que aqueles assuntos tão intelectuais, que debatem tanto, não tem nenhuma influência na salvação, exceto que reconheçam a Jesus como único Salvador e mediador entre Deus e os homens. E  nisto estão carentes. Sem entrar no tópico da trindade, que tem sido objeto de discussão entre os teólogos por 2000  anos e até agora sem nenhum acordo, cito Salmos 2:12 – BEIJAI  O FILHO, PARA QUE SE NÃO IRE, E PEREÇAIS NO CAMINHO, QUANDO EM BREVE SE INFLAMAR A SUA IRA, BEM AVENTURADO TODOS AQUELES QUE NELE CONFIAM.
Filipenses 2:10 – PARA QUE AO NOME DE JESUS SE DOBRE  TODO O JOELHO DOS QUE ESTÃO NOS CÉUS E NA TERRA,  E DEBAIXO DA TERRA.
Jesus não está a COMPETIR com Deus em receber adoração. Ele é UM em comunhão com o Pai. E essa comunhão é tão grande que ninguém vem ao PAI a não ser através do FILHO. Porque o PAI ama o FILHO, e mostra-lhe tudo o que faz e o FILHO faz tudo o que vê o PAI  fazer. E quem vê o FILHO vê o PAI. A vontade do PAI é a vontade do FILHO. E quando dobramos o joelho ao FILHO é para honra e glória do DEUS PAI. Um só DEUS, uma só vontade, uma só comunhão. Para as TJ é muito difícil entender essa comunhão, de forma a não existir DOIS mas UM. (João 5:19,20,23). Anos a fio sendo treinadas que as outras religiões ensinam um Deus absurdo de três cabeças, a explicação simples acima é tudo que precisam ouvir. É apenas isso que diz a bíblia. O resto é especulação dos teólogos ( há e sempre haverá argumentos contra e a favor da trindade). Não entrar em discussão se o Espírito Santo é uma pessoa ou não. A bíblia nos diz que é nosso ajudador e consolador . Somos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Não há necessidade de detalhes. Para a salvação isto nos basta. Vamos deixar esse fórum de discussão à nível de Internet. Essas discussões tolas são uma barreira para a salvação. Ninguém deve ir além do que diz a Palavra. Se a bíblia  não fornece detalhes, quem somos nós? Tenho lido de tudo e percebi que os argumentos são absurdos ou lógicos dos dois lados - tanto contra como a favor). Isso é só um exemplo. Seguindo essa linha de raciocínio o Ex-TJ não vai se sentir solto no espaço como se tivesse perdido a única religião verdadeira., aquela que tinha respostas para tudo , simplesmente porque ele não conhecia e não conseguia enxergar o outro lado, devido a idéia fixa (cheio de paradigmas).Isso é normal. Ninguém sai incólume sem nenhuma seqüela. Ore pedindo ajuda de Jeová. Não saia desesperado em busca da religião verdadeira porque poderá ter outra decepção. Deus vai te direcionar. Através do livro do Franz tive consciência da importância de participar do pão e do vinho. Para mim foi surpresa saber que por ocasião da minha saída em 1981, houve um cisma na Sociedade Torre de Vigia, por questões doutrinárias , em 1982 que foi quando Raymond Franz foi desassociado por “apostasia” 
Decidi que por não estar em nenhuma igreja, oraria a Deus e participaria do memorial, sozinha e em casa mesmo, como muitos irmãos estavam fazendo em grupo ou em família. Não foi necessário porque Deus me deu  a saída. Deus quando quer falar contigo, usa de todas as maneiras, e depois de seguir os passos daquela página da salvação passei a me interessar por uma igreja cristã perto da minha casa ( igreja essa que não pertence ao site acima citado) .Já estou participando desde 2006 da Ceia do Senhor na igreja , graças a Deus. Porém não digo que essa denominação ou igreja que estou freqüentando é a única verdadeira , a única que vai ter a salvação como dizem as TJ. Isto o Senhor deixou bem claro na minha mente: todas igrejas sem exceção tem erros e acertos e não é diferente da igreja primitiva. Nós como indivíduos devemos fazer nossa parte. Me sinto livre para louvar a Deus onde ELE me direcionar. Entendo que a igreja precisa estar livre de feitiçaria, espiritismo e idolatria que é condenado pela bíblia.  E o mais importante : tem que ser uma igreja que aceite a Jesus como seu único Salvador e mediador entre Deus e os homens . Infelizmente para as Testemunhas de Jeová ,Jesus é o mediador apenas entre Deus e os 144.000 . Para elas o restante desse 144.000 são aqueles que eles chamam de” escravo fiel e discreto” que provê o alimento espiritual a seu tempo certo. Alimento esse que é indiscutível (depois que vai para a gráfica), sob pena de ser desassociado como apóstata. Portanto os homens que fazem parte do corpo governante em Brooklyn são os mediadores entre Deus e a maioria chamada de grande multidão. Definitivamente para esses Jesus Cristo não é o mediador e salvador.
Como ISSO É MUITO GRAVE, procuram se defender dizendo que Jesus é o mediador para oração.
E para salvação não?- pergunto eu.
A biblia diz: a menos que comam e bebam do meu sangue não tem vida em si (João 6:53.54) Aqui se fala de participação e não de observação e tampouco faz distinção de classes.
Romilda Galiardi 
 
ANEXOS: Minhas cartas à Sociedade Torre de Vigia no Brasil e em Brooklyn em 2005
 
Vale a pena notar que depois dessas cartas que nunca obtive resposta, saiu um assunto na Sentinela  de 15/02/2006- pag. 31- em Português. Contra que 3 perigos Jesus estava alertando em Mateus 5:22?
Nesse artigo comentam sobre a palavra “raca” ( do grego rha-ká). Conforme a STV existe muitas versões. Pode ser vertida como tolo, desprezível, rebelde ou sedicioso. 
Transcrição de parte do artigo acima citado:
“Indica também uma pessoa moralmente desprezível, APÓSTATA e que se rebela contra Deus. Portanto a pessoa que chama seu irmão de tolo, desprezível esta dizendo que ele merece receber a mesma punição que cabe a alguém que se rebela contra Deus, a destruição eterna. Do ponto de vista de Deus, a própria pessoa que proferisse tal condenação contra outra poderia merecer essa sentença severa. 
Essa revista resgatei da rua , pois foi jogada pela enxurrada na minha calçada. Sequei cuidadosamente com secador de cabelos e ao ler vi que era um número que se dedicava ao assunto da ceia do Senhor. Mas o que me chamou a atenção foi este de” Perguntas dos leitores” , porque ainda sou tratada com “raca” pelas Testemunhas de Jeová que me desprezam. Neste caso específico é Deus me dando a resposta através da bíblia  e conforme a própria explicação da literatura das TJ, que o próprio Deus me colocou nas mãos. Alguém lá do Corpo Governante foi inspirado a escrever ou se sentiu incomodado a ponto de lançar a culpa nos próprios que agem dessa maneira, como se eles não tivessem nada a ver com isso. Mais uma vez, a culpa é única e exclusiva dos irmãos. Tal condenação contra mim e contra todos que eles desassociaram por apostasia recai individualmente sobre cada irmão TJ . DESSA VEZ ELES ESTÃO CERTOS. Por este motivo me sinto na obrigação de alertá-los contra este tipo de tratamento que recebo de todos eles, inclusive de meus familiares íntimos, com quem não tenho nenhum vínculo, pois este foi cortado há mais de 26 anos. E deste pecado são culpados publicamente (parentes próximos, amigos e familiares). Não posso ser chamada de apóstata porque tenho Jesus como meu mediador e participo da ceia do Senhor.
Muitos Ex-TJ estão nessa mesma situação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário